Nenhum MssAlexandrino Tem Evidência De Cópia Descendente Razoável. Eram Reconhecidos Como Indignos

5 views
Skip to first unread message

Hélio de Menezes Silva

unread,
Jun 1, 2025, 11:50:31 PMJun 1
to IBBFI igrejas-batistas-bblicas-fundamentalistas-e-independentes, SolaScriptura-TT

Nenhum Manuscrito Alexandrino Tem Evidência De Ter Tido Sequer Uma Cópia Descendente Razoável. Eram Reconhecidos Como Indignos?

 

Título estendido: Nenhum (zero) dos 30 mss gregos alexandrinos do NT (definidos e listados em
https://en.wikipedia.org/wiki/Alexandrian_text-type ) tem evidência de ter tido sequer um (1) manuscrito sobrevivente que tenha sido uma cópia (filha direta ou descendente indireta) razoavelmente exata dele. Muitíssimo impressionante evidência de que foram reconhecidos como indignos. Só se copia com todo esforço de exatidão aquilo considerado ter valor. O que nunca se usou pesadamente, por isso sobreviveu, e nunca se fez nenhum esforço para copiar com toda exatidão, é porque foi reconhecido como de nenhum valor.



Hélio de Menezes Silva, jun.2025


 

 

Entre os cerca de 30 manuscritos comumente associados à família alexandrina de textos gregos do Novo Testamento (definidos e listados em https://en.wikipedia.org/wiki/Alexandrian_text-type ), nenhum (0) parece ter um manuscrito sobrevivente que seja uma cópia filha (ou neta, ou bisneta ...) acima do limiar de completamente inaceitável inexatidão.

Mas como definir o que seja tal limiar?     É subjetivo, concordo, mas acredito que todos os crentes na promessa de Deus de preservar Sua palavra de forma o mais absolutamente perfeita concordarão que já é generoso demais que eu defina que  2% de discordância de palavras entre um exemplar e um seu descendente é uma generosa margem. (2% é subjetivo, sei, isso é inescapável. Mas é raoável e até generoso demais. É minha definição, se você quiser aumente um pouquinho ou diminua um pouquinho, usando sua santificada mente dirigida pelo Espírito S-a-n-t-o), 2% do total das palavras das partes em comum dos 2 manuscritos comparados. Por exemplo, como o NT tem cerca de 140.000 palavras, qualquer comparação entre bom exemplar de todo o NT e um seu descendente deveria  ter no máximo 2% de 140.000  = 2.800 palavras discordantes.

 

Bem, diferenças de centenas de palavras são *raríssimas* entre os outros tipos (não tipo alexandrino) dos quase 6000 manuscritos do NT. Ora, mesmo os 2 manuscritos alexandrinos mais intimamente relacionados (Codex Vaticanus (B) e Codex Sinaiticus (א)) diferem em milhares de leituras entre si. Contaram-se essas diferenças somente nos 4 evangelhos, e foram mais que estonteantes 3.000 diferenças. Estima-se que há mais de 8000 diferenças palavras em todo o NT, embora nem todos os livros do NT estejam completos em ambos os códices. Mais de 8.000! Esse número nos deixa em estado de choque por repulsa.

Em contraste, muitos manuscritos bizantinos, incluindo aqueles associados ao Textus Receptus (de Beza 1598 e Scrivener 1894) ou à Família 35 (de Wilbur Pickering) tipicamente diferem entre si por 200 ou 300 palavras, ou em alguns casos, menos de 20 palavras em todo NT, indicando uma tradição de cópia muito, muitíssimo mais estável e confiável que a Alexandrina.


Sobre a cópia e preservação:

Historicamente, o padrão nas comunidades cristãs era claro: manuscritos considerados fiéis e exemplares eram copiados com máximo rigor, cuidadosamente revisados, e frequentemente reproduzidos em múltiplas cópias já na primeira geração. Quando o exemplar original começava a se deteriorar pelo uso, era retirado de circulação ou destruído, evitando que cópias futuras fossem feitas a partir de um texto corrompido. Esse ciclo se repetia em cada nova geração de cópias.

Em contraste, manuscritos considerados imprecisos ou de qualidade inferior eram pouco utilizados, preservando-se fisicamente por mais tempo por não sofrerem desgaste. Em locais onde havia mais zelo textual, eram descartados. Em outros, podiam ser simplesmente armazenados, sem gerar descendentes textuais — o que explicaria por que muitos manuscritos antigos de tradição alexandrina sobreviveram, mas não deixaram filhos.

 

Repetindo-me em outras palavras, o assunto merece toda a ênfase:

O normal sempre foi que manuscritos considerados perfeitos ou quase perfeitos (muito, muito bons), fossem copiados com máximo respeito e exatidão e  revisões, copiados às dezenas na 1ª geração; depois, quando o exemplar fosse se deteriorando e rasgando e decaindo pelo uso, seria destruído para ninguém mais o usar e fazer cópias imperfeitas, e o ciclo se repetiria na 2ª geração de cópias, depois na 3ª geração, e assim por diante.

Por outro lado, o normal sempre foi que os manuscritos não considerados perfeitos não fossem usados, portanto não fossem se deteriorando e rasgando e decaindo pelo uso, se hoje fosse descobertos seriam ainda bem legíveis, tudo isso depõe CONTRA eles, não importa se (corretamente ou não) o datarem dos séculos 4 ou 3 ou 2 ou 1).
a) Nos locais de crentes mais cuidadosos e fieis, tais manuscritos não considerados perfeitos e não usados no dia a dia seriam radicalmente destruídos. b) Mas, nos locais de crentes menos cuidadosos e fieis tais muito imperfeitos manuscritos poderiam às vezes ficar guardados sem uso até chegarem a nós.
c) De todo modo (a e b), tais muito imperfeitos NÃO TERIAM FILHOS NEM OUTROS DESCENDENTES.

 


Notas de rodapé:

1.    Hoskier, H. C. Codex B and Its Allies. London: Bernard Quaritch, 1914. p. 1.

2.    Burgon, Dean John W. Revision Revised. 1883. p. 12.

3.    Parker, David C. Codex Sinaiticus: The Story of the World's Oldest Bible. British Library, 2010. p. 3.


Se desejar, posso formatar esse conteúdo para publicação em blog, redes sociais ou como um PDF com formatação profissional. Basta me informar!

 

 

 

 

 

 

 

*************************

 

 

Podemos ter mudado citações da Bíblia para usar a LTT (ou ACF ou KJB-1611);
 suprido conteúdo para alguns versos que só tinham a referência;
  adicionado algumas explicações (nossas ou de outros) entre colchetes "[" "]";
   adicionado ênfases por negrito, sublinhado, itálicas. MAIÚSCULAS, cores, realces;
    removido alguns trechos (não essenciais ao principal tema específico do artigo) substituindo-os por reticências "... ... ...";
     e, como sempre, lhe lembramos de que, ao citar qualquer autor, somente significamos que parte desta obra, em algum modo, reforça algumas posições nossas, mas não necessariamente concordamos com tudo dele.

 

Eu não me julgo melhor e não, já agora, decreto "sentença condenatória" contra ninguém por causa de raça, nacionalidade, cor, gênero, comportamentos passados e presentes, status na ordem socioeconômica, etc.,
 pois a Bíblia revela que TODOS (a partir de mim mesmo) somos iguais em estar na única e mesma categoria de PECADORES,
  (mas afirma Rm 5:8; 1Tm 2:6; e 1Tm 2:4
"[Deus] deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em]").
   Acreditamos que toda e cada pessoa, sem exceção, pode ser convertida, e oramos que se arrependa e creia e receba o Cristo como seu Salvador, Deus e Senhor,
    e anele ela mesma ir descobrindo na Bíblia a vontade dEle, e crescentemente a faça com todo amor a Deus.

 

[Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a 5 ou mais crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]

 

 

http://solascriptura-tt.org/  ("Somente a Escritura, o TT:"  Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT = T.Receptus_Scrivener + T.Massorético_Chayiim), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia)). Biblioteca de muitos milhares de artigos e livros. Pesquise por categoria ou palavras chaves.

 

 

 

Somente use Bíblias:
a) traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus, usado por todos os séculos por todos os fiéis): LTT (LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na
www.bvloja.com.br), ou KJB-1611, ou ACF;
b) que, para não incorrerem na condenação de Rv 22:18-19, assinalem em itálicas as palavras acrescentadas pelo tradutor (como implícitas em grego/hebraico, ou como explicações). Note bem: palavras de Deus (letras normais) são infalíveis, mas explicações do tradutor (itálicas) são falíveis e v. pode rejeitar.




Oro que vás crescendo em conhecer- entender- seguir a Bíblia, em crer e servir a Jesus como teu Salvador- Senhor- Deus, e, em consequência disso, em gozar das graça e paz dEle.

 (assinatura-rodapé) ****************

Hélio de Menezes Silva

"Estas coisas escrevi a vós outros (os que [estais] crendo para dentro do nome de o Filho de Deus) a fim de que TENHAIS SABIDO que [a] vida ETERNA vós TENDES, e a fim de que creiais para- dentro- do nome de o Filho de Deus." 1Jo 5:13 (LTT)

 

1) "Bíblia DE ESTUDO LTT (Literal, do Texto Tradicional)":   Recomendo-a fortemente por:

  .. Ser traduzida com MÁXIMA literalidade e precisão, e somente da absolutamente perfeita palavra original de Deus, que foi e é perfeitamente preservada exclusivamente nos Textos Massorético + Receptus;

  .. Ter >2000 extensas notas de rodapé, e >10.000 notinhas de 3 a 7 palavras ao final de versículos. Tudo isso de linha ao máximo literalista, bíblica e precisa, sem concessões para se adaptarem a denominações criadas por homens.

A LTT já é módulo do Bible-software www.TheWord.net (Windows). Baixe e instale.

Em 2021, a http://www.bvbooks.com.br/ deverá disponibilizar a LTT (de Estudo) em papel, e-book e app (provavelmente a retirará dos gratuitos atuais app MyBible, MySword e iBS)

 

2) Divulgue e estude regularmente:

- Site http://SolaScriptura-TT.org (>3.000 artigos e livros doutrinários de linha literalista)

- Canal SSTT.TEO em https://www.youtube.com/c/SSTTTeo?sub_confirmation=1

 

3) Artigos semanais de Hélio:

- Visite regularmente ou inscreva-se para receber novidades do blog   www.biblicosbatistas.blogspot.com , e

- Mande e-mail para SolaScriptura...@googlegroups.com e se tornará membro do grupo de e-mails SolaScriptura-TT@googlegroups.com 



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages