Qual o ESP mais popular da família Espressif?

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com
Prezados e Prezadas,

Sou usuário do Arduino há alguns anos em projetos de automação em
laboratório.

Nessa semana fiz os primeiros testes com a placa ESP8266 com o objetivo
de oferecer conectividade wifi para o Arduino.

Fiquei tentando fazer comunicação com comandos AT usando uma ESP8266
(AI-Cloud Inside, com led azul e vermelho) e um Arduino UNO, mas não
consegui.

Um amigo emprestou outro modelo da ESP8266 (sem leds) e finalmente
consegui estabelecer a comunicação.

Talvez seja uma dificuldade de iniciante, mas tive a impressão de uma
certa falta de "padronização" nas informações dos projetos que encontrei.

Por isso resolvi perguntar na lista qual ou quais modelos de placas da
família ESP que, na sua opinião, já conquistaram maior popularidade
entre os usuários makers.

Não estou procurando o modelo mais moderno e com mais recursos.

Mas o mais acessível para comprar, que possa ser programada com a IDE do
Arduino, com maior número de usuários e consequentemente com muitas
perguntas já respondidas para facilitar a vida de um iniciante. ;-)

Obrigado,

Markos

www.c2o.pro.br

Marcio Montenegro

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá Markus,
Eu não sei se atende seus requisitos : ESP RAINMAKER · Harness the Power of Cloud for Your Business (espressif.com) . Usei o Rainmaker e me atendeu bem. Inclusive pode usar o Rainmaker como um projeto Arduino. Não é necessário instalar ESP-IDF.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Ismaelteodoro teodoro

to sis_emb...@googlegroups.com
tem muito material do ESP01
da uma olhada nesse link

Lucas Vinicius Hartmann

to sis_emb...@googlegroups.com
De modo geral, esquece o arduino. Um ESP32 é muito mais rápido, flexível e barato que a maioria dos arduinos, especialmente os baseados em AVR/ATMEGA. Mesmo não sendo um arduino você ainda pode programar no mesmo esquema de setup/loop, e ter excelente compatibilidade.

ESP8266 já é obsoleto, em especial o módulo ESP01 que o pessoal geralmente usa como um modem AT pra wifi. Começar qualquer coisa com ele agora é desperdício de esforço. Falo por experiência... O ESP01 tem tão pouca flash (512KB~1MB) que não suporta bem as versões novas do SDK, upload pela wifi, nem as bibliotecas de HTTPS. Os módulos com 4MB ou mais até funcionam, mas não recomendo.

--
Lucas Vinicius Hartmann

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Helio coragem

to sis_embarcados
Olá Markos,

Vc pode tentar tambem com o Sonoff que seria parecido com o ESP01, mas com um rele e botão.
Basta atualizar o software.
Veja:

Dá para se divertir muito e fazer coisas interessantes.

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Ismael,

Obrigado pela dica.

Um material bem didático.

[...]

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Marcio,

Passei os olhos no site mas confesso que fiquei confuso.

Seria uma IDE mais sofisticada do que a IDE do Arduino?

Obrigado,

Markos

[...]

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Lucas,

Por favor, qual seria o firmware mais adequado para atualizar o ESP01 (AI-Cloud Inside) apenas para usar os comandos AT?

Obrigado,

Markos

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Helio,

Muito interessante. Não conhecia.

Saberia me dizer se teria alguma entrada analógica no ESP desse produto?

Obrigado,

Markos

[...]

Marcio Montenegro

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá Markos,
Vou mandar imagens fica mais fácil entender.
Essas capturas são da aplicação ESP RainMaker rodando no seu celular.
Para aprender, criei 2 devices : RAK switch e Luminaria FML.
Os 2 devices estão em um projeto exemplo de  Arduino para ESP RainMaker.
Basta instalar o ESP32 no seu Arduino que  um exemplo RainMaker aparece lá.
O device RAK switch apenas liga e desliga um LED no ESP32 no horário programado.
Fora do horário pode ligar ou desligar pelo aplicativo no celular.
O device Luminaria FML  controla um LED RGB instalado no ESP32.
Quando clico em  Luminaria FML no aplicativo aparece a tela para configurar a luminaria.
O RainMaker roda AWS na nuvem, mas você não precisa se preocupar com essa parte.

rmaker.png
lumi-settings.png

Raimundo Nonato Pimenta Filho

to sis_emb...@googlegroups.com
O ESP8266 tem entrada analógica, mas não está disponível nos terminais
do módulo ESP01.

https://www.microchip.ua/wireless/esp01.pdf

Olha o esquema na última página (16)
Pino 6 - ADC_IN
É um ADC de 10 Bits - 0 a 1V

E na página 11 - O leiaute.
O pino 6 está acessível, nada conectado, é só soldar... Precisa de
habilidade manual e prática com solda.
Em um ESP12 está disponível no módulo.

Num ESP32 tem um monte de ADC.

[]s

Lucas Vinicius Hartmann

to sis_emb...@googlegroups.com
O Sonoff dual r3 é legal.

Dois canais com medidor de energia, dias entradas +botão, e com esp32 processando.

[...]

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Marcio,

Obrigado pelas novidades.

É um projeto muito interessante.

Já encomendei algumas placas pra "botar o pé nesse assunto":

nodemcu v3 esp8266 cp2102

esp32 wroom doit devkit

Obrigado,

Markos

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com
Valeu Raimundo,

Já encomendei algumas placas esp32.

Vou tentar aproveitar o esp01 só pra oferecer alguma conectividade pro
Arduino.

Obrigado,

Markos

Markos

to sis_emb...@googlegroups.com

Oi Lucas,

Vi no site da Americanas (https://www.americanas.com.br/produto/5202095992) por R$107,00

Será que vale a pena comprar e tentar gravar um código diferente?

to sis_emb...@googlegroups.com
Eu tenho 3, comprados do Aliexpress. Troquei o firwmare pra usar com HomeAssistant+ESPHome.

Quando está tudo certo, gravar firmware novo pela wifi é um doce.

O único inconveniente deles é que pra gravar a primeira ves, ou quando vc errar o programa muito feio e derrubar a wifi, acessar o bootloader serial exige desmontar.

CAUTION: O "terra" do  ESP32 também é ligado direto na fase da rede elétrica. Não tem nenhum problema com ele fechado, mas abrindo pra acessar o bootloader é fácil fazer bobagem.

--
Lucas Vinicius Hartmann