Grande Gustavo tudo bom meu nobre?
Sou adepto aos dois casos na separação dos discos ( performance + segurança ), mas tenho algumas considerações:
1 - Segurança - Realmente separar dados de log nos dá mais segurança. Mas isso depende da configuração realizada. Ex.
Supondo que tenhamos 8 discos para realizar uma configuração em RAID 1+0. Quando falamos de storage é muito difícil termos problemas em vários discos do mesmo array ao ponto causar uma falha no mesmo.
opção 1: Criar 2 arrays de 4 discos daria uma certa segurança pois posso perder até dois discos ( depende de quais deles ). Mas
opção 2: Criar apenas um array com 8 discos. Vejo esta forma como mais segura em relação ao todo. Esta segunda opção me dá a possibilidade de perder uma quantidade maior de discos do que a primeira, mantendo o ambiente como um todo (mdf + ldf) estável.
Claro que isso seria uma questão de análise..
2 - Performance, quanto mais discos num array, mais rápido ele será, isso é fato. Vejo muita gente falar que RAID 5 é mais lento do que o 1+0 mas isso depende.
Um raid 5 com 6 discos, em geral, será mais rápido do que um raid 1+0 com apenas 4 discos ( não estou levando em consideração tempo de recuperação ).
Já participei de alguns projetos onde, mesmo usando storages de ponta, criar arrays separados nos trouxe um certo ganho de performance. Mas este ganho não chega a ser tão considerável e muitas vezes vale à pena perder um pouco de performance mas facilitar a administração, economizar discos, etc
Abraço,
Demétrio Silva