|
|
Com o aumento
de temperatura e umidade, formigas saem da reclusão dos ninhos para buscar
alimento na casa dos paulistanos
invasão de domicílio
por Cíntia Marcucci
Elas estão por toda parte. No
banheiro, na sala, na cozinha e até dentro do computador e do aparelho de
DVD. Quando chega esta época do ano, em que as temperaturas ainda estão
altas e as chuvas mais freqüentes, a sensação é de que a casa está tomada
por estradas de formigas.
Quanto mais se tenta seguir os caminhos,
mais parece que eles são infinitos. "As formigas urbanas, que aparecem
dentro de casa, instalam-se em frestas atrás dos azulejos e dos pisos e
também dentro de eletrodomésticos, por serem locais escuros e mais
quentes", explica Ana Eugênia de Carvalho Campos, pesquisadora científica
do Instituto Biológico de São Paulo, especialista em formigas.
"Diferentemente das espécies de jardim, como as saúvas, as urbanas possuem
várias rainhas em seu ninho. E, por conta disso, podem migrar de um local
para o outro ou dividir a colônia com facilidade."
É um dos motivos
pelos quais é tão difícil dar um fim nas bichinhas. A sensação de que as
formigas aparecem e desaparecem de casa, porém, é equivocada. Elas estão
sempre por ali, mas saem com maior freqüência durante os meses de calor
para armazenar comida para o inverno -exatamente como na fábula da formiga
e da cigarra.
Só que, ao contrário do inseto da fábula, as formigas
urbanas não curtem muito essa coisa de comer folhas. Uma das principais
diferenças entre as formigas que vivem nas plantações e áreas externas e
as que entram em casa é a alimentação: as primeiras transformam, dentro do
formigueiro, material vegetal em fungo e comem isso. "As outras são
doceiras ou carnívoras, comem alimentos que contêm açúcar e glicose e
também outros insetos", explica Edvaldo Antônio dos Santos, técnico do
setor de répteis do Zoológico de São Paulo, onde fica o sauveiro,
formigueiro de saúvas.
Isso explica elas aparecerem também no
banheiro, já que se alimentam dos restos de pele que se soltam durante o
banho e ficam por ali.
A maior parte das formigas "domésticas" não
é venenosa nem causa perigo dentro de casa. Mas podem fazer estragos em
hospitais e restaurantes industriais e até causar a contaminação de
alimentos e ambientes por carregarem consigo bactérias. É por conta desse
incômodo (causados aos humanos) que as formigas são consideradas pragas
urbanas.
Acabar com elas não é muito fácil. "O melhor método são as
iscas, que não fazem mal para os mamíferos e que as operárias, ao
carregarem para dentro dos ninhos, contaminam aos poucos as outras
formigas que não saem de lá", ensina Ana Eugênia. A especialista completa
que inseticidas só matam as formigas visíveis, que não são nem 5% da
população real de uma colônia.
Outro método é usar uma solução de
água com detergente (meio a meio) e injetar com uma seringa em cada ponto
onde há foco de formigas. O detergente tira a camada natural de cera do
corpo do inseto, que morre por desidratação. É até um pouco cruel, mas
pode ajudar a tirar os pontos pretos do açucareiro e da decoração da casa.
Texto
Anterior | Próximo
Texto | Índice
|