Mais perguntas sobre a história de Setúbal e outros

Bruno Florindo

to SetúbalNow
No ano passado o sr. João Aldeia esclareceu muitas das minhas dúvidas,
ao qual uma vez mais agradeço. Pelo facto de viver perto de Los
Angeles e não encontrar practicamente nada na net, venho uma vez mais
a este grupo para expôr algumas questões...

1-Lembro-me que em algumas das praias entre Albarquel e o Portinho da
Arrábida (ou talvez seja apenas entre o final da Figueirinha e o
Portinho da Arrábida) podia-se encontrar vestígios de muralhas muito
pequenas mas com os arcos de ferro para atracar barcos. Algums destes
espaços escondidos só eram acessíveis com a ajuda de um amigo que
emprestasse as mãos para servir de degrau, mas estas "descobertas" nos
meus tempos de adolescente nessas "praia das rochas", como lhe
chamávamos, terminavam com o triste facto de saber que tais lugares já
tinham sido usados várias vezes como casas de banho. Alguém sabe algo
em relação ao passado dessas pequenas muralhas? Se não me falha a
memória ficavam escondidas entre rochas grandes e estavam bastante
longe de tudo.

2-Qual era a função do forte de Albarquel nos seus tempos iniciais?

3-Quando era criança o meu pai ia para o forte do Outão para pescar, e
lembro-me que num espaço muito grande onde havia uma ou mais
guaritas(?) havia também uma entrada para uma escada mas que estava
cheia de teias de aranha e não tinha qualquer iluminação, algo que
para uma criança de 9 anos era muito, muito impressionante. Alguém
sabe do que estou a falar?

4-Quando era criança e vivia perto do Bairro Carmona (para quem não
conhece, ficava perto da rotunda com um cubo metálico vermelho muito
grande) podia ver da minha casa uma montanha que tinha a forma de um
vulcão. Não creio que essa montanha fosse a Arrábida. Alguém sabe de
que montanha se trata?

5-Quando tinha 14 anos andava de bicicleta de um lado para o outro em
Setúbal com uma mochila às costas e com o livro 'Setúbal de outros
tempos'. Visitei vários lugares que apareciam no livro para comparar
as imagens antigas e as actuais, visitei moinhos e até encontrei um
que tinha sido transformado em casa, falei com ancianos, etc. Alguém
sabe se os moínhos continuam de pé? Alguns ficavam ao pé do
restaurante do Isidro dos Frangos, outros ficavam pero da zona do
hospital.

6-Já por várias vezes tentei (no Photoshop) ajustar o mapa das
muralhas medievais à imagem do Google Earth, mas além dos problemas de
escalas parece quase impossível "encaixar" os dois. Alguém sabe se
existe um mapa das muralhas medievais mas à escala?

7-Quando tinha onze anos gostava de andar a explorar coisas no campo
com os amigos. Numa dessas viagens recordo ter visto algo na área de
campo depois dos últimos prédios da Bela Vista uma espécie de casa
pequena de pedra que parecia muito antiga, sem porta, e quem olhava lá
pra dentro podia ver água a passar. Aquilo não tinha qualquer tipo de
proteção para evitar acidentes e estava mesmo escondido, detrás de
muitos arbustos secos misturados com espinhos. Alguém sabe do que
estou a falar?

8-Há uma rua detrás da Praça de Touros que se chama rua do Forte da
Estrela. Alguém sabe se o forte se encotrava no local da Praça de
Touros, e/ou o ano em que o Forte desapareceu?

9-Lembro-me de ter lido ou ouvido falar que quando a zona do Hospital
ainda estava em expansão podia-se apreciar algumas das antigas quintas
de outros tempos. Gostaria de saber se algum destes edificios poderia
ter sido uma quinta:

-Edificio com paredes brancas que se vê ao final da descida do
Hospital, como quem vai para a praça do Brasil, mas em vez de virar à
direita fica do lado esquerdo. Quem conhece o restaurante 'O Painel'
pode ver do outro lado da estrada o antigo portão para este edificio,
enferrujado, e o acesso para o edificio já está tapado por muita
vegetação. A entrada moderna é a lateral.

-Prisão perto dos quatro caminhos

-Casa do 'preto' perto do Bairro Carmona. Agora está lá uma bomba de
gasolina. Quando era só terra era o campo de futebol para mim e para
os meus amigos.

Obrigado.

P.S. Não sei se está permitido, mas gostaria de um dia escrever um
pouco mais e até perguntar outro tipo de coisas que me causam bastante
emoção, tais como perguntas sobre o sr. guarda da minha escola
primária, o sr. Rijo que cortava o cabelo, o sr. Rosa que vendia
carcaças da Vidigueira, etc. Sinto a necessidade de encontrar um lugar
na net onde pudesse escrever e compartir este tipo de coisas. Também
gostaria de encontrar um sitio em português onde se pudesse pesquisar
a história da minha familia, através de um forum, se possivel.

Atenciosamente,

Bruno Florindo

David Ramalho

to setub...@googlegroups.com
oi Bruno, desculpa a demora na aprovação da mensagem, estive fora e sem internet para facilitar o processo :( . Não te consigo ajudar nas perguntas que fazes, mas aposto que alguém vai conseguir :)

novamente, desculpa a demora

Paulo Inácio

to SetúbalNow
Bom dia,
quanto ao resto não te posso ajudar, mas posso dizer que o "sr. Rijo
que cortava o cabelo" continua a cortá-lo a uns 5 €, o sr. Rosa que
vendia carcaças da Vidigueira, não sei se ainda as vende mas penso que
a mercearia continua aberta.
espero ter sido útil.

Paulo Inácio
video editor
www.digitalcliff.blogspot.com

Miguel Silva

to setub...@googlegroups.com
Boa tarde Bruno,

Já lá vão uns anos desde que fizeste estas perguntas. Só encontrei este teu 'post' hoje. Vou tentar responder-te a algumas das tuas perguntas. Aqui vai:

1- Ao longo da costa a que te referes existem vários estruturas militares de defesa da costa (algumas com artilharia). As muralhas a que te referes talvez façam parte des estruturas? Ou então foram construídas ao mesmo tempo que a estrada que acompanha a costa?

2- Há uma página na wikipedia (em português). Procura por 'forte de Albarquel'.

3- No sei do que estás a falar mas tavez faça parte da 7ma Bataria. Tenho ideia que vai quase até ao Forte do Outão.

4- Penso que te referes à Serra de São Luís.

5- Perto do Isidro (na 'barreira') ainda há 1 moinho ( 38°31'18.75"N   8°52'44.77"O). Perto do Hospital acho que já não há nenhum.

6- Eu também tentei fazer o mesmo. Andas a tentar perceber onde ficava o Forte da Estrela? ;) Os mapas antigos de que falas têm problemas de escala porque não foram feitos com a precisão que desejas. Por outro ladot, talvez alguém tenha feito entretanto uma correcção "profissional", mas não sei onde o poderás encontrar. Tenta entrar em contacto com 'Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal'. Há também vários mapas antigos digitalizados no sítio da Biblioteca Nacional de Portugal. Por exemplo: http://purl.pt/15387/1/P81.html . O Instituto Geográfico do Exército poderá ter alguma coisa também.

7- Não conheço essa casa. Será esta:  38°31'4.50"N   8°51'48.30"O ? Fica no Parque Verda da Bela Vista. Quando falas de água, fazes-me lembra que na Bela Vista havia (há) uma nascente (os meus avós iam às vezes aí buscar água).

8- Não sei nada sobre o Forte da Estrela mas tenho a mesma curiosidade que tu.

9- Não sei...

Encontraste algum sítio na net como descreveste no teu 'PS'? Eu acho que sei o que sentes, porque eu também cresci em Setúbal, sou de 1978, já não vivo em Portugal há alguns anos e tenho muita afeição a essa cidade.

Fica bem,
Miguel

David Ramalho

to setub...@googlegroups.com
Esta quase na altura de fazer o setubal-expats-now :)

Espero que o Bruno ainda leia isto, obrigado por responderes Miguel

2013/6/6 Miguel Silva <guel...@gmail.com>
--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "SetúbalNow" dos Grupos do Google.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails deste grupo, envie um email para setubalnow+...@googlegroups.com.
Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um e-mail para setub...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/setubalnow?hl=pt-PT.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

Ana M.

to setub...@googlegroups.com

Boa tarde.

Em resposta a algumas perguntas:

O moinho que fica perto do hospital de Setúbal ainda esta de pé assim como o do Bairro Santos Nicolau, o que fica perto da dita “ barreira”, como lhe chamavam. (assim como os moinhos que ficavam por trás da Fortaleza de S. Filipe)

Não sei se se refere ao Forte da Estrela ou a Ladeira do Forte da Estrela. Existe uma Ladeira Forte da Estrela que vai dar a estrada dos 4 Caminhos. Até há uns anos tinha duas vias de sentido inverso, agora tem apenas uma, somente se pode descer.

No facebook existe uma página para “ Malta do Bairro Santos Nicolau”, não sei se existe alguma para o Bairro Carmona. Tive família a morar nesse bairro, ainda quando as casas eram baixinhas e com quintal, e com uma área cheia de terra, onde aprendi a andar de bicicleta. Agora é um “ estacionamento” para os particulares venderem os automóveis e mais a frente a tal dita bomba de gasolina.

Neste site poderá encontrar alguma informação sobre a sua família: http://www.geneall.net/site/home.php

O edifício branco que fala, em frente ao café “ Painel” , é uma Igreja.

Se desejarem fotografias mais recentes da cidade de Setúbal, posso colocar aqui.

Ana Ruela

--

[...]

Não foram detetados vírus nesta mensagem.
Verificado por AVG - www.avg.com
Versão: 2013.0.3343 / Base de dados de Vírus: 3184/6387 - Data de Lançamento: 06/05/13