NEC D78F0828A ajuda para Ler/Gravar ou Substituir

Reinaldo Alves Fagundes

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá pessoal,

estou tento um grande fluxo em laboratório de um painel da S10 antigo
que por descuido dos mecânicos queima o processador que é um NEC
D78F0828A, e eu precisaria conseguir

Ler o firmware dele (um funcionando claro) e gravar em outro zero para
substituir se isso for possível
ou
Substituir o chip que é considerado obsoleto pela renessas por um
compatível pino a pino e reprogramar o garoto

o problema é esse chip em específico não consigo localizar informações
sobre ele, achei até o seus datasheet e alguma outra coisa mas é muito
pouco e bem diferente, por exemplo na lista de mcu suportados pelos
gravadores ele não aparece, somente aparecendo em um gravador de alto
desempenho..

gostaria de se possível uma luz de como proceder para ler/gravar esse
cara, pois mesmo que seja impossível copiar o programa para manutenção,
eu teria que fazer outro do zero mesmo que parcialmente e ainda não
tenho experiência com os sistemas da renessas/nec

obrigado a todos

Feliz dia das crianças... :)

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Reinaldo,
Sem querer jogar areia na farofa, mas o 78K0 não tem comando de leitura da flash interna, mesmo se você tiver um PG-FP4 ou 5 (que eu tenho), no máximo consegue verificar o que está gravado se tiver o programa original em mãos.

image.png

[]s,
André M de Oliveira

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Alan C. Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Boa noite André,

pelo que vi no datasheet tem versões que não tem flash né? Só ROM
(Mask ROM), igual os PDAs Palm antigos.

André, exibe algum V850 hoje que poderia rodar o código deste chip aí?

O menino tá desesperado:

https://community.renesas.com/mcu-mpu/rl78/f/rl78-forum/28909/d78f0828a-b-pin-2-pin-compatible-or-78k-substitute

Vamos ajudá-lo! Rs

BR,

Alan
> https://groups.google.com/d/msgid/sis_embarcados/CAJneuJBN5-Gqm8MTAgYG7G%3DFS7TCwNCpQ-UuB9DbpD2gxWXXZQ%40mail.gmail.com.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alan,
Sim, mas esse item é com memória flash, tem o F no meio. O problema é que o datasheet desses itens automotivos não fica na web.
Na verdade o replacement seria um RL78, até o compilador dá para usar o mesmo, mas ele não tem o código fonte...
O bom é que programar o RL78 é mais fácil que cair e quebrar um braço!

[]s,
André M de Oliveira

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Respondi lá na comunidade, mas vamos na língua do Camões que é mais fácil!

Para começar, vai precisar do e2studio, usa o compilador da Renesas mesmo,o CC-RL (grátis para até 64k de código).

Você precisa criar uma conta no MyRenesas para baixar a ferramenta, mas acho que já tem uma conta, correto?

O item recomendado para você seria o RL78/D1A, mas vai ser meio complicado achar um kit dele, item automotivo é foda!

Tenta achar com alguém um kit do RL78/L1x (onde x pode ser 2, 3 ou A). Acho que o mais comum é o L1A.

E é isso.

[]s,
André M de Oliveira

Alain Mouette

to sis_emb...@googlegroups.com

On 10/11/22 18:44, André Oliveira wrote:
> O bom é que programar o RL78 é mais fácil que cair e quebrar um braço!

O André marqueteiro de sempre...

Pelo menos agora a Renesas deve estar até com prazo de entrega menor que
os outros :)

kkk
Alain

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alain,
A gente precisa comprar o leitinho das crianças!
E sim, a Renesas está com um prazo muito bom! Toda semana eu viro um projeto da concorrência para Renesas por causa disso.

Mas em minha defesa, o RL78 tem uma ferramenta de configuração que é excelente, gera o código em C para todos os periféricos, é só entender as chamadas e sair capinando na aplicação!
Meu recorde para fazer um led piscar com um RL78/G13 foi 46 segundos! Fiquei muito triste que não foi 42...

[]s,
André M de Oliveira
[...]

Alan C. Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
André,

Aproveitando a oportunidade:

Tem alguma possibilidade da Renesas adotar RISC-V também?

Vi que lançaram um processador dedicado pra rede (linha RZ/Five) e um
MCU RISC-V para controle de motor: R9A02G020.

Eu acho interessante os chips da Renesas seguirem uma arquitetura
própria e espero que a Renesas continue focando neles, mas como vocês
têm umas linhas com ARM, seria interessante ter uma linha com RISC-V
também né?

BR,

Alan

On 10/11/22, André Oliveira <andre...@gmail.com> wrote:
> https://groups.google.com/d/msgid/sis_embarcados/CAJneuJChu8FjXDLQJc%3DF%2B0c4qgZN5GTA9AoyH4RHi9BdjzToXg%40mail.gmail.com.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Alain,
Honestamente, eu ainda não sei qual vai ser o futuro do RISC-V em MCU, o RZ/Five é uma MPU, e o item de controle de motores é um ASSP. então, não vai fazer nada além de controlar o motor [rs].
Eu não estou envolvido com nada para o RISC-V no momento, meu pouco conhecimento sobre o assunto me diz que ainda vai levar um tempo para termos uma MCU de uso geral com ele.

[]s,
André M de Oliveira

Reinaldo Fagundes

to sis_emb...@googlegroups.com
Opa obrigado a todos,

Como sempre o conhecimento do pessoal aqui é incrível

E André tá de parabéns no marketing tb rsrsrs

Estava olhando os rl78/d1a como indicado e infelizmente ele não poderia ser usado no lugar do 78K pois é para uma operação de manutenção onde não tenho como trocar o projeto do equipamento em questão,

Existe alguma forma de programar e gravar o indivíduo em questão 78k0828A
Pois já estou vendo que a manutenção só será possível se eu refizer um firmware para operar a placa, como a mesma não envolve controles dos sistemas do veículo e é relativamente antiga pois não utiliza nem comunicação CAN

A outra opção envolve muitos fios ou uma solução que deixou o Alan assustado com o poder da mente geradora de recursos técnicos.

Ps: o problema ocorre porque quando fazem uma manutenção específica no carro e desconectam um cabo de massa da lataria o sistema de partida fica sem um ponto de ground adequado, aí no ato da partida a corrente passa por dentro da PCB do painel, onde tem um ground que entra no circuito e sai em um pino somente como referência de “conectado” e aí as trilhas de ground e por certas vezes os mcu entram em curto..
O legal é que literalmente as trilhas entre esse pino dessa referência e o ground funcionam como fusíveis e ficam lindas….

O que passei para os técnicos foram algumas proteções para adicionar nas placas que sofrem manutenção mas não tiveram os mcu danificados, como pptcs tvs e diodos para evitar inversão de polaridade
Infelizmente é o que temos por enquanto mas de cada 10, umas 8 tem os mcu danificados….

Só semana passada recebemos 25 painéis com o problema.

De novo muitíssimo obrigado a todos pela paciência e tempo dedicados

Enviado do meu iPhone

Em 11 de out. de 2022, à(s) 19:56, André Oliveira <andre...@gmail.com> escreveu:

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Reinaldo,
A primeira coisa que precisa ver é se vai conseguir comprar esse micro, como ele é automotivo e não recomendado para novos designs, não vai ser um item de prateleira.
Já encontrou para vender em algum lugar?

[]s,
André M de Oliveira

Reinaldo Fagundes

to sis_emb...@googlegroups.com
Pois é André...

eu consegui alguns fornecedores para poucos chips (DIGIKEY, etc..)
e alguns fornecedores chineses, mas tudo pouca quantidade disponível, porém acredito que usarei uma quantidade significativa do microcontrolador...

A outra saída infelizmente é um aparato técnico para substituir o mesmo por outro micro, ou uma pcb de suporte para a troca etc...
ou em último caso realmente tratar como inutilizado o equipamento :(

Reinaldo A. Fagundes.

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Reinaldo,
Como eu disse, se trata de um item automotivo, não é um item fácil de achar.
Mas se for enveredar por esses caminhos, eu tenho ferramentas aqui que posso mandar para você, o problema é a receita encrespar e cobrar os olhos da cara em impostos!

image.png

image.png

[]s,
André M de Oliveira

Reinaldo Fagundes

to sis_emb...@googlegroups.com
Opa André fico muito agradecido a disposição

Vc poderia mandar um contato ou enviar um WhatsApp pra mim +55 62 99363-6196 e combinamos

Quanto aos impostos já faz algum tempo que tudo que trazemos tem um valor máximo de 190,00 de taxação mais os 15 contos do correios, não sei se é só comigo mas está ocorrendo assim.

Vou ter que dar reprogramar isso mesmo a outra saída é uma gambiarra muito feia.

Abraços

Enviado do meu iPhone

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Reinaldo,
Te mandei uma mensagem, número final 2719.

[]s,
André M de Oliveira