Slack em carroças!

5 views
Skip to first unread message

Felipe de Andrade Neves L.

unread,
Feb 14, 2012, 12:00:11 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
Será que dá?
Coloco a Current ou a 13.37?

O PC trata-se de um Athlon XP 2000.

Diogo Leal

unread,
Feb 14, 2012, 5:57:34 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
2012/2/14 Felipe de Andrade Neves L. <feli...@gmail.com>:

> Será que dá?
> Coloco a Current ou a 13.37?
>
> O PC trata-se de um Athlon XP 2000.

Tranquilamente.

Diogo Leal [estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com

>
> --
> GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
> http://www.slackwarebrasil.org/
> http://groups.google.com/group/slack-users-br
>
> Antes de perguntar:
> http://www.istf.com.br/perguntas/
>
> Para sair da lista envie um e-mail para:
> slack-users-b...@googlegroups.com

julio menezes

unread,
Feb 14, 2012, 10:00:36 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com


--- Em ter, 14/2/12, Felipe de Andrade Neves L. <feli...@gmail.com> escreveu:
Felipe, eu tenho um Kernel 3.0.16 rodando num Intel Celerom M e 2GB ram. 
Coloca RAM e parte para o abraco.

cat /proc/cpuinfo
model name    : Intel(R) Celeron(R) CPU          560  @ 2.13GHz
stepping    : 1
cpu MHz        : 800.000

[] julio



Felipe de Andrade Neves L.

unread,
Feb 14, 2012, 11:13:43 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
Ok.

Atualmente ele tá com um ubuntu, mas tá lento que dói.

Diogo Leal

unread,
Feb 14, 2012, 11:28:06 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
2012/2/14 Felipe de Andrade Neves L. <feli...@gmail.com>

Ok.

Atualmente ele tá com um ubuntu, mas tá lento que dói.


O que irá fazer diferença são os processos que você rodará no computador.

Usar um ambiente gráfico leve, browser que consome poucos recursos, irá te ajudar bastante...




Diogo Leal [estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com



 

Felipe de Andrade Neves L.

unread,
Feb 14, 2012, 11:36:48 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
Vou testar com o XFM então.

Hav0k

unread,
Feb 14, 2012, 11:43:21 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
fluxbox pra janelas, agora nao consigo achar um alternativo leve para o flash player...
Grato,

J. Tozo
     _
   °v°
  /(S)\    SLACKWARE
   ^ ^           Linux
_____________________
         because it works

"Feliz Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

Diogo Leal

unread,
Feb 14, 2012, 11:54:34 AM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com



2012/2/14 Hav0k <juni...@gmail.com>

fluxbox pra janelas, agora nao consigo achar um alternativo leve para o flash player...

html 5? =p

julio menezes

unread,
Feb 14, 2012, 12:21:00 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
Felipe,

a) veja a memoria RAM, se possivel aumente o que der. RAM faz muita diferenca na performance. Se tiver muito swap de disco fica patinando mesmo.

b) Qual a frequencia do Athlon 2000 ?


[]s
julio

Hav0k

unread,
Feb 14, 2012, 12:25:51 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
1677 mhz...


2012/2/14 julio menezes <yjme...@yahoo.com.br>



--

julio menezes

unread,
Feb 14, 2012, 12:36:36 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com

--- Em ter, 14/2/12, Hav0k <juni...@gmail.com> escreveu:

De: Hav0k <juni...@gmail.com>
Assunto: Re: [slack-users] Slack em carroças!
Para: slack-u...@googlegroups.com

Data: Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012, 15:25

1677 mhz...


Com essa frequencia da para voar baixo. Eu tenho PIII 800 rodando Gnome2.

0- RAM RAM RAM. quanto mais melhor. Isto eh crucial para evitar swap.
1- Veja se nao tem conflito de hardware, IRQ, coisas assim.
2- Placa de video. Outra coisa que prejudica desempenho.

[]s
julio

Ananias Filho

unread,
Feb 14, 2012, 1:13:24 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
Eu rodava um desses até pouco tempo atrás
512 de RAM
e video com 64Mb onboard

fiz upgrade pra 1Gb e tudo ficou bunitinho :)
o problema é que Firefox e Chromium não querem mais saber de máquinas com 1gb se for pra rodar os flash de youtube e desses sites malucos que rodam flash a milhao :(

Ananias Filho - kram3r


2012/2/14 julio menezes <yjme...@yahoo.com.br>
julio

Max

unread,
Feb 14, 2012, 1:19:40 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
2012/2/14 julio menezes <yjme...@yahoo.com.br>:

O problema da falta de RAM/ uso do swap pode ser aliviado usando
cramfs/compcache (compressed RAM block device).

Basicamente, tu cria um dispositivo de bloco que usa parte da tua
memória e, sendo compactado, tu extende a tua memória sob o custo de
um maior uso do processador quando acessar as páginas que foram
compactadas.

Numa carga de desktop, o uso do processador costuma apresentar picos
ao invés de um padrão de uso alto e contínuo e pelo que eu percebo nos
meus computadores, mal dá para notar o aumento da carga durante o
acesso às páginas compactadas.

Com o seguinte tu cria um ramdisk de 512MB e usa o mesmo como swap:
modprobe zram
printf "%d" "$((512 * 1024 * 1024))" > /sys/block/zram0/disksize
mkswap /dev/zram0
swapon /dev/zram0

OBS: Talvez tu tenha que tunar a prioridade para usar o swap em
/dev/zram0 antes do swap no disco. Olha a man page do swapon.

Tu pode ler mais sobre o cramfs na página do projeto [0] ou neste
artigo do lwn.net [1].


Outra coisa que ajuda bastante com o consumo de RAM é o mecanismo de
[kernel] same page merging (KSM), onde o gerenciador de memória do
Linux faz algo bem parecido com o que é feito com as shared libraries:
páginas de memória que compartilham o mesmo conteúdo [anônimo] são
agrupadas e acessos [anônimos] subsequentes são feitos no endereço
agrupado ao invés de alocar uma ou mais páginas com algo que já está
alocado.

Isso é particularmente útil se tu tem várias instâncias de uma mesma
aplicação (ex. várias VMs que compartilham a mesma base).

Tu ativa o KSM no sysfs mesmo:
printf "1" > /sys/kernel/mm/ksm/run

Mais detalhes sobre o KSM na documentação do kernel [2].

No que diz ao desempenho do disco, uma coisa que pode ajudar com o
tempo do carregamento dos programas é o prelink[3]; ele é bem simples:
os programas que fazem uso de bibliotecas compartilhadas têm de
localizá-las durante o carregamento, isso leva tempo. O prelink faz
com que os programas "lembrem" onde ficam estas bibliotecas, ao invés
de procurar pelas mesmas a cada inicialização.

Acho que é isso que eu lembro das coisas não óbvias...


0 - http://code.google.com/p/compcache/
1 - http://lwn.net/Articles/334649/
2 - http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux.git;a=blob_plain;f=Documentation/vm/ksm.txt;hb=HEAD
3 - http://www.gentoo.org/doc/en/prelink-howto.xml

Max

unread,
Feb 14, 2012, 1:23:45 PM2/14/12
to slack-u...@googlegroups.com
2012/2/14 Ananias Filho <kra...@gmail.com>:

> Eu rodava um desses até pouco tempo atrás
> 512 de RAM
> e video com 64Mb onboard
>
> fiz upgrade pra 1Gb e tudo ficou bunitinho :)
> o problema é que Firefox e Chromium não querem mais saber de máquinas com
> 1gb se for pra rodar os flash de youtube e desses sites malucos que rodam
> flash a milhao :(
>
> Ananias Filho - kram3r

Eu consigo ver a maioria das coisas do youtube em HTML5, tem que
acessar o http://youtube.com/html5, fazer logon e definir o cookie.
Dai flash vira coisa do passado. ;)

isb

unread,
Feb 15, 2012, 5:53:53 AM2/15/12
to Slackware Users Group - Brazil


On 14 fev, 03:00, "Felipe de Andrade Neves L." <felipe...@gmail.com>
wrote:
> Será que dá?
> Coloco a Current ou a 13.37?
>
> O PC trata-se de um Athlon XP 2000.

Athlon XP nao é tão carroça assim...
Eu tenho varias maquinas bem mais humildes rodando slackware.
Por exemplo tenho um notebook compaq pentium II 266mhz 64 RAM, estou
usando windowmaker e mozilla. Rodo ainda nele o xmms para musicas e me
atrevi a instalar o wine para jogar diablo, que funciona muito
Bem. Slackware 12.2 - o kernel eu baixei do kernel.org e recompilei
para enxugar para a maquina ta praticamente monolítico. Versão 2.6.38
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages