era realmente o tipo de partição que estava dando algum conflito que nao descobri.
mas mudando para ext3 instalou i esta rodando legal agora. testarei agora o pos instalação coisas de drivers e tudo mais.
aew rafael se quiser ajuda pra por o slack ai no seu note. estamos aqui pra isso valew..
meu slack 13 esta rodando lindo. testarei tudo depóis dou um feedback a vcs.
valew pelo apoio