Para Google, smartphones lançados há um ano e meio são velhos demais para serem atualizados

已查看 6 次
跳至第一个未读帖子

Charles Christian Miers

未读,
2013年11月7日 06:43:332013/11/7
收件人 sop0002...@googlegroups.com

Por: Felipe Ventura
1 de novembro de 2013 às 10:51
908
343
goodbye
        galaxy nexus

O Google anunciou ontem o Android 4.4 KitKat, que traz novidades na interface e maior integração às buscas. Mas na lista dos aparelhos que receberão a atualização, há uma ausência notável: o Galaxy Nexus, conhecido como Galaxy X no Brasil. É que para o Google, ele é velho demais – mesmo tendo um hardware capaz.

Para o Google, se um dispositivo foi lançado há mais de 18 meses, ele não merece ser atualizado. “O Galaxy Nexus, lançado inicialmente há dois anos, encontra-se fora do período de atualização de 18 meses, em que a Google e outros fornecedores atualizam habitualmente os dispositivos”, diz a empresa no FAQ.

O que fazer: instalar uma ROM customizada como o CyanogenMOD? Comprar um aparelho novo, como o Nexus 5? Não importa: de um jeito ou de outro, está claro que o Galaxy Nexus não é mais problema do Google. Você é dono de um? Então se vire.

Este é o posicionamento do Google, e como sabemos, as fabricantes podem ser ainda piores em atualizar seus aparelhos. Alguns flagships são atualizados relativamente rápido (como a série Galaxy S); mas são exceções que confirmam a regra.

É uma pena porque, no caso do Galaxy Nexus, ele obviamente tem o hardware necessário para rodar o KitKat. Na verdade, o Google promete que o Android 4.4 rodará de forma fluida em dispositivos com até 512 MB de RAM; o Galaxy Nexus tem 1 GB.

Há quem cite o processador do Galaxy Nexus como um empecilho. Sim, é um modelo dual-core de 1 GHz, porém é um TI OMAP, e a Texas Instruments parou de fabricá-lo há cerca de um ano. Isso justificaria o fim do suporte a ele em novas versões do Android. Ora, isso não foi um problema na hora de levar o Jelly Bean 4.3, lançado em julho, para o Galaxy Nexus. Sério que mais uma atualização .1 seria um problema tão grande para o Google? Seriam dois anos de suporte, o que estaria de bom tamanho.

Se hardware fosse o problema, o Google alegaria isso como um motivo. Há tempos, o Google vem “cortando” atualizações da linha Nexus por isso: o Nexus One parou no Android 2.3 porque, segundo o Google, ele era “muito velho” para o Ice Cream Sandwich. O Nexus S parou no Android 4.1 também por falta de especificações. Ambos tiveram o período máximo de 18 meses de atualizações.*

O que nos leva à linha Nexus mais recente. Ao contrário do Galaxy Nexus, o Nexus 4 vendeu bastante, sempre esgotando rápido devido ao preço baixo. E ele ainda tem especificações boas o suficiente. Em alguns meses, ele também não será mais problema do Google?

O Google ainda não fala sobre a próxima versão do Android, mas isso nos deixa receosos quanto às atualizações futuras. O Nexus 4 foi lançado em novembro de 2012; ele receberá atualizações 18 meses depois, após maio de 2014? E o Nexus 7, lançado em julho de 2012, será abandonado após janeiro de 2014?

galaxy-nexus-iphone-6

Alguns certamente ficarão tentados em comparar a situação da linha Nexus com os produtos da Apple, que recebem atualizações por anos – mas não é uma comparação exatamente justa. A Apple não atualiza seus aparelhos puramente por bondade ou respeito ao consumidor.

A ideia é mantê-los todos na mesma versão; dessa forma, os desenvolvedores podem criar apps visando apenas a versão mais recente do iOS, sabendo que a maioria dos usuários poderá usá-los (e comprá-los). Isso evita a fragmentação de apps. No Android, 30,7% dos usuários ainda usam versões 2.x. (A diferença fica só nas funcionalidades que o iOS oferece em cada geração de iDevice: quanto mais velhos, menos novidades.)

No geral, a Apple só atualiza os aparelhos que ela ainda vende. O exemplo mais claro: quando o iPad 2 foi lançado em março de 2011, o iPad 1 foi descontinuado. Já no ano seguinte, ele foi esnobado na lista de aparelhos que receberiam o iOS 6. O hardware dele era comparável ao iPhone 4, que foi atualizado.

O iPod Touch de 4ª geração, por sua vez, foi lançado em 2010 e tem hardware semelhante ao iPhone 4. No entanto, ele foi descontinuado em maio deste ano. No mês seguinte, a Apple revelou o iOS 7, e adivinhe: ele só pode ser instalado no iPod Touch de 5ª geração. Há exceções, como o iPad 3 (descontinuado, mas ainda atualizado), que comprovam a regra.

É difícil perceber esta estratégia da Apple por dois motivos. Primeiro, ela costuma anunciar novas versões do iOS antes de descontinuar iPhones ou iPads (nos casos acima, ela o fez depois). Segundo, ela vende modelos antigos por até três anos – e para seguir a estratégia dela, é preciso atualizá-los por todo esse tempo.

Mas, mesmo que as atualizações sejam problemáticas em aparelhos antigos – o iOS 5 fica lento no iPad original, o iOS 7 fica lento no iPhone 4 – elas são oferecidas. Torcíamos que, com o Nexus, nós pudéssemos ter o mesmo no Android.

A linha Nexus tem garantia de atualização direta do Google. Para quem quer rodar sempre a versão mais atual do Android, é a melhor escolha. Mas como ficou bem claro hoje, “melhor” ainda não é bom o bastante. É muito pedir por, no mínimo, dois anos de atualizações?


*O Nexus S foi lançado em dezembro de 2010, e sua atualização para o Android 4.1 foi prometida em junho de 2012, dezoito meses após o lançamento. No entanto, ela só chegou em outubro de 2012.



Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/google-android-18-meses/
-- 

===========================================
Charles Christian Miers
ccm...@gmail.com
===========================================
 
ALERTA: A informação contida nesta mensagem é confidencial, e destinada ao uso exclusivo do destinatário. Caso essa correspondência tenha sido recebida por equívoco, notifico que sua divulgação é proibida por lei, e solicito que o remetente seja comunicado imediatamente, via e-mail.  Obrigado.
 
NOTICE:  This transmittal and/or attachments may be a privileged or confidential information. If you are not the intended recipient, you are hereby notified thar you have received this transmittal in error. Any review, dissemination, distribution or copying of this transmittal is strictly prohibited. If you have received this message in error, please notify sender by return e-mail.
回复全部
回复作者
转发
0 个新帖子