--- Em qua, 6/2/13, Andre Souto <andre.si...@hotmail.com> escreveu:
De: Andre Souto <andre.si...@hotmail.com> Assunto: FW: grupo de trabalho sobre saúde nas prisões no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde no Rio de Janeiro 13 a 17 de novembro de 2013 Para: "Jefferson IAPEN" <apcjef...@yahoo.com.br>, "Edli Enfermeira IAPEN" <edipi...@yahoo.com.br>, "Ana Cleyde VEP" <cleyde...@tjap.jus.br>, "Roosevelt IAPEN" <rooseve...@ig.com.br>, "Dirley Furtado SINDSEAP/PDT" <dirley....@yahoo.com.br>, "Greice FAMA" <greice...@hotmail.com> Data: Quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013, 13:27
Divulguem a quem interessar possa.
Prezados colaboradores,
A Comissão de Ciências Sociais e Humanas da ABRASCO anuncia a realização do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/index.php O evento contará com um grupo de trabalho sobre saúde nas prisões:
Saúde nas Prisões: abordagens qualitativas: Planos governamentais colocam em pauta o acesso da população carcerária aos serviços de saúde desde 2003, sendo que uma política pública intersetorial que venha a garantir o direito à saúde desta parcela da população brasileira está em processo de formulação. Ao mesmo tempo, pesquisas sobre saúde nas prisões destacam as precárias condições de salubridade dos estabelecimentos penais e a alta incidência de doenças infecto-contagiosas entre pessoas privadas de liberdade, adotando principalmente abordagens quantitativas. Levando em conta a agenda política, visamos favorecer estudos sobre a atenção e a gestão em saúde no sistema prisional. No que diz respeito à agenda científica, buscamos preencher uma lacuna na produção sobre saúde penitenciária, estimulando também abordagens qualitativas sobre o tema. Desta maneira, nosso objetivo é fomentar a apresentação de investigações sobre saberes, práticas e políticas em saúde nas prisões, particularmente as que façam uso de entrevistas em profundidade, observação participante, grupos focais e outras metodologias qualitativas. Pretende-se também contribuir para o fortalecimento das abordagens qualitativas no campo da saúde coletiva, aglutinar estudos que enfrentem o desafio da intersetorialidade nas políticas públicas de saúde, bem como da defesa de direitos. A proposta do GT é fazer conversar lógicas muitas vezes em conflito, como a do cuidado e do controle, ou a dos setores de saúde, segurança e justiça, tanto na rotina das equipes de saúde em unidades prisionais quanto no cotidiano do processo de formulação de planos de inclusão social para pessoas privadas de liberdade. Coordenador: Martinho Silva (Doutor em Antropologia Social - MN – UFRJ, Professor do Departamento de Ciências Humanas e Saúde - IMS – UERJ) Coordenadoras Adjuntas: Cristiane Paulin Simon (Doutora em Psicologia - FFCLRP- USP, Professora do Departamento de Medicina Social - ICC – UFTM) Renata Costa-Moura (Doutora em Psicopatologia Clínica e Psicanálise – Université de PARIS VII, Professora do Departamento de Psicologia – UFES)
Para quem deseje apresentar trabalhos no congresso, informo também que a data limite para submissão dos resumos será 16 de abril de 2013 (23h55min, horário de Brasília). Peço dar a máxima publicidade em seus Estados. Atenciosamente Dr. Francisco Job _______________________________________________________ Área Técnica de Saúde no Sistema Prisional – SISPE DAPES/SAS/MINISTÉRIO DA SAÚDE *: SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06 Edifício Premium Torre II - Térreo - Sala 15 CEP: 70070-600 Brasília - DF BRASIL (: +55 (61) 3315 6224 8: franci...@saude.gov.br  Antes de imprimir pense em seu compromisso com o meio ambiente

|