top vmstat ps -aux

Jorge Barros de Abreu

to slack-u...@googlegroups.com
Olá.

Estou fazendo um monitoramento de uma cpu
para fins de verificar se ela aguenta bem
o movimento do dia a dia. Estou usando os
comandos acima.

?Existe algum outro comando adicional que
estou esquecendo e que seria útil nesse caso?

Obrigado.

--
Data Estelar 2458480,778461
http://sites.google.com/site/ficmatinf

Ellington Santos

to Slackware Users Group - Brazil
Esses dados todos vc pode pegar com o sar.

--
GUS-BR - Grupo de Usuários de Slackware Brasil
http://www.slackwarebrasil.org/

Antes de perguntar:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-elaborar-perguntas-para-listas-de-discussao

slack-users-b...@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Slackware Users Group - Brazil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para slack-users-b...@googlegroups.com.

Jorge Barros de Abreu

to slack-u...@googlegroups.com
On Fri, Dec 28, 2018 at 03:36:26PM -0200, Ellington Santos wrote:
> Esses dados todos vc pode pegar com o sar.

Oi Ellington.

Seguindo sua dica encontrei os comando abaixo:

sadf, mpstat, iostat, pidstat, nfsiostat, cifsiostat

Não me lembro onde mas achei também o ng-stress mas este último
não é nativo.

Meu objetivo era diagnosticar uns travamentos que andavam acontecendo
mas ao ativar as ferramentas de monitoramento o problema desaparece.

Obrigado Ellington.
Um Flis ano novo a todos.

--
Data Estelar 2458481,851030

Ananias Filho

to slack-u...@googlegroups.com
Jorge, bom dia!
quando tenho problemas de travamento sempre vou pelo caminho do minitoramento dos Logs.
Por exemplo, o que iniciou o travamento da máquina?
Se foi após uma aplicação web, coloco modo debug no servidor web e no interpretador/linguagem. Seja ela java, php, python, etc.
Se foi no banco de dados, debug no mysql ou postgres.
Um lance legal que você pode fazer, é:
zabbix monitorando cpu e memória e o uso das aplicações.
Muitas vezes há alguma aplicação que quando chama determinada função, acaba excedendo o limite de cpu da máquina e a mesma acaba travanado.
Outra coisa legal, não sei se você conheçe, uso o Graylog para envio dos logs de aplicações. Mesmo que a máquina trave, geralmente algum log é enviado para o graylog e consigo ter esse registro para futuro monitoramento. Ou seja, se o tipo de log aparecer no Graylog, ele enviar/emitir um alerta para a equipe de monitoramento e suporte.

TOP, PS , etc te ajudam no momento em que a coisa acontece, mas na maioria das vezes as coisas acontecem justamente quando você não está de olho.
Se precisar de alguma juda vai postando que tentamos te ajudar! tem o grupo no telegram tb: https://t.me/slackshowbr

Ananias Filho - kram3r