OFICINA DE SOMATERAPIA: Práticas libertárias e a arte-luta da Capoeira Angola
Neste quarto módulo da Somaterapia, buscamos apresentar a capoeira angola como instrumento terapêutico e de resistência no presente. A partir da perspectiva de Wilhelm Reich e sua “psicologia somática”, defendemos aqui o uso da capoeira angola como um poderoso exercício que tem a propriedade de mobilizar as tensões corporais, definidas por ele como couraças neuromusculares. Além disso, buscamos valorizar a noção de enfrentamento que a capoeira traz em sua prática, para investir numa postura afirmativa diante da vida. Entendemos que defender a capoeira angola dessa forma, é concebê-la como uma prática de resistência e instauradora de liberdades. O rico universo da “capoeiragem” nos possibilita articular importantes aspectos para investigar o potencial de luta e resistência que a capoeira pode despertar. Nos ajuda ainda perceber do ponto de vista emocional, os enfrentamentos que seus praticantes demonstram ter e as consequentes relações em sua vida cotidiana. Por fim, ao refletirmos sobre as práticas libertárias, nos interessa estabelecer uma analítica do poder que atravesse diferentes espaços das relações sociais, para então, analisarmos como ocorrem os processos de subjetivação e confecção de condutas.
QUANDO? Esta oficina será realizada em retiro de imersão, começando na noite da sexta 23/05 até o final da tarde do domingo 25/05.
ONDE? Sítio/fazenda em Sairé, Gravatá - PE. Estamos montando o mapa e iremos fazer uma visita na próxima semana ao local para descrever melhor o trajeto. Quem for instigar e tiver carro, vamos tentar montar uma boa logística para as caronas, a fim de baratear e facilitar o transporte. Temos dois carros na fita.
INVESTIMENTO? R$60,00.
O QUE LEVAR? Roupas de cama e banho, estratégias para repelir insetos (repelente, incensos, raquetes etc), rede e/ou colchonete (opcional).
ALIMENTAÇÃO? Janta da sexta; café-da-manhã, almoço e janta do sábado; café-da-manhã e almoço do domingo. Os cafés-da-manhã e jantas serão feitos pelos participantes. Já o almoço será por encomenda de quentinhas, logo, quem for vegano ou vegetariano precisa pronunciar-se enquanto tal.
NÚMERO LIMITE DE PARTICIPANTES: 25 pessoas - participantes dos módulos anteriores tem prioridade na fila confirmando presença até o dia 9 de maio. Depois disso caiu na rede é peixe e a divulgação será aberta ao público em geral.
Forte abraço em todas!
Cecília :)
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;somarecife" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para somarecife+...@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.