Todos os dias designers criam novos modo de se ver um objeto antigo. Nos últimos anos, muitos passaram a fazer tais criações com o meio ambiente em mente. Você conhece o processo upcycle de reutilizar materiais? É uma maneira de fazer reaproveitar um item para outra função sem alterar suas principais características.
Juntamos 16 exemplos de upcycles decorativos super criativos e interessantes:
A empresa alemã Lockengeloet fez uso dos esquecidos barris de óleo, e os transformou em recipientes com inúmeras possibilidades. Com a ajuda de um abridor de lata especial, duas cordas de violão e dois ímãs, o barril vira um lindo (e um tanto quanto caro) item decorativo.
Feito por Angela Missoni, o Miss Dondola é um colorido balanço feito a partir das aduelas de barris de madeira conectados por meio de cordas. O projeto de Missoni faz parte de uma iniciativa da organização reabilitadora San Patrignano para dar uma vida nova à madeira, assim como a organização busca dar uma vida nova aqueles que precisam.
Kathi Borrego é uma artista especializada em metal reciclado. A partir da porta traseira quebrada da caçamba de uma picape velha que seu pai havia a presenteado, Kathi e seu marido, um carpinteiro, trabalharam juntos para fazer um banco de madeira com os materiais que eles tinham disponíveis em casa. Como Kathi diz "Reutilize primeiro, recicle depois".
Este item decorativo é uma produção nacional. Bem, mais ou menos. Vilma Farrell foi jornalista durante muitos anos no Brasil e agora é uma dona de casa e artesã vivendo em Nova Iorque. Vilma é dona da empresa Lampada, que vende luminárias feitas com filtros de café reciclados, e ganhou notoriedade entre os amantes de luminárias e os amantes de café.
O designer de 28 anos, Jason Phillips, criou uma séries de móveis que utiliza cintos de segurança como material para seus produtos. O resultado é agradável, aconchegante e confortável. Trata-se de um produto amigável ao meio ambiente sem perder a elegância.
Se você gosta de ler ou simplesmente tem muitos livros em casa, conhece a sensação de ver sua prateleira ficando pequena. Ou será que são os livros que estão ficando maiores? De qualquer forma, prateleiras são legais e práticas quando você as compra prontas e meio sem graça na loja de materiais de construção. Bem, prateleiras eram práticas e sem graça até esta aqui. Feita de canos resgatados de obras a serem demolidas e de madeira reciclada, a Stella Bleu Design fez bem e fez muito bonito, não?
É horrível pensar em um tapete de couro, não é? Não precisa se preocupar, já que este tapete é feito a partir das etiquetas de couro encontradas em calças de denim (ou jeans). Por serem pequenas, são costuradas juntas várias etiquetas de couro, que irão garantir estabilidade e durabilidade para o produto. Um belo exemplo deupcycle, já que muitas vezes o couro encontrado nas calças jeans é descartado junto com o material principal.
Está na hora de Mario mudar de profissão. Criado pela TRoweDesigns, a luminária reutiliza um cano de metal e um isolador de vidro reciclado. Simples assim. E para ligar a luz? Basta reencenar um dos movimentos mais icônicos do mundo dos videogames.
Foi proposto à designer grega Nekki Trakidou um projeto: transformar um objeto abandonado e não utilizado em um móvel de estilo único. O nome 79 °C vem da temperatura da água no aquecedor, que é o objeto utilizado pela designer.
Feito no formato de uma rolha, por rolhas em prol das rolhas, esse é Genuine Cork Stool. Feito a partir de centenas de rolhas de vinho, ele pode ser usado tanto no interior da casa quando do lado de fora, já que as rolhas fazem com que seja um ornamento leve, fácil de limpar e à prova de umidade.
Feita originalmente por Sophie Auschauer da SerpentSea, os capachos são feitos de corda de marinheiros reciclada e enlaçados com nós de marinheiros que Auschauer aprendeu em uma viagem de barco em Nantucket.
Feita pela Green Furniture Sweden, a T-Shirt Chair é uma forma de metal preenchida por camisetas ou qualquer outro tecido que você tenha ao seu redor. Esse seu caráter permite a remoção fácil do tecido para lavagem e adição de outros tecidos que, segundo os criadores, pode ser uma documentação dos acontecimentos da sua vida em um móvel. Além de utilizar de um processo contínuo de upcycle, a empresa irá plantar uma árvore para cada metro de bancos ou cadeiras vendidas pela empresa.
David Giametta resgatou uma moto Vespa do ferro-velho. A scooter não tinha mais conserto, mas isso não significou muito para Giametta, cujos talentos se encontram mais no design do que na mecânica. De uma scooter velha e quebrada renasceram dois lindo móveis: uma escrivaninha/apoio para notebook e uma espreguiçadeira.
Esta mesa de centro vai te levar de volta para o começo do século XX... Principalmente porque ela pertence ao começo do século XX! Essa foi a ideia daDucotê Design. Eles resgataram carros utilizados em minas na França para transportar carvão e transformaram nesta linda mesa de centro.
A 718 Made in Brooklyn é uma marca criada pelo ex-profissional de BMX, Jeff Mayers, para representar o melhor do lado urbano de Nova Iorque. Dentre os produtos vendidos, ele escolheu reciclar partes antigas da sinalização do sistema de transporte e criar sua própria coleção de móveis.
O designer holandês Piet Hein Eek foi um dos primeiros designers a trabalhar com waste material e ficou conhecido por criar uma coleção de móveis usando objetos descartados na década de 90. Atualmente, Piet e sua equipe perceberam que suas criações ainda deixavam lixo para trás. O Waste Waste 40x40 é feito dos restos dos itens descartados cortados em 40 mm x 40 mm e reunidos para formar o móvel. Assista ao vídeo que mostra Eek falando sobre sua fascinação por materiais descartados e seu lugar de trabalho.