Re: Parece - me verdade

Pedro Custódio

to Marcos Santos, Teresa Luciano, Tiago Melo, maria...@sapo.pt, Mario Ferro, madale...@gmail.com, mariana...@portugalmail.pt, Mario Campos, Pisco, Palhao, pedro cainete, paulao varzea, Pita, goncalo...@posto9.pt, "Ze Alvaro (Correio electrónico )", Joao Lucas, setub...@googlegroups.com
Infelizmente sim Marcos, parece-me bem que é o que se fez de Setúbal ultimamente...
Estivemos este fim-de-semana em Aveiro, e devo confessar-vos que aquelas gentes de pouco fizeram tanto, a cada esquina que voltava pensava... como é possível que na nossa cidade não haja este cuidado...
Setúbal, tem muitos problemas, para mim o maior é estar perto de Lisboa, faz com que muitos de nós, eu incluído, muitas vezes nos esqueçamos da nossa própria terra, mas não devia ser assim e a verdade é que o poder local tem tido rédea solta para fazer e desfazer o que bem lhes apetece, eu por mim digo-vos ando bem mais revoltado ultimamente e com mais vontade de fazer algo do que nunca, o SetúbalNow começou assim com uma ideia por detrás disso mesmo, fazer algo por Setúbal, AGORA! ;)
Enfim.. alguma ideia por onde podemos começar?
Pedro

On May 15, 2007, at 11:49 AM, Marcos Santos wrote:

...e "A Bola" nem sempre é bola.

Também o Sousa Tavares, por vezes, desce do pedestal em que se tem a si próprio, e brinda-nos com reflexões perspicazes. Mas, se quiser esqueça o autor da prosa, fixe-se no essencial e, estou convencido, acabará por dar razão ao autor do texto publicado em "A bola" de 8 do corrente.

Por MIGUEL SOUSA TAVARES

Jornal "A Bola"

Terça-Feira, 8 de Maio de 2007 - Página 8

"Em minha opinião, o VITÓRIA DE SETÚBAL é a pior equipa do campeonato e a sua descida aos infernos da Liga de Honra á absolutamente natural e justificada. Passa-se com o VITÓRIA a mesma coisa que se passa com a própria CIDADE DE SETÚBAL.

Há 20 anos atrás, SETÚBAL tinha todas as condições para se transformar numa cidade modelo, em termos de urbanismo e qualidade de vida: Dimensão adequada, Espaço para se desenvolver harmoniosamente, Possibilidade fácil de recuperar o centro histórico e ligá-lo ao rio, Condições naturais excepcionais, Com o estuário do Sado aos pés, O mar em frente, A montanha ao lado, Praias magníficas, Frente de rio única, Avenidas largas, Praças suficientes, enfim, tudo ou quase tudo.

Mas vieram os MATA CÁCERES e outros ARTISTAS do PODER LOCAL e transformaram SETÚBAL numa COISA CAÓTICA e ABERRANTE, com urbanizações dignas de SUBÚRBIO AFRICANO, esculturas PSEUDOMODERNAS HORRENDAS, o triunfo do PATO-BRAVISMO, do MAU GOSTO, e da gestão SEM PLANEAMENTO nem IDEIAS.

Também o futebol do VITÓRIA chegou a encantar Portugal e a surpreender a Europa. Mas depois, as FORÇAS VIVAS da cidade, ou seja, os mesmos ARTISTAS que DESTRUIRAM A BELEZA DE SETÚBAL, tomaram conta do clube e demonstraram que eram tão bons a dirigi-lo como a fazer a cidade.

Hoje a CIDADE é UMA DOR DE ALMA e o CLUBE um CADÁVER ADIADO. Que ninguém fale em injustiça."

Pela minha parte, enquanto Setubalense, não posso deixar de concordar com o escrito e a quem quiser dizer outra coisa ou está cego ou está a olhar para a cidade no castelo de s. filipe

Rogério Silveira

to setub...@googlegroups.com
Assino por baixo.
Eu já comecei, pequenino e modestamente, mas já comecei. Tenho porém consciência de que é pouco. Propomos que nos associemos de forma mais organizada e formal do que o SetubalNow. A LASA (Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão) e outras que tal, sem lhes retirar mérito, não parecem lograr forças vivas de mudança. Proponho uma reedição da SALPA, nos moldes século XXI.

maria elisa

to SetúbalNow
Olá. Ao ler o artigo do MST mais revoltada me sinto. Afinal não são só
os de Setúbal que percebem a "tristeza" desta cidade.

Rogério Silveira

to setub...@googlegroups.com
Cabe-nos a nós não ceder a essa tristeza e fazer as coisas acontecer, exigir, aconselhar...

--
Fugas Lusas Unipessoal Lda
Largo do Dr. Francisco Soveral, 5

Luís Humberto Teixeira

to setub...@googlegroups.com
Realmente é preciso pôr isto a mexer.

Plataformas online já temos, entre o Setúbal Now e o Mudar o Mundo
(www.mudaromundo.com), que basicamente é um ponto de encontro de
activistas isolados e que partiu de malta daqui.
No que diz respeito ao Mudar o Mundo já fizemos uma iniciativa no
terreno (mas não foi em Setúbal, foi na Quinta do Conde) e conseguimos
ter um impacto mediático razoável com assuntos de âmbito mais nacional
que puxámos.
O Setúbal Now tem servido sobretudo para combinar jantaradas (e ainda
bem, porque o convívio é sempre bom) e para avisar de um ou outro
acontecimento a que possa ser interessante comparecer.

Tendo estado envolvido em associações há coisa de uma década, tenho a
ideia de que o principal problema de teres algo mais formal e organizado
é o tempo que tal exige das pessoas. Ao início até pode toda a gente
começar com grande empenho, mas depois a vida troca-te as voltas e a
coisa vai-se um bocado abaixo... deve ser isso que acontece com
instituições como a LASA e afins, sem obviamente lhes retirar mérito por
aquilo que fazem.

Apesar de tudo, dentro das minhas disponibilidades de tempo (lá está),
estou disposto a colaborar na elaboração de um "plano de ataque" ao
marasmo setubalense. Se o grupo for suficientemente grande, empenhado,
capacitado, multidisciplinar e com disponibilidade para tentar levar a
cabo mudanças positivas, penso que talvez se consiga fazer algo.

É uma questão de pensar (depressa) e actuar (logo a seguir)... E agora
tenho de voltar ao trabalho.

Um abraço a todos,
Luís

Rogério Silveira wrote:
> [...]
> Setúbal e Azeitão) e outras que tal, sem lhes retirar mérito, não
> parecem lograr forças vivas de mudança. Proponho uma reedição da

Beverly Trayner

to setub...@googlegroups.com
Proponho que nos organisarmos um "Setubal dia dos blogs" em conjunto
com a camara e/ou outros organisações .. empresas...escolas ...

Se conseguirmos organizar uma sala com computadores - com a camara ou
a bibiotéca - podemos ajudar pessoalmente as pessoas que querem
começar um blog. Nós organisamos um meta blog de Setúbal (através dos
feeds)...

Na minha experiência, as coisas pequenas, discretas, concretas, e
atingível são os tais que fazem a diferênca. Blogs dar pessoas uma
maneira de ter um voz. E blogs são a nossa especialidade.

O algo assim ...

Bev

--
Beverly Trayner
http://btrayner.info

Luís Humberto Teixeira

to setub...@googlegroups.com
Se esta ideia, que me parece interessante, for avante, eu posso disponibilizar o endereço www.regionalpost.com para o metablog.
Acho que o Pedro e o David não se importam. :-)

David Ramalho

to setub...@googlegroups.com
claro que não, não foi sempre o objectivo :D ... vá, decorem isto http://setubal.regionalpost.com e repitam 30x :D
Message has been deleted

CFS-Mónica

to SetúbalNow
Começo por apresentar os meus cumprimentos a todos os membros deste
cantinho Sadino. Um mero acaso levou-me a descobrir este grupo e a
identificar-me com muitas das coisas que li por aqui, nomeadamente com
esta:

On May 15, 6:11 pm, Luís Humberto Teixeira <lhpfteixe...@gmail.com>
wrote:

> Apesar de tudo, dentro das minhas disponibilidades de tempo (lá está),
> estou disposto a colaborar na elaboração de um "plano de ataque" ao
> [...]

O meu nome é Mónica Martins, encontro-me há pouco menos de um ano a
tentar reunir um grupo que se interesse pela fotografia e que queira
empregar a sua paixão por esta arte em parcerias com outras áreas. O
Clube de Fotografia de Setúbal existe em forma de blog desde Setembro
de 2006, www.clubefotografiasetubal.blogspot.com , existe enquanto
designação já conhecida por algumas entidades oficiais e associações
devido a algumas actividades que já consegui desenvolver, e para as
quais, com grande pena minha, recorri a amigos de outras partes,
nomeadamente de Lisboa, pois até à data ainda não consegui cativar uma
alma sadina para abraçar esta ideia comigo. Realmente trata-se somente
disso, de uma ideia, aberta a quem quiser partilhá-la.

O Clube de Fotografia de Setúbal nasceu ligado ao IPJ, à divulgação e
dinamizaçao do seu laboratório tradicional de fotografia a p&b, área à
qual me dedico. No entanto, esta ideia, tal como a fotografia, não
conhece fronteiras nem limitaçoes de género ou estilo, está aberta a
receber qualquer tipo de contributo e sugestão.

Considero-me natural de Setúbal, embora o meu B.I. tenha outra
opinião, pois vivi nesta cidade desde que me consigo lembrar e durante
toda a minha adolescência. No entanto, uma década de vivência afastada
bastou para que me sinta uma forasteira... estou perdida no que toca a
acertar na forma eficaz de contactar as pessoas desta cidade, se é que
tal forma existe...

Aqui fica portanto um apelo e uma oferta... tal como o Luis, também eu
estou disposta a colaborar na elaboração do tal plano de ataque.

Cumprimentos a todos!

Pedro Custódio

to setub...@googlegroups.com
Viva,

eu acho curiosamente que começamos a ter massa crítica para um
conjunto de ideias e iniciativas tomarem lugar, por isso proponho que
comecemos por uma reunião. Reunião não é igual a trabalho, mas um
jantar ou um almoço também é capaz de não ser suficientemente focado
ou de fomentar a correcta partilha de ideias, alguma sugestão? A
minha agenda está é um pouco complicada até dia 20 de junho, pelo que
proponho que com tempo se organize qq coisa, com pés, cabeça e
programa para um sábado a seguir. Para nos conhecermos todos e
ficarmos a conhecer as ideias de cada um no que toca a dinamizar a
cidade e que apoios precisam dos restantes membros do grupo, o que
acham?

A propósito deste projecto do clube de fotografia, acho que há aqui
na lista gente bem capaz de ajudar nesse projecto? Eu sou um deles, o
David, o Luís e outros tantos serão certamente outros.
:)

CFS-Mónica

to SetúbalNow
A propósito de um bom pretexto para nos podermos encontrar e conversar
um pouco, no próximo dia 9 de Junho é inaugurada em Corroios a
Exposição de Fotografia do 10º Concurso de Fotografia de Corroios.
http://cfotografia.jf-corroios.pt/

Paralelamente a esta inauguração, a convite da Junta de Freguesia de
Corroios, irá decorrer a Experimenta Fotografia II, a segunda edição
de uma pequena actividade, quase uma brincadeira, que o Clube de
Fotografia de Setúbal realizou em Setembro do ano passado na Praça do
Bocage.

Quem tiver um pouco de tempo livre nesse sábado à tarde pode
aproveitar para ver boas fotos (este costuma ser um concurso
presenteado com participações de muito boa qualidade) e brincar com
caixas pin-hole, levando consigo a imagem capturada pela forma mais
rudimentar de fotografar :)

Eu vou estar por lá...

Lucy Pepper

to setub...@googlegroups.com
julgo que já viram isto... mas senão, é muito engraçado: nós moramos
num deserto:

http://videos.sapo.pt/FYz5Agpyeez4lUnko8ws

*sigh*

Luis Silva

to setub...@googlegroups.com
Lucy,

Hoje de manhã não resisti, e mais com o coração que com a cabeça (confesso), saíu isto:

Bjs,
Luís

Lucy Pepper

to setub...@googlegroups.com
ha! fizeste bem.

Pedro Custódio

to setub...@googlegroups.com
Eu comentei o video, e acho que todos deviamos fazer o mesmo...

Pedro