Perguntas sobre a história de Setubal

Bruno Florindo

to SetúbalNow
Olá. Acabo de descobrir este grupo e, como setubalense, tenho um
interesse muito grande pela história de Setúbal. Encontrei o grupo
pois andava à procura de uma página que tivesse informação sobre os
vestígios das muralhas antigas, mas não consegui encontrar nenhum
tópico sobre o tema. Como estou nos Estados Unidos, dependo 100% da
net para encontrar respostas. Quando ainda vivia em Setúbal, andava de
bicicleta a visitar lugares que tinha visto no livro 'Setubal de
outros tempos' e a fazer perguntas às pessoas maiores de idade. Isso
foi faz quase 20 anos atrás.
Através do Google Earth e do Google, juntei a seguinte informaçãp (e
perguntas):

1-Dizem que o Forte da Estrela desapareceu totalmente, mas existe a
Ladeira do Forte da Estrela, perto da Praça de Touros. Será que ainda
sobrou alguma coisa?
2-Antes das obras do Porto de Setubal nos anos 30, parece que a
Avenida Luisa Todi também não existia, e que a água chegava até ao
Quartel do 11. Se se examina o mapa no Google Earth, parece que
existia outro baluarte igual ao Quartel do 11 mas no lugar onde se
encontra agora um Mercado, não me lembro mas creio que se chama o
mercado do livramento.
3-A torre hexagonal do edificio da PSP é parte da muralha original.
Neste momento estou a tentar encontrar o endereço, para poder ver pelo
Google Earth.
4-Existe uma parte de uma muralha perto da Estação dos Comboios na
Praça do Brasil, e se não estou enganado tem algo a ver com um lugar
que se chamava 'Cemitério dos Ingleses', mas sempre que passava por lá
estava o pessoal da PSP e não se podia entrar (agora que os anos
passaram, confundo muito o edificio da PSP com o da GNR)
5-Antes de começar a subir a rua que levava até à praça de touros e o
hospital, lembro-me que se podia ver um portão de entrada para uma
quinta, mas estava tudo abandonado. Alguém sabe o que era?
6-Lembro-me que ao sair de Setubal por um dos caminhos que iam em
direção a Palmela passava por um terreno abandonado que tinha um
corito(?) muito enferrugado e abandonado. Alguém sabe o que é que
existia aí?
7-Vi pelo Google Earth que agora já se pode passar por cima da via
férria no lugar onde antes era a praia dos pescadores (parece que
desapareceu?). Nesse lugar tinha um restaurante especializado em choco
frito e via-se uma gruta antes de começar a subir uma rua que levava
até à Bela Vista.
8-Parece que existe um hospital abandonado perto da Igreja de Santa
Maria. Alguém sabe se existem planos para restaurar esse património?
9-Onde seria possivel encontrar mapas antigos de Setubal? Com quem
deveria falar? Na internet só se encontra um ou dois mapas de Setubal
medieval, mas nada de detalhes.

Obrigado e desculpem pelo long post.

Bruno Florindo

Pritkov

to SetúbalNow
Bruno:

1 - desconheço se existem vestígios do Forte da Estrela

2 - Os vários baluartes da muralha estão assinalados nesta planta:
http://farm2.static.flickr.com/1096/1337217910_954c59ee80_o.jpg
O baluarte do Quartel do 11 de Infantaria chama-se da Conceição; o que
está junto ao Mercado tinha o mesmo nome: Livramento (suponho que seja
Nª.Sª. da Conceição e Nª.Sª. do Livramento); Neste mapa são visíveis
as duas linhas de muralhas: as medievais (séc XIV) e as do século
XVII. Mais informações aqui:
http://www.tintazul.com.pt/castelos/stb/stb/setubal.html

3 - As coordenadas Google Earth da torre hexagonal da PSP são:
38 31 26.46 N 8 53 39.97 W; pencia às muralhas medievais.

4 - É a GNR que tem instalações ao pé do Cemitério de Setúbal.
Nesta fotografia da Rua Formosa:
http://www.freewebs.com/setubalmagazine/antes5.jpg
está o Cemitério dos Ingleses (que já não existe; as campas terão sido
transferidas para o cemitério próximo) e um troço da muralha.

5 - desconheço

6 - Dever ser o famoso Miradouro em betão, de uma quinta agrícola, e
não um coreto. Ainda existe, em muito mau estado; fotografia aqui:
http://farm3.static.flickr.com/2104/1724650393_8c44311566_o.jpg

7 - Essa "gruta" era talvez a Pedra Furada; há poucos anos foi objecto
de um arranjo e iluminada, mas agora está um pouco abandonada
Informações aqui:
http://vnatura.wordpress.com/2007/10/16/monumentos-naturais-pedra-furada/

8 - É o Hospital João Palmeiro, de que apenas existe o portal gótico;
não conheço planos de valorização; fotografia aqui:
http://static.flickr.com/110/311364227_677bb3fef1_o.jpg

9 - Desconheço

João Aldeia

Bruno Florindo

to SetúbalNow
João, muito obrigado por responder!

Num dos mapas pude observar que a imagem se encontrava invertida
verticalmente. Estou a ver se consigo corrigir os nomes do Photoshop e
trabalhar um pouco no Photoshop para tentar sobrepor os mapas antigos
sobre as imagens do Google Map. Creio que vou ter que 'esticar'
algumas imagens, mas vai-me dar uma idéia melhor sobre o lugar onde
estava cada coisa.

Graças à sua ajuda estou a descobrir mais coisas, mas ao mesmo tempo
surgiram outras perguntas...

> O baluarte do Quartel do 11 de Infantaria chama-se da Conceição; o que
> está junto ao Mercado tinha o mesmo nome: Livramento (suponho que seja
> Nª.Sª. da Conceição e Nª.Sª. do Livramento)

Então... Quer dizer que ainda se pode encontrar vestigios do Forte do
Livramento? Eu pensava que o Mercado do Livramento tinha sido
edificado exatamente onde se encontrava o Forte. Que pena que não
tenho o livro 'Setubal de outros tempos' aqui. Nesse livro aparecem
várias fotografias antigas, inclusive uma a mostrar quando começaram a
cobrir a ribeira do Livramento (avenida 22 de Dezembro). Ao imaginar
que a água passava por aí, tem mais sentido a forma da primeira linha
de muralhas medievais. Lembro-me que em 1992-93 abriram a Ribeira na
esquina da Avenida 22 de Dezembro com a Avenida Luisa Todi, mesmo na
frente da torre hexagonal da PSP, e podia-se ver a água a passar. Em
relação à PSP, creio que esse lugar foi durante muitos anos uma
fábrica de conservas.

Graças às coordenadas que me deu pude lembrar-me e encontrar o
edificio da PSP, mas creio que alguém comentou que a sede do Posto de
Turismo também era parte da muralha, ou de uma torre da muralha?
Poderia confirmar isto por favor? Desconheço as coordenadas no Google
Earth, e não consigo encontrar pelo endereço.

Lembro-me que quando os meus pais iam para as Fontainhas usavam uma
estrada que passava por debaixo do Palácio Fryxell (38°31'24.60"N
8°53'11.77"W). Sei que ao lado do Palácio está a Porta do Sol, mas
nunca entendi de que se tratavam as paredes (que parecem de castelo)
debaixo do Palácio. Sabe-me dizer se também é parte da muralha
medieval? Lembro-me que sempre que passava por aí via um edificio que
estava fechado e abandonado, de frente para essas muralhas
(38°31'23.54"N 8°53'12.60"W).

Zonas que parecem ser parte da muralha, mas não tenho a certeza:

38°31'33.33"N 8°53'8.75"W
38°31'31.15"N 8°52'59.95"W

Obrigado pela fotografia do miradouro. Continua igual, ou pior que em
1995. É algo que sempre me chamou a atenção, e se é algo especial não
entendo porque é que ninguém restaura aquilo.

Existe outra avenida em Setúbal que tem uma parede que parece parte da
muralha medieval, mas está coberta com muita vegetação e a minha mãe
dizia-me sempre que lá em cima (onde se podia ver umas colunas) era um
convento, mas ficava no centro da cidade, a uns 5 minutos de distãncia
da Avenida 22 de Dezembro, a pé. Sabe-me dizer se é possivel encontrar
esse lugar no Google Earth?

> ...o Hospital João Palmeiro, de que apenas existe o portal gótico;

> não conheço planos de valorização; fotografia aqui:http://static.flickr.com/110/311364227_677bb3fef1_o.jpg

Quer dizer que de todo o Hospital, a unica coisa que sobrou foi esse
portal? :(

Num dos mapas que me mostrou, aparece a indicação de um 'Castelo
Velho', um pouco ao norte do de São Filipe. Que castelo seria esse?

Ah, agora lembrei-me de outra coisa, que talvez algumas pessoas nunca
tenham visto. O meu tio costumava ir à praia com o meu primo e comigo,
no inicio dos anos 90. A praia que visitávamos ficava entre a da
Figueirinha e a do Portinho da Arrábida, mas era uma zona que estava
sempre vazia (talvez pelas rochas e pela pouca areia). O interessante
é que entre as rochas achámos uma parede com argolas para atracar
barcos, e uma pequena muralha de mais ou menos 8 metros. Nunca entendi
porque é que aquilo estava ali no meio da praia, sem escada nem nada,
e quase inacessível. Se não me falha a memória, tivemos que escalar a
parede para poder entrar naquele lugar. Bom, memórias. :)

Muito obrigado.

Bruno Florindo

Joao Aldeia

to setub...@googlegroups.com, zxspec...@gmail.com
Bruno:

Não sei se existiu algum forte do Livramento. Existiu um baluarte, parte da muralha; é provável que mais recentemente, dado terem desaparecido os panos entre baluartes, o tenham designado como forte. Esse baluarte existe ainda em grande parte.

A Ribeira do Livramento ainda existe, mas encanada sob a Av 22 de Dezembro. O sítio da PSP teria sido um palácio, que contnuava para o Governo Civil, adjacente.

A fachada da sede do posto de turismo municipal, no Quebedo, é uma parte da muralha mais antiga (face a nascente). No 1º andar existe a magnífica casa da Confraria do Corpo Santo. A Porta do Sol também fazia parte destas muralhas. Esse edifício de que me deu ascordenadas era a antiga fábrica de conservas Periennes. Actualmente está ali instalado o Museu do Trabalho. Por curiosidade, a directora é uma setubalense de gema, Drª Isabel Victor, que tem o blog Caderno de Campo. Este museu tem tido um papel muito importante na reconstituição da história de Setúbal.

As outras duas coordenadas são de facto de troços das muralhas mais recentes.

Do hospital João Palmeiro só existem de facto as portas. Estes hospitais medievais eram apenas lugares para estadia de pessoas doentes, alguma alimentação, conforto moral e pouco mais.

A sua última referência é da zona conhecida como Outeiro da Saúde. Envio em imagem foto do Google onde estão as coordenada e onde desenhei as zonas onde são visíveis muralhas. Correspondiam ao baluarte da Saúde. Há ali uma casa apalaçada onde estão instaladas a irmãs da Madre Teresa de Calcutá, onde .

Também envio imagem Google do Castelo Velho, ou Forte Velho. Assinalei a as muralhas a amarelo, mas no Google são facilmente visíveis. Está totalmente abandonado e parcialmente em ruínas, o que é incrível. Mas a cidade está assim.

Cumprimentos
Joao Aldeia

38 31 42
--