Novos rumos da lista

1 view
Skip to first unread message

Ellington Santos

unread,
Mar 28, 2009, 6:25:54 PM3/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
Olá a todos!
Venho informar que depois de toda a discussão novas regras serão
aplicadas à lista.
Teremos mensagem liberada para todos os usuários já existentes. Os
novos usuários entrarão moderados e, de acordo com a participação
deles, serão liberados para mensagens diretas à lista.
Ativamente temos trabalhando na moderação o RedHate, o SuperGrilo e eu.
O usuário que der uma pisada na bola será advertido por até 3 vezes e
receberá um ban de uma semana. Desta forma esperamos manter o nível da
lista o mais alto possível.
Recomendamos a leitura de http://www.istf.com.br/perguntas/ .

Agradeço a participação de todos e...

Keep slackin'g!

--
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
.: Ellington "NecroPresto" Santos :.
- Slackware User -
e-mail / msn / jabber / gtalk:
ellingt...@gmail.com
necro...@gmail.com

lpax

unread,
Mar 28, 2009, 8:38:37 PM3/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
De acordo!!!

lpax

2009/3/28 Ellington Santos <necro...@gmail.com>

Artur Cordeiro

unread,
Mar 28, 2009, 8:46:31 PM3/28/09
to slack-u...@googlegroups.com
Concordo!!!

lpax escreveu:

Nicholas André

unread,
Mar 28, 2009, 10:01:09 PM3/28/09
to slack-u...@googlegroups.com

Contando que melhore a lista, estou de acordo =]

2009/3/28 Artur Cordeiro <arturco...@gmail.com>



--
Nícholas André

Blog : ioadvanced.blogspot.com

alex...@nautae.eti.br

unread,
Mar 29, 2009, 9:08:10 AM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
> Olá a todos!
> Venho informar que depois de toda a discussão novas regras serão
> aplicadas à lista.
> Teremos mensagem liberada para todos os usuários já existentes. Os
> novos usuários entrarão moderados e, de acordo com a participação
> deles, serão liberados para mensagens diretas à lista.
> Ativamente temos trabalhando na moderação o RedHate, o SuperGrilo e eu.
> O usuário que der uma pisada na bola será advertido por até 3 vezes e
> receberá um ban de uma semana. Desta forma esperamos manter o nível da
> lista o mais alto possível.
> Recomendamos a leitura de http://www.istf.com.br/perguntas/ .
> Agradeço a participação de todos e...
> Keep slackin'g!

Quais são os termos para "de acordo com a participação deles"?

Já que o Supergrilo e o RedHate vão aplicar suas sabedorias sobre os
novos usuários, seria legal a gente saber as regras para avisar aos
nossos amigos que possam querer participar da GUS.

abs
AlexanDER

----------------------------------------------------------------
This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.

alex...@nautae.eti.br

unread,
Mar 29, 2009, 9:54:25 AM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
> novos usuários entrarão moderados e, de acordo com a participação
> deles, serão liberados para mensagens diretas à lista.

Só para reforçar minha mensagem anterior e tentar tirar o aspecto irônico:

Esse negócio de moderar usuários que exageram sempre existiu.

O que muda exatamente para os novos usuários?

Ellington Santos

unread,
Mar 29, 2009, 10:32:04 AM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
2009/3/29 <alex...@nautae.eti.br>:
A premissa será bem simples:
TODOS os spammers entram já enviando msgs lixo. Logo, serão removidos
sem nem os senhores tomarem conhecimento.
Quanto aos novos usuários sérios, geralmente eles entram fazendo
perguntas e podemos direcioná-los para os rumos da lista apresentando
a forma correta de se perguntar e tudo mais, sem ecos para a lista.
E confirmada a colaboração deste novo usuário, podemos liberá-lo para
postagem direta.

Simples assim!

SOURBOY

unread,
Mar 29, 2009, 10:44:52 AM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
legal
__________________________________________________
Faça ligações para outros computadores com o novo Yahoo! Messenger
http://br.beta.messenger.yahoo.com/

Diego Damasceno

unread,
Mar 29, 2009, 10:47:58 AM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
É uma excelente medida!

Administro um grupo de emails direcionado a divulgaćão de eventos sobre TI e oportunidades de emprego no meu estado e a um tempo atras quase que ele vira um "mercado livre"... estavam querendo vender pcs por ele... até ai tudo bem... pois eles resaltavam que em caso de interesse era só responder em PVT... mas aew apareceu um maluco querendo vender uma placa de video(!?!?!?!?).. pows... ai tá querendo zuar!!!

[ MUAMBEIRO DETECTED ]

Dei um tiro de aviso... e pararam... acredito que um "estado probatório" na lista seria muito bom, pois filtraria possiveis spammers no grupo.

--

Att.

Carlos Diego Nascimento Damasceno

Bacharelando em Ciência da Computação - UFPA - Universidade Federal do Pará
Bacheloring in Computing Science - UFPA - Pará's Federal University

Linux User - #481539

>> br.Blackle.com - Poupar energia, uma busca de cada vez <<

psmatias

unread,
Mar 29, 2009, 12:32:06 PM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
De acordo, inclusive tenho este procedimento em grupos que modero.



--
*************************************************************
                Paulo Sergio Bichara Matias
                   cel - ( 055 11)  9873-7783

skype - psmatias_saude
msn - psma...@gmail.com
yahoo - psmatias_saude
icq - 155787792
aim - psma...@aim.com
http://psmatias.blogspot.com
http://psmatias.multiply.com/
http://twitter.com/psmatias
http://psmatias.posterous.com/
http://mostrecent.net/java
Linux user # 313451      

*************************************************************

2009/3/29 Diego Damasceno <damasce...@gmail.com>

alex...@nautae.eti.br

unread,
Mar 29, 2009, 1:26:33 PM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
> A premissa será bem simples:
> TODOS os spammers entram já enviando msgs lixo. Logo, serão removidos
> sem nem os senhores tomarem conhecimento.
> Quanto aos novos usuários sérios, geralmente eles entram fazendo
> perguntas e podemos direcioná-los para os rumos da lista apresentando
> a forma correta de se perguntar e tudo mais, sem ecos para a lista.
> E confirmada a colaboração deste novo usuário, podemos liberá-lo para
> postagem direta.
> Simples assim!

Amé[m|n].

Finalmente uma atitude sem espetáculo de autoridade...

Ainda não concordo com o jeito de "iniciar" o usuário na lista. Não
porque acho que está errado, mas porque ainda não sei como isso vai
acontecer.

ÓBVIO que vender coisas, postar correntes, etc, na lista é absurdo.
Acho que todos os que moderam listas e apoiaram uma moderação rigorosa
CONFUNDIRAM absurdamente isso. A GUS não é uma lista de eletrônica da
escola técnica nem uma lista de discussão da turma de redes da
faculdade.

Existe um abismo entre vender a geladeira e perguntar como configurar
o teclado.

Quer um exemplo imediato?

Eu vou postar daqui a pouco uma mensagem sobre o problema com o
microfone do meu notebook.

Por si só o problema é banal. De imediato o que as pessoas pensariam
seria: que cara burro, não sabe configurar o mixer do computador. Esse
tipo de gente deveria procurar no Google antes.

No caso de uma moderação rigorosa demais, você, o Supergrilo, o
ÓdioVermelho e o AlgumaCoisaMorta, poderiam simplesmente, por
ignorância no assunto, remover minha mensagem.

Mas... só há como resolver meu problema aplicando um patch no driver
Alsa, algo longe de ser trivial para a maioria das pessoas, embora a
pergunta por si só seja banal.

A boa alma que me ajudou (a única que possui um problema igual ao
meu), após um sem número de mensagens, conseguiu descobrir a solução
alterando a configuração da pinagem (!!!!!!) da placa de som no driver
Alsa.

Um microfone não merece nenhum estudo e uma resposta direta e fácil
para esse caso não é nenhum grande favor. A boa alma em questão não me
moderou ou me mandou procurar no Google, ele simplesmente me deu a
solução pronta.

Como vocês lidariam com isso?

A minha mensagem sobre o assunto simplesmente dizia que eu não
conseguia fazer o microfone do meu notebook funcionar...

Talvez um novo usuário com esse problema tivesse a desagradável
sensação de que o pessoal do GUS se acha bom demais. E na descoberta
da solução acreditasse que na verdade somos apenas arrogantes e
ignorantes.

E, alguém aqui teria a cara-de-pau de dizer que antes de entrar na
primeira lista de discussão sobre Linux não saiu logo postando uma
dúvida que talvez poderia encontrar resposta em outro lugar?

E estamos todos aqui.

Ainda desconfio desse negócio de "seriedade", afinal "seriedade" é
muito vago, depende de quem julga.

Mas ao menos acabaram as atitudes de Cavaleiro do Zodíaco. Isso já é
um alívio.

Eu estaria pouco ligando se não fosse a GUS. A GUS é uma lista muito
importante, tem gente daqui que mantém partes da distribuição que nós
acostumamos a adorar.

Não tem cabimento virar um setor burocrático barato, cheio de
"otoridades" dizendo quem é sério ou não. A GUS não é um setor de RH
nem um Help Desk.

Aliás, seriedade é tão vago que nos acostumamos a usar um sistema que
tem um pinguim como símbolo, onde uma das listas é moderada pelo
Supergrilo, pelo ÓdioVermelho e pelo AlgumaCoisaMorta, que tem um
navegador que se chama Lontra de Gelo (que é uma modificação do Raposa
de Fogo) e que mostra frases de para-choque de caminhão ao logar.

Espero que ninguém caia na tentação de exercer poder só porque o tem,
nem se leve a sério na hora de julgar a seriedade dos outros.

Ser sério é muito vago.

PS: Eu pensei em perder um tempo da minha vida reclamando por causa
das minhas mensagens que foram censuradas por vocês. Eu estou aqui há
muito tempo, sou do tempo do Slackware 7.0, acompanho essa lista há
muito tempo, do tempo em que o Piter Punk ainda respondia mensagens
sobre como configurar o scroll do mouse. Eu pensei que a "nova"
moderação estavam seguindo o caminho mais óbvio e desprezível da
tirania. A GUS poderia estar virando uma micro China e ainda se
achando a coisa mais incrível do mundo, e ainda se dizendo sobre
Software Livre. Mas eu fui debochado em alguns momentos e isso poderia
inflamar alguns maus ânimos da lista (eles sempre existem). Ok então.
Mas não posso deixar de assinalar que o que fizeram foi errado.
Protestar é um direito em qualquer espaço que se diga livre. O
contrário disso é pura hipocrisia
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrisia).

Gilberto F da Silva

unread,
Mar 29, 2009, 6:03:52 PM3/29/09
to slack-u...@googlegroups.com
-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

Ellington Santos wrote:
> Olá a todos!
> Venho informar que depois de toda a discussão novas regras serão
> aplicadas à lista.
> Teremos mensagem liberada para todos os usuários já existentes. Os
> novos usuários entrarão moderados e, de acordo com a participação
> deles, serão liberados para mensagens diretas à lista.
> Ativamente temos trabalhando na moderação o RedHate, o SuperGrilo e eu.
> O usuário que der uma pisada na bola será advertido por até 3 vezes e
> receberá um ban de uma semana. Desta forma esperamos manter o nível da
> lista o mais alto possível.
> Recomendamos a leitura de http://www.istf.com.br/perguntas/ .

Pareceu-me razoável ao invés de tratar todo mundo como adolescente
irresponsável.


-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.4.9 (MingW32)
Comment: +---------------------------------------+
Comment: ! Gilberto F da Silva - ICQ 136.782.571 !
Comment: ! msn gfs...@gmx.net - yahoo gfs1989 !
Comment: +---------------------------------------+
Comment: Using GnuPG with Netscape - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAknP8EgACgkQJxugWtMhGw5IHgCg16jds8XBsZFZVMIN3paS6vIZ
QIIAnA8Et8zfDqRXHWYG9wC2p1yUt/c5
=Bupl
-----END PGP SIGNATURE-----

Richard

unread,
Mar 30, 2009, 7:58:19 AM3/30/09
to Slackware Users Group - Brazil

Messias Bittencourt

unread,
Mar 30, 2009, 2:05:40 PM3/30/09
to Slackware Users Group - Brazil
Olá,

Que tal se as regras da comunidade passarem a ser decididas em
conjunto?


Com relação a votação aberta, pode-se criar uma Thread, nome
[ VOTAÇÃO ] Tema (é apenas um exemplo)
Onde Apenas votos de pessoas com mais do que uma determinada data
possam participar.

Com data de inicio/término da votação. Vota quem quer.

Assim, a lista caminharia focada na comunidade e não na moderação.

E a moderação faria seu papel, que é assegurar que as normas (agora,
talvez, decididas em comunidade) sejam aplicadas.

(apenas idéias para os novos rumos da lista)

Ellington Santos

unread,
Mar 30, 2009, 2:13:27 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Messias,

Já está em implementação um modelo mais liberal de mensagens... Como
vc mesmo já leu na thread, TODOS (exceto os novos usuários) podem
postar mensagens na lista! Isso é ótimo para resolver os problemas de
mensagens repetidas e torna a lista mais dinâmica.
O nosso trabalho de moderação será em controlar o nível das respostas
(nada de troll, ou RTFM, ou google...) e não permitir que e-mail
off-topic (spam, p0rn, venda de viagra, etc) cheguem a lista.
Caso alguém dê um deslize (tipo dê mole e envie um broadcast do hi5
por exemplo) leva uma advertência (entenda como notificação). Caso
isso se repita por 3 vezes, ban de uma semana.
Essa não é uma punição! É apenas uma forma de controlar a qualidade da lista!
Temos q ter regras e tudo o q estamos fazendo não trará mal a ninguém
que utiliza a lista da forma correta!
Eu mesmo assumo q respondo pouco as perguntas da lista... Vou fazer o
maior esforço possível pra poder ajudar quem eu puder.
Depois de todas essas alteração vc acha que ainda é necessária mais
alguma? Dê suas sugestões!

2009/3/30 Messias Bittencourt <mess...@gmail.com>:
ellingt...@gmail.com
necro...@gmail.com

Messias Bittencourt

unread,
Mar 30, 2009, 2:16:16 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Ellington,

Essa é uma sugestão, que na verdade... não tinha nada a ver com novos usuários e novas mensagens ou mensagens repetidas.
Digo isso, para quando surgirem idéias para serem adicionadas regras a lista. Uma forma de votação "mais democrática", assim todos participarão.

2009/3/30 Ellington Santos <necro...@gmail.com>



--
Um Abraço,
Messias Bittencourt

Ellington Santos

unread,
Mar 30, 2009, 2:19:41 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Concordo! Democracia eh ótimo! Vc acha q devemos fazer uma votação com
relação a esses novas regras q já estão em prática? ou são simples
demais pra exigir isso?

2009/3/30 Messias Bittencourt <mess...@gmail.com>:

Messias Bittencourt

unread,
Mar 30, 2009, 2:21:18 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Acho que nada é simples demais que não mereça a atenção de quem quer participar.

Caso ninguém responda ás enquetes, significa que a "massa" vai continuar a ser uma "massa burra", pois não vai aproveitar do seu direito de opinar.

Mas ai é com vocês, eu sou novo aqui, já já eu estou como o CHATO da lista... hehehe

2009/3/30 Ellington Santos <necro...@gmail.com>

alex...@nautae.eti.br

unread,
Mar 30, 2009, 2:40:20 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Olá Ellington, Fábio e Luiz.

Antes de mais nada, vocês são os únicos moderadores da lista?

O que os outros têm a dizer sobre isso tudo? E não pergunto a vocês
três, pergunto aos outros moderadores.

Seja o que for, ficou claro que vocês incomodaram muito porque
pareceram impor autoridade pelo prazer que há em se fazer isso.

Eu imploro, sério, que vocês reflitam sobre isso pois é uma atitude
velha de morrer no mundo e que é devastadora.

Não ficou claro para ninguém o que mudou no perfil da moderação.

A única coisa que ficou clara foi a frase "lei do cão" emitida pelo
Fábio e isso está se propagando além da conta.

Acho que seria bom explicar o que mudou em relação ao que era a
moderação anterior, para acalmar e, sim, discutir se isso vale a pena.
Até onde acompanhei, dos 1800 usuários, nem 10 escolheram que o melhor
é tornar tudo mais rigoroso.

O que vocês têm feito agora, de maneira desastrada, é acentuar os
ânimos impondo mais regras.

Ellington Santos

unread,
Mar 30, 2009, 2:42:43 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Acompanhe a thread [votação]. Queremos que as regras fiquem bem claras
e que todos saibam q os moderadores não são donos da verdade e nem
querem dominar o mundo... ;)
Vamos arregaçar as mangas e trabalhar pelo melhor para toda a comunidade.

2009/3/30 <alex...@nautae.eti.br>:

Messias Bittencourt

unread,
Mar 30, 2009, 2:45:39 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Eu gostei da atitude.

A princípio Alexander, pelo que entendi(me corrijam ai se estiver errado), toda e qualquer nova regra será votada pela comunidade e posta em prática pelos moderadores.

E essa nova thread, votação, foi criada justamente perguntando a opinião (de forma objetiva) sobre algumas das novas regras para a comunidade, que deverão ser verificadas pela equipe de moderação. Dando assim a oportunidade de deixar com que a comunidade decida(o GRUPO decida) e os moderadores apliquem, o que, a princípio é a real idéia de uma comunidade e de moderadores.

2009/3/30 Ellington Santos <necro...@gmail.com>

Messias Bittencourt

unread,
Mar 30, 2009, 3:11:34 PM3/30/09
to slack-u...@googlegroups.com
Alexander,

Como vc comentou na outra thread (apesar de la ser apenas uma votação).

Eu acredito que, tudo parte do básico, para o avançado, e não ao contrário, acho interessante começarmos pelo básico das regras da lista, pois a principio seria tudo moderado, depois voltaram atraz e agora a lista está decidindo como fazer com o "básico" que é a base de tudo.

E pelo que entendi, a medida que a lista sentir a necessidade, novas regras vão surgir, e novas votações para efetivar ou não tais regras.

Não adianta querermos decidir agora as formas de penalização para as "infrações" sem definir o básico do básico.

Mas é como você disso, lá é o básico, porém, vale a formalização de que a lista está de acordo com o que está sendo feito, para que só depois, sejam efetivadas as "novas normas" da lista.

Mas a idéia é que... toda e qualquer "nova regra" seja feita a enquente e a lista participe de sua decisão.

Caso tenha idéias sobre regras que devem ser adicionadas à lista, entra em contato com os moderadores, que eles formalizaram a nova enquente e a comunidade decide qual rumo tomar. (eu acho)

2009/3/30 Messias Bittencourt <mess...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages