LDAP no Slackware é possível?

4 views
Skip to first unread message

CaraX

unread,
May 6, 2008, 7:00:04 AM5/6/08
to Slackware Users Group - Brazil
Oi.

Alguém aqui já colocou, DE FATO, usuários locais (em um Slackware)
para autenticar numa base do OpenLDAP?

Conseguiu com qual versão do Slackware?

Conseguiu fazer isso sem o PAM?

Já conseguiu com a versão 12?

Conseguiu compilar o source do padl.com?

Eu consegui tranquilamente com o Ubuntu Server (eu coloquei 10 pára-
raios em casa por causa disso), mas nessa coisa existe o PAM para
configurar.

No Slackware não consigo!!!

Algumas documentações mostram que é fácil igual ao NIS, ou seja, basta
ter o OpenLDAP instalado/configurado, ter a libnss_ldap instalada e
alterar o /etc/nsswitch.conf.

Sem complicações, simples e fácil assim.

Mas no meu caso, quando eu rodo um 'id root' (por exemplo), sequer há
tentativa em se conectar com o serviço LDAP (consigo constatar isso
porque um 'tail /var/log/debug' não mostra absolutamente nada
acontecendo).

Sim, estou testando tudo na mesma máquina.

Alguém já fez isso funcionar no Slackware (no 12?) ? Pegou o nss_ldap
onde? Configurou quais arquivos? Tem algum "macete"?

abs
Álvaro Madeira

Luiz Antonio

unread,
May 6, 2008, 8:04:26 AM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
Claro.

1o compile o openldap com suporte ao slapd, altere o slackbuidse quiser...
configure direitinho...
2o faca download do nss_ldap, compile configure e ja era.

"facinho.."

abs [' ]ss

2008/5/6 CaraX <ba.ca...@gmail.com>:



--
Luiz Antonio Oliveira
aka redhate
GUS-BR & GUS-CE & SlackBR

Gustavo T. Ludwig

unread,
May 6, 2008, 8:12:30 AM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
olá,

infelizmente não posso lhe ajudar diretamente, mas fiz uma busca rápida
no oráculo e achei o seguinte:
Tuturial de instalação do LDAP no slack 10.2, de 30/06/2006
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5178

http://www.unitednerds.org/thefallen/docs/index.php?area=LDAP&tuto=LDAP-NSS_Ldap

LDAP não é minha praia, mas espero ter contribuido!

GTLudwig

CaraX

unread,
May 6, 2008, 8:24:51 AM5/6/08
to Slackware Users Group - Brazil
como assim compilar com suporte ao slapd?

O próprio source do openldap já supõe isso... você está se referindo a
qual source?
Eu peguei o do openldap.org... não tem sentido habilitar o suporte ao
próprio servidor ldap...
Aliás, o slapd roda 100% por aqui, consigo adicionar usuários, fazer
buscas, rodar o slapcat, etc. O problema não é ele.

Download do nss_ldap de onde? Você pegou de onde? Eu peguei do
padl.com e tentei compilar sem sucesso.
Depois consegui em outra máquina, usei o checkinstall e instalei na
minha já compilado.
Eu rodo um ldd no libnss_ldap e parece tudo ok (nada faltando e nenhum
erro).

Não acredito que seja problema na biblioteca.
Mas, você pegou a nss_ldap de onde?


> 2o faca download do nss_ldap, compile configure e ja era.
> "facinho.."

Quais arquivos você configurou? Pelo o que eu entendi foi bem fácil
para você fazer. Tem como dizer quais arquivos você alterou?

Eu configurei o ldap.conf, nsswitch.conf e o slapd.conf (como estou na
trigésima tentativa, já tentei no /etc/, no /etc/openldap/, no /etc/
ldap, etc).

abs
Álvaro

On May 6, 9:04 am, "Luiz Antonio" <redh...@slackwarebrasil.org> wrote:
> Claro.
>
> 1o compile o openldap com suporte ao slapd, altere o slackbuidse quiser...
> configure direitinho...
> 2o faca download do nss_ldap, compile configure e ja era.
>
> "facinho.."
>
> abs [' ]ss
>
> 2008/5/6 CaraX <ba.cara...@gmail.com>:

CaraX

unread,
May 6, 2008, 8:33:12 AM5/6/08
to Slackware Users Group - Brazil
Já li os dois.

E o tutorial do VOL não convence muito na parte do meu problema porque
o ldap.conf dele está com linhas de configuração faltando (se ele fez
mesmo daquele jeito, provavelmente não funcionou).

Não se trata de saber como instalar/configurar... eu já fiz isso num
Ubuntu Server (e está tudo funcinando porque a cola que faltava era o
PAM).

O Slackware não usa o PAM. No caso do NIS, basta a libnss_nis,
nsswitch.conf e o ypbind. No caso da libnss_ldap... parece que tem
algo faltando para haver a comunicação com o slapd.

E não tem sentido ser o nscd (ainda não testei).

Já fiz no Slackware 12 (a parte do servidor).

Meu problema é o cliente (nss).

Eu precisava de alguém na lista que tivesse conseguido mesmo... para
tentar encontrar o que estou fazendo de diferente.

Mas valeu os links.

abs
Alvaro

On May 6, 9:12 am, "Gustavo T. Ludwig" <gtl.li...@gmail.com> wrote:
> olá,
>
> infelizmente não posso lhe ajudar diretamente, mas fiz uma busca rápida
> no oráculo e achei o seguinte:
> Tuturial de instalação do LDAP no slack 10.2, de 30/06/2006http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5178
>
> http://www.unitednerds.org/thefallen/docs/index.php?area=LDAP&tuto=LD...

AlexanDER Franca

unread,
May 6, 2008, 8:00:51 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
> Alguém aqui já colocou, DE FATO, usuários locais (em um Slackware)
> para autenticar numa base do OpenLDAP?

Olá.

Se conseguir fazer o que quer sem o PAM, please, posta aqui como você fez.

Eu só consegui com o PAM mesmo.

Segue, na mosca o que você quer: http://www.bestlinux.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2710&Itemid=127

Alguns detalhes:

- se não for usar a cracklib, lembre-se de não configurar o módulo dela no pam.d
- estudar como funciona o PAM vai te poupar dores-de-cabeça
- quando compilar o shadow, confira quais os binários que foram realmente instalados. Se, por exemplo, o comando 'id' não for instalado, então o que valerá será ainda o antigo que será totalmente cego ao PAM.
- entenda que a compilação/instalação do shadow significa a compilação/instalação das ferramentas básicas para gerenciar autenticação, etc (login, id, su, etc). Dê um 'ls' no diretório src dentro do shadow para ter uma idéia do que vai/deve ser instalado.
- o que está configurado no pam.d/* deve existir no sistema, ou seja, se lá está dizendo para carregar o módulo cracklib.o, ou você comenta essa configuração ou instala a cracklib.o.
- é de suma importância fazer a configuração no /etc/login.defs que é indicada no tutorial. Se você não fizer isso, pode, tavez, passar por problemas.
- dica de ouro: mantenha um terminal logado como root. Caso dê tudo errado, você ainda vai ter um terminal logado para resolver os problemas (nem pense em sair fechando tudo para testar, mantenha um terminal logado como root). Faça isso!
- monitore o que está acontecendo no /var/log/secure

É isso... se tem mais alguma coisa eu não lembro.

[]'s
AlexanDER

AlexanDER Franca

unread,
May 6, 2008, 8:05:24 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
> 1o compile o openldap com suporte ao slapd, altere o slackbuidse quiser...
> configure direitinho...
> 2o faca download do nss_ldap, compile configure e ja era.
> "facinho.."

Olá Luiz.

Você teve também que usar o PAM?

Para mim a última coisa que parece facinho é configurar um Slackware para autenticar usuários num diretório do LDAP.

Simplesmente pelo fato de que é preciso instalar/compilar o PAM (que sempre foi ignorado pelas versões do Slackware e, naturalmente, pelos seus usuários) e mais algumas outras coisas (que afetam a estrutura de todo o sistema).

Ou então estou velho demais e complicando as coisas... espero que sim.

Sério, você teve que usar o PAM? Dá uma dica aí para a gente.

[]'s
AlexanDER

Diego Bellin

unread,
May 6, 2008, 9:05:25 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1


Boa noite,

Configurar uma máquina Slackware para que autentique os usuários numa
base LDAP é fácil e não é necessário utilizar PAM...

Para realizar isso, eu sigo os seguintes passos (A base
dc=bellin,dc=xxx,dc=br é apenas para exemplo e o LDAP está na mesma
máquina. Mas é só trocar o IP):

Será necessário a instalação do nss_ldap
Baixe do link http://www.padl.com/download/nss_ldap.tgz
# tar xzvf nss_ldap.tgz
# cd nss_ldap-260
# ./configure --sysconfdir=/etc
# make
# make install
# ldconfig

Na instalação do nss_ldap, encontra-se o arquivo /etc/ldap.conf
que deverá ser configurado as seguintes linhas:
host 127.0.0.1
base dc=bellin,dc=xxx,dc=br
nss_initgroups_ignoreusers root,messagebus,haldaemon

Obs.: A linha acima, faz com que o sistema não procure no
LDAP pelos users root, messagebus e haldaemon pois pode trancar a
máquina na inicialização.

Altere as seguintes linhas no /etc/nsswitch.conf para que
fique dessa forma:
passwd: files ldap
shadow: files ldap
group: files ldap

#passwd: compat
#group: compat

Para testar, utilize o comando abaixo, deverá ser mostrado
tanto usuários existentes em /etc/passwd como existentes no LDAP
# getent passwd


Diego Bellin
Linux Registered User # 298011
LPIC-1 Certified: LPI ID: LPI000121316
Verification Code: r23fcwp5gn
SOLIS - O lado livre da tecnologia
http://www.solis.coop.br

-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.4.5 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFIIQBVquMt3P/qwu8RAjBZAJ4q2Al0QBaNnRbuqHmOpw39ltjMRACfbXk2
G0L1YAHV2RzsjTrpgU92EIk=
=g388
-----END PGP SIGNATURE-----

cgfreita

unread,
May 6, 2008, 9:09:47 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
Olá,

> > Alguém aqui já colocou, DE FATO, usuários locais (em um Slackware)
> > para autenticar numa base do OpenLDAP?

Estou fora do trabalho agora e sem os detalhes, mas com
certeza eu tenho usuários que usam estações Linux com Slackware e os
usuários/senhas ficam em um repositório com OpenLDAP.

Com certeza tive que usar o libnss ( padl.com ).

Com certeza não usei PAM e já usei no Slackware 11.0 e no
12.0.

Uso o nscd, embora tenha tido muitos problemas com ele no
Slackware 12.0 ( crash quando usado em um servidor Samba e tentava-se
listar um /home com mais de 5000 diretórios ).

Na primeira vez foi difícil configurar o ldap.conf
( sem contar o servidor, que é outra história ) e ajustar o
funcionamento com certificados, para usar SSL.

Não me lembro como se faz, mas há uma forma de aumentar as
mensagens de debug da libnss, para ajudar a resolver o problema.

Obrigado.

Cássio

Luiz Antonio

unread,
May 6, 2008, 9:52:43 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
eu nao fiz user.. fiz samba+ldap..
amanha pego os confs e posto..

2008/5/6 cgfreita <cgfr...@netsite.com.br>:

AlexanDER Franca

unread,
May 6, 2008, 10:22:00 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
> Com certeza não usei PAM e já usei no Slackware 11.0 e no
> 12.0.

No 12?!

Cara, simplesmente não consegui sem o PAM... não sei da versão 11, mas no 12... fiquei na treva que nem nosso colega que está procurando como fazer sem o PAM.

Mas... é mais provável que o bizarro seja eu... usar o PAM parece ser a saída bizarra.

Então, tomara que nosso colega esteja ainda acompanhando... senão, de repente vai seguir minhas dicas para fazer com o PAM.

Vou tentar fazer de novo sem o PAM... na versão 12.

[]'s
AlexanDER

AlexanDER Franca

unread,
May 6, 2008, 10:32:25 PM5/6/08
to slack-u...@googlegroups.com
> Boa noite,
> Configurar uma máquina Slackware para que autentique os usuários numa
> base LDAP é fácil e não é necessário utilizar PAM...

Olá Diego.

Você fez isso na versão 12? Eu fiz isso um milhão de vezes.

Não há mesmo nenhuma relação com o PAM? Só fez isso mesmo?

Cara, da mesma maneira que nosso amigo, tentei muito e não consegui... tudo funciona, servidor e cliente (afinal ldapadd, ldapsearch, etc, funcionam).

Mas nenhuma informação de usuário é lida do LDAP.

Só para frisar: fez isso na versão 12?

[]'s
AlexanDER

AlexanDER Franca

unread,
May 7, 2008, 7:58:11 AM5/7/08
to slack-u...@googlegroups.com
> Configurar uma máquina Slackware para que autentique os usuários numa
> base LDAP é fácil e não é necessário utilizar PAM...

Olá Diego, Luiz Antonio e Cássio!

Caras, obrigado!

Mereço o prêmio Chibatada Na Mula do ano.

Tentei agora no Slackware 12, sem PAM, e deu certo.

A zebra aqui esqueceu de um pequeno detalhe constrangedor ;P

E... foi mal Álvaro pela dica monstruosamente tosca.

Como todo mundo percebeu e garantiu (menos eu), esqueça o PAM.

[]'s
AlexanDER

cgfreita

unread,
May 7, 2008, 8:53:13 PM5/7/08
to slack-u...@googlegroups.com
Olá,

> > Com certeza não usei PAM e já usei no Slackware 11.0 e no
> > 12.0.
>
> No 12?!
>
> Cara, simplesmente não consegui sem o PAM... não sei da versão 11,
> mas no 12... fiquei na treva que nem nosso colega que está
> procurando como fazer sem o PAM.
>
> Mas... é mais provável que o bizarro seja eu... usar o PAM parece
> ser a saída bizarra.

Não sei se o PAM seria uma saída bizarra. Pessoalmente
não gostaria de incluir no Slackware algo que o Patrick vem evitando
há tanto tempo. Mas cada cabeça uma sentença, certo?

> Então, tomara que nosso colega esteja ainda acompanhando... senão,
> de repente vai seguir minhas dicas para fazer com o PAM.
>
> Vou tentar fazer de novo sem o PAM... na versão 12.

Bem, de repente a solução com o PAM se mostre adequada e
resolva bem a situação e, neste caso, será mais um feliz com o
Slackware. :-)

No que eu puder ajudar, apesar de estar trabalhando numa
correria só, estou à disposição.

Obrigado.

Cássio

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages