Despedida

snit.ram

to SQLReactor Brasil
Srs,

É com grande pesar que venho informá-los de que estou abandonando o
desenvolvimento do SQLReactor e do Izzy Framework. Vocês já devem ter
percebido que estava sumido há tempos. Não estou mais conseguindo
tocar estes projetos e meu envolvimento cada vez maior com outras
linguages de programação me levaram a repensar meus projetos.

Espero que todos vocês me entendam e não fiquem chateados com isso.
Sei que alguns gostaram muito dos projetos. Apesar de estar adotando
outras tecnologias ainda sinto falta de algumas facilidades do Izzy e
do Reactor.

Antes de prosseguir quero agradecer a todos que usaram e apoiaram os
projetos. De forma alguma acho que o tempo foi perdido, pelo
contrário, me rendeu experiências extraordinárias. Adorei enquanto
pude levá-los adiante.

Quero dizer também que se algum de vocês quiser continuar com um dos
projetos ou ambos basta me dizer, que estarei aberto a colaborar com
idéias e repasso o controle do projeto na sourceforge e o svn. Porém,
gostaria que lessem esta mensagem e refletissem com seriedade sobre o
assunto.

O que me levou a desistir dos projetos não foi o simples fato da falta
de tempo.
Tempo realmente tenho pouco, mas tenho 2 outros projetos que talvez
vocês não conheçam, por ser em python:
- TimeSlice - módulo python para gerenciamento de ranges de tempo.
(http://pypi.python.org/pypi/TimeSlice/1.1). Pouco atualizado por
estar estável e sem necessidade de novas funcionalidades há um certo
tempo.
- EXTasy - Ferramenta de BDD para desenvolvedores ExtJS (https://
github.com/snit-ram/extasy), que está em ativo desenvolvimento.

Mas voltando ao assunto... a falta de tempo não foi o fator principal.
Além disso, teve o fato de os projetos terem crescido pouco, ter
poucos usuários e pouca gente contribuindo... e o principal: a
linguagem.

Há aproximadamente 4 anos meu convívio com python e java vem
crescendo... e com esse crescimento, eu comecei a notar que PHP
definitivamente não é uma linguagem moderna. Como disse um amigo:
"Você fez algo muito legal! Só escolheu a linguagem errada!". Apesar
de sempre relutar, com o tempo percebi que ele estava certo.

PHP tem suas facilidades. E já foi muito bom. Mas não tem nada de
moderno. Tem muita coisa ainda presa ao modo Perl. Tem coisas no PHP
que eu sempre achei impressionantes, como por exemplo a função
strtotime, que parseia strings em diversos formatos e transforma em
texto. PHP tem muitas dessas coisas impressionantes. Mas algumas
(muitas) dessas coisas, também geram alguns problemas ainda mais
impressionantes. Rsrs.

Tivemos que esperar muito tempo até que o PHP colocasse um
gerenciamento de memória descente, que tratasse referências
circulares. Esperamos muito tempo para ter namespaces... e a
implementação ainda não foi boa. Threads, nem pensar....
Esses problemas estão me gerando cada vez mais transtornos.

Acabei percebendo que a menos que o PHP 6 mude completamente a forma
de pensar do PHP, esta é uma linguagem fadada a morrer rapidamente.
Mas se o PHP 6 for completamente diferente... não será mais o PHP que
gostávamos. Nem o PHP que nós já sabemos. Será algo novo, que ainda
teremos que aprender... e que com certeza não será tão simples quanto
python, por exemplo.

Além disso tem o fato de que projetos PHP costumam ser pequenos. A
comunidade PHP não se ajuda como as outras. É feita de milhões de
pequenos projetos com poucas pessoas, em vez de alguns poucos projetos
com milhões de pessoas.

Por isso minha linguagem oficial agora é python, e estou trabalhando
atualmente com Turbogears, e estudando um pouco de django. Além de ser
uma linguagem muito fácil, tem projetos grandes muito bons e bem
consolidados, com cada vez mais aceitação no mercado.

Por favor, entendam isso, não como um flame, mas como um alerta. Não
gostaria de ver vocês insistindo numa linguagem que, ao meu ver não
tem mais futuro.

Mas também recomendo que tomem cuidado com modinhas. Ruby on rails,
por exemplo, virou modinha: todo mundo achava que era a solução pra
todos os problemas. E não é bem assim. Tanto que já está caindo em
desuso. Não é do dia pra noite que nasce uma ferramenta pra solucionar
o mundo. Fazer um mundo 2.0. Rsrs

Mas estudem, conheçam, procurem alternativas. Vejam as linguagens que
apesar de consolidadas, tem uma abordagem moderna, como java, python e
o próprio ruby (não gosto, mas reconheço ser moderna).

Claro que eu recomendaria o python, mas nunca deixem de estudar as
outras.

Mais uma vez, me despeço tristemente de vocês nestes projetos e peço
que reflitam em tudo isso.

Um grande abraço e meus sinceros agradecimentos a todos.

Snit