Tranquilamente.
Diogo Leal [estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com
>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
> http://www.slackwarebrasil.org/
> http://groups.google.com/group/slack-users-br
>
> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:
> slack-users-b...@googlegroups.com
--- Em ter, 14/2/12, Felipe de Andrade Neves L. <feli...@gmail.com> escreveu: |
|
Ok.
Atualmente ele tá com um ubuntu, mas tá lento que dói.
fluxbox pra janelas, agora nao consigo achar um alternativo leve para o flash player...
| Felipe, a) veja a memoria RAM, se possivel aumente o que der. RAM faz muita diferenca na performance. Se tiver muito swap de disco fica patinando mesmo. b) Qual a frequencia do Athlon 2000 ? []s julio |
De: Hav0k <juni...@gmail.com>
Assunto: Re: [slack-users] Slack em carroças!
Para: slack-u...@googlegroups.com
Data: Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012, 15:25
1677 mhz...
Com essa frequencia da para voar baixo. Eu tenho PIII 800 rodando Gnome2.
0- RAM RAM RAM. quanto mais melhor. Isto eh crucial para evitar swap.
1- Veja se nao tem conflito de hardware, IRQ, coisas assim.
2- Placa de video. Outra coisa que prejudica desempenho.
[]s
julio
julio
O problema da falta de RAM/ uso do swap pode ser aliviado usando
cramfs/compcache (compressed RAM block device).
Basicamente, tu cria um dispositivo de bloco que usa parte da tua
memória e, sendo compactado, tu extende a tua memória sob o custo de
um maior uso do processador quando acessar as páginas que foram
compactadas.
Numa carga de desktop, o uso do processador costuma apresentar picos
ao invés de um padrão de uso alto e contínuo e pelo que eu percebo nos
meus computadores, mal dá para notar o aumento da carga durante o
acesso às páginas compactadas.
Com o seguinte tu cria um ramdisk de 512MB e usa o mesmo como swap:
modprobe zram
printf "%d" "$((512 * 1024 * 1024))" > /sys/block/zram0/disksize
mkswap /dev/zram0
swapon /dev/zram0
OBS: Talvez tu tenha que tunar a prioridade para usar o swap em
/dev/zram0 antes do swap no disco. Olha a man page do swapon.
Tu pode ler mais sobre o cramfs na página do projeto [0] ou neste
artigo do lwn.net [1].
Outra coisa que ajuda bastante com o consumo de RAM é o mecanismo de
[kernel] same page merging (KSM), onde o gerenciador de memória do
Linux faz algo bem parecido com o que é feito com as shared libraries:
páginas de memória que compartilham o mesmo conteúdo [anônimo] são
agrupadas e acessos [anônimos] subsequentes são feitos no endereço
agrupado ao invés de alocar uma ou mais páginas com algo que já está
alocado.
Isso é particularmente útil se tu tem várias instâncias de uma mesma
aplicação (ex. várias VMs que compartilham a mesma base).
Tu ativa o KSM no sysfs mesmo:
printf "1" > /sys/kernel/mm/ksm/run
Mais detalhes sobre o KSM na documentação do kernel [2].
No que diz ao desempenho do disco, uma coisa que pode ajudar com o
tempo do carregamento dos programas é o prelink[3]; ele é bem simples:
os programas que fazem uso de bibliotecas compartilhadas têm de
localizá-las durante o carregamento, isso leva tempo. O prelink faz
com que os programas "lembrem" onde ficam estas bibliotecas, ao invés
de procurar pelas mesmas a cada inicialização.
Acho que é isso que eu lembro das coisas não óbvias...
0 - http://code.google.com/p/compcache/
1 - http://lwn.net/Articles/334649/
2 - http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux.git;a=blob_plain;f=Documentation/vm/ksm.txt;hb=HEAD
3 - http://www.gentoo.org/doc/en/prelink-howto.xml
Eu consigo ver a maioria das coisas do youtube em HTML5, tem que
acessar o http://youtube.com/html5, fazer logon e definir o cookie.
Dai flash vira coisa do passado. ;)