Escrevi para Clarissa, falem com ela por favor.
Abs joao
Encaminho o e-mail q escrevi para a Clarissa....como digo no e-mail, espero q vcs possam ter uma posição sobre o que apresento e me digam.
Abs joao.
Oi Clarissa
Vi seu e-mail sobre a Oficina da Soma em julho, mas estava em São Paulo na correria do trabalho e nem pude responder.
Resolvi escrever para você pessoalmente, já que é com você que tenho tratado desde o início deste trabalho.
Nos e-mails deste último mês, vi que vcs estavam tratando da possibilidade de levar o Rui Takeguma para Recife.
Não quero me envolver com isso, façam o que achar melhor. Mas não tenho interesse em compartilhar qualquer coisa com essa pessoa e acho estranho essa junção que vcs querem fazer ou mesmo defender a idéia de “querer aproveitar de todas as possibilidades, ver todos os lados da Soma”. Não há diferentes lados da Soma, ela é o que está nos livros do Roberto.
Essa pessoa foi convidada a sair do então Coletivo Brancaleone há mais de 10 anos. Depois disso, passou a detratar publicamente o Roberto, chamando-o de esclerosado, burguês, que nós tínhamos nos institucionalizado na academia, que João da Mata e sua gangue agiam assim e assado.
Enfim, uma série de ofensas feitas de forma completamente desrespeitosas e pública. Basta qualquer pessoa entrar nos sites dele para ver que se trata de algo que beira o absurdo. Me admira vcs não terem percebido isso.
Por esse motivo, não tenho nenhum interesse em desenvolver um trabalho com um grupo que tenha interesse em se juntar ao Rui. Estou fazendo este trabalho sem ganhar nenhum dinheiro, o que recebo de vcs paga meus custos. Não é favor nenhum de minha parte. Foi esse nosso acordo desde o início.
Mas também trabalhar com um grupo que não tem a sensibilidade de perceber que existem diferenças profundas no campo ético e profissional, além de questões pessoais que envolvem isso tudo, me parece uma visão utilitarista: vamos aproveitar tudo. É preciso, em certos momentos, fazer escolher... optar para não perder.
Enfim, não gostei disso e não me disponho a ir novamente a Recife enquanto isso não for definido por vcs.
Um abraço, João.
Oi Clarisse e pessoal
Quando mandei o e-mail, não foi para cobrar que vcs tomem partido de questões pessoais, nem se trata de questões pessoais na verdade. Se trata de um mínimo de acordo entre nós, quando ainda temos um trabalho conjunto.
Há muito tempo não tenho qualquer contato com o Rui e particularmente não me interessa o que ele vem fazendo ou deixa de fazer. Mas por muito tempo também ele nos ofendeu de maneira covarde. E isso está nos sites que ele utiliza para lavar suas roupas sujas, além de nós, inclusive com outras pessoas q não são da Soma. Acho q vcs uma hora se referem a essa forma que ele usa em suas mensagens.
Não tenho ressentimento ou magoa de vocês. Mas não poderia deixar de posicionar de maneira firme quanto a uma aproximação de um grupo que ainda tenho um trabalho sendo desenvolvido.
Nunca achei que fosse uma sacanagem de ninguém querer chamar outra pessoa para vocês conhecerem outras possibilidades de trabalho.
Mas acho que foi muito infeliz isso tudo ter ocorrido quando ainda tínhamos um encontro para acontecer.
Acho q foi um descuido e acho sinceramente que temos mais que um conhecimento um pouco maior entre nós. Fizemos três encontros, conversamos e vivemos muitas questões. Particularmente para a Clarissa cheguei a conversar sobre formação em Somaterapia. Não custava nada vcs terem me perguntado ao menos o que achava em chamar outra pessoa.
Não tenho e nem poderia ter qualquer papel limitador sobre o desejo de quem quer que seja em conhecer qualquer coisa. Como disse, isso não me diz respeito. Só que enquanto estiver envolvido nisso, peço esse cuidado e respeito. Não estou me colocando como alguém que foi traído, não é isso.
Mas é bem diferente vcs estarem chamando um profissional a bioenergética, por exemplo, que não tem qualquer envolvimento histórico e nem se coloca de uma forma contrária a mim e ao meu trabalho.
Pelo que acompanhei nos e-mails, em nenhum momento foi perguntado se isso atrapalharia nosso trabalho, o que eu achava etc. por isso, me posicionei. Fui e sou contrário a essa associação.
Não quero parecer arrogante ou chato nisso tudo. Mas ficou tudo muito estranho mesmo para mim.
Bem, gente é isso. Estou provavelmente indo para Recife em setembro. Quem sabe possamos terminar este trabalho iniciado.
Mas acho q seria legal vcs sentarem e conversarem minimamente sobre td isso.
Um abraço joao