Quanto a Introdução:
A introdução de um trabalho tem por finalidade mostrar os objetivos, do trabalho e dar uma visão do assunto abordado. Deste modo deve conter:
Contextualização do trabalho como um todo. Dentro dessa contextualização podem ser colocadas as justificativas ou motivações para a execução do trabalho (devem estar coerentes com as justificativas definidas no projeto);
Um overview de todo o assunto tratado no trabalho, sem entrar em detalhes nem tirar conclusões. Pretende-se com isso dar uma visão geral de todo o conteúdo abordado;
Definição dos objetivos que pretende-se atingir com o trabalho (devem estar de acordo com o que fora definido no projeto). Em alguns casos (trabalhos de conclusão de curso ou que possuam mais 40 páginas de conteúdo) pode-se subdividir os objetivos em duas categorias:
Objetivo geral: normalmente é objetivo definido no projeto com um pouco mais de informações complementares;
Objetivos específicos: São vários objetivos intermediários que devem ser atingidos de modo que quando todos esses são atingidos consegue-se atender o objetivo geral.
Explicar como o trabalho está organizado. Isso não consiste em descrever o conteúdo do capítulo como está no índice/sumário e sim dizer como e por quê o trabalho fora organizado e criado na forma em que se encontra. Busca-se com isso mostrar ao leitor o sentido lógico da evolução e permitir que ele possa fazer o julgamento da melhor forma de ler o trabalho;
Explicar a metodologia de execução do trabalho. Para realizar o trabalho o aluno pode utilizar-se de diversas metodologias de trabalho como: pesquisa/revisão bibliográfica, pesquisa de campo, experimentação (empírica ou não), etc. É importante informar sobre a metodologia pois ela indica a fundamentação e tipo de trabalho realizado.
Observando os itens descritos que devem compor a introdução fica difícil imaginar que ela possua menos do que uma página;
Muitos professores consideram que 50% da
nota de um trabalho escrito é referente a
Introdução e Conclusão / Considerações Finais.
Quanto a Considerações Finais:
Alguns professores e/ou metodologias empregam o termo Conclusão para um texto no final do trabalho que visa expor os resultados atingidos, tal termo não é incorreto, porém muitos dos trabalhos tratam-se de revisões bibliográficas aonde no final não se obtém uma conclusão e sim várias considerações que foram constatadas no desenvolvimento do trabalho escrito. Portanto em cada projeto deve ser considerado/ponderado se irá existir uma Conclusão ou Considerações Finais. Normalmente o que mais ocorre é que tem-se Considerações Finais. As Considerações Finais de um trabalho tem por finalidade mostrar se os objetivos almejados no projeto foram atingidos, assim como dar uma visão das considerações e conclusões mais importantes sobre o assunto abordado, entre outros aspectos. Deste modo deve conter:
Uma explicação informando de modo claro se atingiu ou não os objetivos estabelecidos (aqui pode-se ter também uma subdivisão entre objetivos gerais e objetivos específicos). Em cada caso devem ser explicados os motivos:
Caso tenha atingido os objetivos: informar os principais fatores que contribuíram para o sucesso, descrevendo-os de forma breve porém que não deixem dúvidas;
Caso não tenha atingido os objetivos: informar o quanto do objetivo foi atingido e citar os fatores que contribuíram para o insucesso, descrevendo-os de forma breve porém que não deixe dúvidas.
Descrever as principais considerações e conclusões que foram obtidas em decorrência da execução do trabalho. Aqui não deve ser repetido texto já existente no trabalho mas escrever as impressões dessas considerações e como elas contribuíram para a execução e atingir o objetivo;
Citar e descrever as principais dificuldades encontradas para execução do trabalho e projeto. Todo o trabalho desenvolvido significa uma evolução para o aluno, sendo que para chegar essa evolução o mesmo necessitou transpor uma série de obstáculos. Relatar os obstáculos e como superou (ou não superou) ajuda a dignificar e mostrar o mérito do trabalho em si para o leitor/ avaliador. Também é uma contribuição, no sentido que uma vez expostos os problemas e soluções os leitores/avaliadores aprendem/conhecem formas de resolução ou de abordagem a tais problemas;
Comentar se ocorreram modificações durante a execução do trabalho no escopo definido na fase de Projeto e no que fora desenvolvido. Deve ser explicado o quê gerou essas modificações, fundamentando e justificando tais alterações.
Pode ser descrita a relação entre cronograma proposto e cronograma realizado no trabalho. Permitindo assim o leitor/avaliador aprender com as distorções/acertos indicados.
Descrever ou citar trabalhos futuros que podem ser feitos com base nesse trabalho desenvolvido. No decorrer da execução de um trabalho busca-se atingir um objetivo definido no projeto, porém vários assuntos interessantes de pesquisar são revelados (sendo que os mesmo não são tratados/pesquisados no trabalho por não condizerem com os objetivos / escopo do trabalho). A descrição de tais assuntos/temas/pesquisas demonstra a percepção desenvolvida pelo aluno no desenvolvimento assim como a sua visão de objetividade na execução desse trabalho.
A Conclusão / Considerações Finais visa mostrar ao leitor / avaliador a percepção do aluno quanto ao trabalho realizado. Desta forma não é aconselhável fazer citações e referenciações, pois teoricamente tudo que era necessário citar e referenciar já deveria estar feito dentro do conteúdo do trabalho. Somente em alguns casos/situações muito específicos pode-se fazer referenciação ou citação nesta parte do trabalho (isso deve ser discutido exaustivamente com o orientador/professor).
Observando os itens descritos que devem compor a Conclusão / Considerações Finais fica difícil imaginar que essa parte do trabalho possua menos do que uma página;
Muitos professores consideram que 50% da nota de um trabalho escrito é referente a Introdução e Conclusão / Considerações Finais.
-- Atenciosamente, ============================================================ Prof. Dr. Charles Christian Miers e-mail: charle...@udesc.br http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/charles/ DCC - Departamento de Ciência da Computação UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina ============================================================ ALERTA: A informação contida nesta mensagem é confidencial, e destinada ao uso exclusivo do destinatário. Caso essa correspondência tenha sido recebida por equívoco, notifico que sua divulgação é proibida por lei, e solicito que o remetente seja comunicado imediatamente, via e-mail. Obrigado. NOTICE: This transmittal and/or attachments may be a privileged or confidential information. If you are not the intended recipient, you are hereby notified thar you have received this transmittal in error. Any review, dissemination, distribution or copying of this transmittal is strictly prohibited. If you have received this message in error, please notify sender by return e-mail.