SQLReactor: problemas, suporte, futuro...?

Evaldo Barbosa

to SQLReactor Brasil
Senhores,

Em conversa com Silas depois de alguns problemas e umas demandas que
me aperrearam a cabeça fiquei pensando em como seria a minha vida com
a ferramenta que adotei: o SQReactor.

Escolhi o SQLReactor por reconhecer o poder que a ferramenta tem, por
saber que ela pode crescer e dar uma produtividade muito grande ao
desenvolvedor. No meu caso, amigos, criei um gerador de código, ainda
na versão 0.8 e que o uso, pois ainda existe a compatibilidade com os
métodos "antigos" de get, getlist e essas coisas.

Por que falo tudo isso? Simples: documentação, comunicação,
comunidade, colaboração. Nós temos pouca, em todos os sentidos.

Imagino que todo mundo corre atrás de Rafael quando está com problema,
até o Jedi do Silas! Eu dou suporte aos meus sistemas e sei como é, às
vezes enche o saco, mas é responsabilidade minha (Snit, não tow
jogando a responsabilidade toda nas suas costas. Nunca faria isso!).
Mas como fazer diferente se a documentação ainda é pobre e os outros
do grupo ainda não podem enviar seus comentários e exemplos. O php.net
é o melhor exemplo disso. Se a documentação ficou meio pobre o povo
vai lá e manda exemplo pra complementar.

Proponho a vocẽs, meus amigos que usam o SQLReactor, e ao Neo do
SQLReactor, nosso amigo Snit.ram: vamos documentar a versão nova,
dizer tudo que ela pode fazer e como fazer essas coisas para que todo
mundo que usa mais possa servir de tutor a outros que queiram começar.

O mérito pelo início é de Rafael, mas o da continuação é de todos e eu
não quero, mesmo já pensado nisso essa semana, largar a ferramenta só
para não encher a paciência de Snit e Silas, que são até muito
pacientes comigo. Sei que tenho competência e conhecimento suficientes
para isso, para ser um tutor dos novos, mas para isso preciso, eu e
todos, de uma documentação mais consistente, se saber desde o conceito
de ORM até as funcionalidades que o Reactor tem para atender isso
tudo, se possível desde qual versão tal funcionalidade existe.

Então, amigos, peço a todo que levantem essa bandeira. O SQLReactor
pode gerar dinheiro para cada um com desenvolvimento, suporte,
consultoria e palestras. Pensem não só o ideal da ferramenta livre,
que resolve todos os problemas de programação, mas também no dinheiro
que a mesma pode gerar, além do reconhecimento por ser alguém que
cuida e dissemina uma cultura.

SQLReactor!

Silas Ribas Martins

to sqlreact...@googlegroups.com
Salve,

Concordo com o Evaldo. Quando não vou atraz ( no sentido bom ) do
Snit.ram eu vou no gtalk das conversas que tivemos e vejo se acho algo
sobre meu problema, por ultimo jogo aqui.

O Snit.ram está sumido, com os problemas dele e muito trabalho, todos
sabemos se formos falar com o mestre.
Eu vou tentar ler o codigo entender tudo certinho e fazer um diagrama
de como a parada funciona e dai tentar comecar uma documentacao, posso
fazer o sistema de documentacao estilo php.net.

Peco a todos que ajudem, vamos colocar o reactor pra cima, ele é
sensacional, mas ainda falta muito coisa. O grupo está meio que
parado, na ultima so ficou eu, evaldo e o david se nao me engano. Cade
os outros?

Vamos pessoal, ajudem...vamos tocar essa bagaca, alem de ajudar a
todos, vamos ajudar o Snit.ram, o Evaldo, e ao projeto em geral, seja
com uma duvida, uma ideia, um teste, qualquer coisa. Assim balanceamos
a carga que está sobre o Snit.ram e distribuimos o conhecimento sobre
o reactor.

Distributed Brains.

Valeu!

--
Atenciosamente (=Ô.Ô=),
Silas Ribas {Maximus_BR}

71 8892-6095 ( Celular )
71 3494-0623 ( casa )
71 3377-4446 ( recado )
71 3377-4489 ( recado )
71 3186-9057 ( trampo )

sil...@gmail.com ( e-mail )
sil...@hotmail.com ( msn )
silasrm ( skype )

Twitter: @silasribas
Blog:silas.theducks.com.br
Site: www.silasribas.com.br
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/silasrm
Facebook: http://www.facebook.com/silasribas
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=3392300346524829647
Linux Distro - *Ubuntu
Linux User Registered: 383742

"Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da
prudência da serpente." [Píndaro]

"Triste época em que vivemos, onde é mais fácil desintegrar um átomo
do que quebrar um preconceito" [Albert Einstein]

"Você poderia me dizer, por favor, qual caminho eu devo seguir?"
"Isto depende muito de onde você deseja chegar."
-Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas

Rafael Martins

to sqlreact...@googlegroups.com
Salve, jovens padawans. :-P

Dei uma sumida boa por causa de mto trabalho. E tb pq passei uma semana viajando. Fico feliz em ver essa movimentação em torno do Reactor. E peço q se esforçem mesmo pra fazer o que disseram.

Não pretendo abandonar o projeto, nem deixar ele mto parado (apesar de ja estar). Mas eu preciso de apoio de verdade pra conseguir continuar. O projeto cresceu de certa forma... mas o meu trabalho só aumentou.

Entendo q talvez vcs nao tenham mto tempo pra ajudar (eu q sou o criador, as vezes nao tenho). Mas se vcs realmente se identificaram... façam um esforço, por favor. Garanto q vai ser legal pra todos nós. Pq no fundo acabou ficando coisa demais pra mim. Eu simplesmente não to dando conta sozinho (nem quero ficar fazendo sozinho). O Reactor eh um projeto open source por isso mesmo... pq é pra todos... e quanto mais gente usando/fazendo/documentando/ensinando, melhor (pra todos nós).

Tenho boas notícias: meu ritmo de trabalho está desafogando aqui e vou poder voltar a fazer algumas coisas. Concordo com o que todos disseram! Mas não precisa de desespero, Silas. Ler todo o fonte pra entender eh meio chato. É importante, mas acho melhor ler depois de saber algumas coisas, portanto vou ajudar vcs com explicações iniciais e tal.

Vou tentar pensar num material de apoio pra vcs, um mind map, screencast, podcast, sei la. Algo onde eu possa jogar um turbilhão de conceitos e explicações pra gente prosseguir.

Seria legal a gente bolar um planejamento do que vai ser feito e como. Quem esta disposto a ajudar nessa documentação? O que acham do que expus aqui?

Aguardo respostas,

Abraços do mestre jedi do Reactor, (:-P)
Snit-ram

Evaldo Barbosa

to sqlreact...@googlegroups.com
Meus amigos, era essa a movimentação que eu espero que aconteça: Mestre fala, gafanhoto escuta e faz!

O que precisamos mesmo, Rafael, é dessa sua ajuda inicial, cada um se responsabilizar por algo, ou parte de algo, e fazer. Dividir para conquistar, é isso que precisamos. Precisamos muito do norte para isso, todos podemos auxiliá-lo a encontrar esse norte, esse planejamento para isso, cada um com seu conhecimento, com sua competência, para fazermos este bem para a, hoje pequena, comunidade SQLReactor.

Eu estou disposto a documentar, a desenvolver alguma funcionalidade nova que seja requisitada e especificar quando necessário, só não sou muito bom de testes não guiados. Teste unitário também não é meu forte.

Marquemos uma reunião aqui no msn, gtalk ou em outra qualquer ferramenta para que possamos ver quem faz o que e vamos tocar o projeto de documentação do Reactor. Tenho certeza que será bom e rentável para todos.

Atenciosamente,

Evaldo Barbosa
Analista de Sistemas / Desenvolvedor Web

http://www.vivaolinux.com.br/~collapse
http://www.twitter.com/evaldobarbosa
http://www.via6.com.br/evaldobarbosa

Silas Ribas Martins

to sqlreact...@googlegroups.com
Salve,

Isso ae galera. Snit.ram eu só quis botar uma pressão :D kkkk
Vamos nos planejar e dai tocar a bagaca pois assim todo mundo ganha,
quem chegar depois ganha pois vai ter mais gente sabendo e mais gente
colaborando.

Vamos esperar mais alguém responder além de nos 3.

Viva ao SQLRector :D