Plataforma para consumir webservice HTTPS através de rede cabeada

Francis Mariano

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá pessoal, boa tarde, tudo bem?

Eu preciso desenvolver um projeto que necessita consumir um webservice HTTPS através de rede cabeada. Pelo tempo que tenho para o primeiro protótipo, decidi utilizar uma plataforma já pronta, então escolhi um Arduino Uno com Módulo Ethernet ENC28J60. Mas percebi que o Arduino Uno não possui processamento suficiente para conexões criptografadas.

Por gentileza, alguém poderia me indicar alguma plataforma que eu consiga fazer requisições em HTTPS? Eu tenho preferência em plataformas mais simples e "prontas" como arduino, raspberry, esp ou similar e de preferência também, sem a necessidade de embarcar um linux.

Caso não seja possível fazer com alguma dessas opções, qual família de microcontroladores vocês me indicariam para fazer esse tipo de requisição? Pode ser da Texas, ST ou similar.

Obrigado.

Henrique Rossi

to sis_emb...@googlegroups.com
Olá Francis,

Eu indico usar o ESP32. Tem dois exemplos prontos (um com HTTPS puro e outro usando Websocket sobre HTTPS): https://github.com/espressif/esp-idf/tree/master/examples/protocols/https_server

Att,

Henrique Rossi
Blog | LinkedIn | Twitter | Google+

skype: henrique.prossi

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Francis Mariano

to sis_emb...@googlegroups.com
Opa legal, vou dar uma olhada.

Você acha que é possível implementar com o ESP8266?

Obrigado pelo feedback.

Lucas Vinicius Hartmann

to sis_emb...@googlegroups.com
Esp32 tem hardware pra Ethernet, o 8266 não. Dá pra usar o enc28j60, mas não faria sentido.

Uma raspberry é um mais cara, mas usar Linux nela em vez de FreeRTOS nos ESP tem tendência de deixar sua vida bem mais fácil.

Alan Carvalho de Assis

to sis_emb...@googlegroups.com
Uma opção se ele quiser manter o baixo custo e ter um ambiente
Linux-like é usar o NuttX RTOS.

Temos suporte ao ESP32 e inclusive com o driver Ethernet suportado,
pode usar a nossa placa de referência:
https://github.com/apache/incubator-nuttx/tree/master/boards/xtensa/esp32/esp32-ethernet-kit

Lembrando que pra usar https você tem que usar uma lib TLS, neste caso
já tem a mbedTLS suportada:
https://github.com/apache/incubator-nuttx-apps/tree/master/crypto/mbedtls

Você só precisa juntar as pontas, aqui no Brasil já temos uma galera
boa que poderia te ajudar caso você queria suporte, alguns que me vem
à mente (desculpe se eu esquecer alguem) : Matheus Castello (tem
ótimos vídeos sobre NuttX no canal dele), Pedro Bertoleti, Cleiton
Bueno, Flávio Filho, ...

Um abraço,

Alan

On 2/14/22, Lucas Vinicius Hartmann <lucas.h...@gmail.com> wrote:
> Esp32 tem hardware pra Ethernet, o 8266 não. Dá pra usar o enc28j60, mas
> não faria sentido.
>
> Uma raspberry é um mais cara, mas usar Linux nela em vez de FreeRTOS nos
> ESP tem tendência de deixar sua vida bem mais fácil.
>
> Em seg., 14 de fev. de 2022 08:46, Francis Mariano
> <francis...@gmail.com>

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> [...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Francis,
O RA6M4 suporta o que precisa, com hardware adequado para conexões seguras:

Não é tão simples quanto usar um Arduino, mas resolve seu problema, você pode usar freeRTOS ou o Azure RTOS, que é o meu favorito.

Se quer partir de um kit para o protótipo, fáci!

[]s,
André M de Oliveira

Henrique Rossi

to sis_emb...@googlegroups.com