Cyber security

Marcio Montenegro

to sis_emb...@googlegroups.com
Pessoal, Sei que não é o foco do grupo mas talvez alguém saiba responder:
Qual o caminho das pedras para seguir carreira em cyber security?
No Brasil ou em Portugal ( se for diferente do Brasil). Muito obrigado.

Fernando Ginez da Silva

to sis_emb...@googlegroups.com
Prezado Marcio,

Cyber Security é um termo muito amplo, abrangendo segurança de redes, de aplicações (software), de infraestrutura crítica, infraestrutura em nuvem, dispositivos (ex.: IOT), dentre outros segmentos.
Você pode atuar mais na linha gerencial/consultiva ou processual, ou então de maneira mais aplicada tecnicamente. Além disso, você pode se especializar no perfil de atacante (red team), de defensor (blue team), ou um misto... Essas categorizações mudam e evoluem o tempo todo.

Independente da grande variedade de assuntos que o termo abrange, na minha humilde opinião, conhecer computação e os seus conceitos fundamentais é essencial para o sucesso na área. Conhecer sobre arquitetura de computadores, arquitetura de sistemas, sistemas operacionais, alguma linguagem de programação, redes de computadores e criptografia serão muito importantes para você se destacar na área de segurança. Depois disso existe uma série de certificações que o mercado costuma pedir, sendo a mais básica e simples a de ISO27001...

Você pode ter uma visão bem geral e resumida da área olhando materiais gratuitos na internet sobre as certificações de nível fundamental como ISO27001, Security+, Network+...

Espero ter ajudado na sua busca por um "caminho das pedras".

Abraço e boa sorte!
Fernando Ginez da Silva

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "sis_embarcados" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sis_embarcado...@googlegroups.com.

Allef Pablo Araujo

to sis_emb...@googlegroups.com
Boa noite, Márcio!

Em adição ao que o Fernando falou acima posso compartilhar contigo o que procuramos aqui na empresa quando avaliamos candidatos para as nossas vagas de device security, com foco em mobile/android. Como mencionado pelo Fernando, a área é gigante e o nosso foco aqui é pesquisar e desenvolver novas features de segurança pra celulares. Abaixo tem mais detalhes, de forma resumida.

1. Como trabalhamos nas camadas de mais baixo no celular, bootloader, kernel, trustzone, geralmente estamos sempre de olho em pessoas com backgroung de sistemas embarcados, foi assim que eu vim parar nesta empresa e nesta área. Ao longo do tempo notamos que o profissional com experiência em Linux embarcado/microcontroladores está muito mais próximo do que precisamos do que um desenvolvedor de apps.

2. Base muito boa de sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

3. Base muito boa de programação em C e aqui é importante estar muito consciente de todas as cascas de banana que a linguagem oferece para evitá-las.

4. Algum conhecimento de criptografia, basicamente saber como se usa o basico de cripto de assimétrica e simétrica, funções de hash, certificados, etc.

5. Não é obrigarório  conhecer Android, mas conhecer um pouco do sistema operacional e tecnologias relacionadas, como Java, conta pontos.

Geralmente, para conhecer estas coisas, não é necessário você ser um profissional de cybersegurança especificamente, muita gente tem todos estes conceitos, mas não se considera profissional de cybersegurança.

Vou deixar o link aqui para algumas de nossas vagas para você analisar melhor quais são os requisitos. Se quiser saber mais, fique a vontade para mandar mensagem.

Att,
Allef

[...]

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Allef,
Curiosidade, se o caboclo cumprir todos os requisitos, quanto pagam para um profissional desses?

[]s,
André M de Oliveira

Allef Pablo Araujo

to sis_emb...@googlegroups.com
Faala, André!

Minha percepção é que os salário são acima da média Br, mas obviamente todos gostariam de ganhar mais. Eu digo que eu ganho mais do que preciso e menos do que mereço, rs.

Att,
Allef

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Hahaha, Allef, essa é sempre a minha resposta também! Não precisa dizer o salário da vaga, pode ser uma média, eu só fiquei curioso porque o perfil da vaga me pareceu bem pé no chão!

[]s,
André M de Oliveira

Allef Pablo Araujo

to sis_emb...@googlegroups.com
André, sobre as médias, sem entrar na vaga específica, eu sei de devs sênior (5 - 6 anos de experiência) que ganham inicialmente cerca de 10k e o salário vai até pouco mais de 13k antes de serem promovidos ao próximo nível. Depois de sênior ainda tem outros níveis dentro da trilha de carreira técnica e pessoas muito experientes conseguem ganhar bem mais que isso com relativa tranquilidade.

Att,
Allef

--
Allef

André Oliveira

to sis_emb...@googlegroups.com
Entendi, é, não mudou muito os valores que eu sabia.
Para Campinas é um bom salário, agradeço pela informação.

[]s,
André M de Oliveira

Flavio Castro Alves Filho

to sis_emb...@googlegroups.com
Ganhar não, receber. ;-)

O junior pode até 'ganhar' ... mas um senior (6 anos é até pouco, se
for ver) ... ou pessoas muito experientes (beyond senior?? :-D) ...
recebem pelo que entregam.

Em sex., 14 de out. de 2022 às 15:58, Allef Pablo Araujo

--
Flavio de Castro Alves Filho

flavio...@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/#!/fraviofii