Emissão / validação de certificados

Paulo Diovani

to Tche...@googlegroups.com, softwar...@googlegroups.com

Olá pessoal,

Eu e alguns amigos/colegas organizamos Meetups na região do vale dos sinos e é bem comum os participantes pedirem certificados.

Sei que tanto o TcheLinux como o SLVS possuem sistemas de emissão e validação de certificados.

Procuro dicas para implementar um nosso e se há alguma exigência das universidades para que estes sejam aceitos.

Se puderem me apontar para o código-fonte dos sistemas que usam também agradeço. Não deve haver necessidade de criar um do zero.

Grato.

--
Paulo Diovani Gonçalves,
blog.diovani.com / @paulodiovani

Adriano Rafael Gomes

On Thu, May 21, 2020 at 02:51:04PM -0300, Paulo Diovani wrote:
>Olá pessoal,

Oi, Paulo.

>Sei que tanto o TcheLinux como o SLVS possuem sistemas de emissão
>e validação de certificados.

TL;DR acho que não vale a pena tentar usar o método do SLVS, mas posso
ajudar se você quiser, sem problemas.

Basicamente, o SLVS gera certificados em PDF e os assina com GNUPG.
Depois, publica os arquivos .pdf (certificado) e .asc (assinatura) num
servidor HTTP e envia os links individuais por e-mail para cada
participante.

Existe uma interface web para pesquisar por certificados antigos
emitidos. Não emitimos certificados para quem não estiver na lista de
inscrição/presença, é inviável.

Não dá pra chamar de sistema, está mais pra um punhado de scripts com
um README. Funciona, mas está tão esquecido que eu não recomendo
reaproveitar.

>Procuro dicas para implementar um nosso e se há alguma exigência
>das universidades para que estes sejam aceitos.

O que costuma dar mais problema são as exceções: erros de ortografia na
base de dados, tanto nos nomes das pessoas como nos endereços de
e-mail; pedidos de modificações/inclusões na base de dados; pedidos de
reemissão de certificados. Infelizmente, é inviável atender tais
pedidos.

Tenho a impressão de que, em geral, a certificação digital não é
verificada. Me parece que o arquivo PDF, impresso ou não, é dado como
suficiente pela maioria. No entanto, eu só posso considerar o
certificado válido se a assinatura digital for validada.

Desconheço as exigências das universidades.

>Se puderem me apontar para o código-fonte dos sistemas que usam
>também agradeço. Não deve haver necessidade de criar um do zero.

Os scripts não foram publicados. Se você quiser, não tem problema em eu
enviar sob demanda.
signature.asc