Thurma
Nenhum comentário sobre o voo de domingo ?
Glayson
Silvio.
MUITO obrigado pelo e-mail.
Particularmente eu esperava comentários diversos mas vejo que o perfil dos novos pilotos é de estudar sozinho (sem compartilhar) aqui na lista da escola que tem uns 100 inscritos. Claro também que outros canais de comunicação existem e já são usados. Bom. Esta lista tb já foi mais ativa, e a lista, "somos nós"
Claro também que os pilotos que estavam na rampa observaram o ocorrido e também discutiram depois, mas os que não estavam ficarão apenas com os comentários.
Sobre o voo, o que o observamos foi que um piloto habilidoso pode sim conseguir se safar de uma situação critica, mas o que devemos levar para nossa evolução é que não adianta o piloto novato ir para a rampa SÓ para voar, e ficar em casa ligando perguntando se o tempo tá bom ou olhando na câmera.
Piloto novato = aprendizado constante. Por isto chamamos de "PreA" ou seja ele não é nem "A" ainda.
Eu sou de uma época que não existia Celular e muito menos camera ao vivo ou Go Pro. E fincar a bunda na rampa fazia o piloto entender melhor sobre a evolução do clima no dia e também visualizar situações que poderíamos tirar como exemplo para o nosso voo.
O que penso no caso do Todynho foi que sua habilidade, sangue frio e entendimento da situação o fez sim sair de uma situação de risco, como vc mesmo disse, exemplo de Pilotagem Ativa. O próprio Todynho tem um histórico de piloto muito bom, sempre foi um aluno presente, conhece o voo desde criança e também em sua evolução como piloto procura treinar acrobacias, o que lhe da mais "tato" ainda.
E Pilotagem Ativa, segundo Glayson de Castro, não é apenas PILOTAR, é tomar decisões certas no momento certo, quem participou da aula teórica e escuta as coisas que falo leva isto como boa dica para sua vida de voador.
Ver coisas ocorrendo com outros pilotos serve sim como bom exemplo para nós. Estar na rampa observando é o minimo que um piloto novato tem que fazer. Hoje em dia temos um perfil chamado "Iniciante Experiente" que é o cara que não tem nem 50 horas de voo e já quer saber como trocar de vela, ou voar 1 vez por mês. Pode isto, PODE SIM, mas temos que evoluir e passar por diversos tipos de voos primeiro e aproveitar todo o potencial que nosso sitio de voo tem.
O que eu vi no voo de Domingo do Todynho :
-Decolagem técnica com vento forte.
-Linha de freio presa na esquerda
-Pilotagem com corpo e tirante "D"
-Decisão de ir para o Rotor (sabendo as consequências, negativas e positivas para o momento)
-Pilotagem ativa nos colapsos acima de 80%
-Decisão de jogar ou não o Paraquedas Reserva
-Pilotagem ativa para evitar mais colapsos
-Pouso com segurança
-Relatar aos amigos o voo, compartilhar suas decisões tomadas e suas duvidas de atuação (se foi certo ou não)
-Decisão de voar novamente e tirar "A zica" da cabeça.
-Carinho dos amigos do voo, que estavam ali torcendo por ele, acreditando na capacidade técnica do piloto
Sabe mais uma coisa que vi neste voo ? Excesso de confiança, histórica, não apenas deste voo, mas histórica do perfil do piloto em questão. Ele sabe disto.
O que mais vcs já viram no voo livre (AO VIVO) que podem servir de experiência ? Eu já vi muita coisa, e quando falo :
"Não corra na decolagem na diagonal, corra em linha reta"
"Olha a linha torna no batoque"
"Não tente sentar antes"
"Não derive tanto nem fique muito na crista"
Tudo isto tem um pouco da minha vivência no voo, das coisas que vi.
Um acidente não ocorre agora, ele é plantado muito antes.
Voar é maravilhoso, todos nós sabemos disto, mas "Se um dia eu me machucar, quero que um amigo esteja do meu lado" para segurar minha mão na hora do resgate. E amigos se fazem compartilhando idéias, experiências, vivencias.
Nas ultimas duas semanas citei coisas relacionadas a acidentes, não para assustar os alunos, mas para dizer que o "Voo somos nós" e temos que estar juntos e próximos.
Fico muito feliz em olhar para a rampa e ver que a grande maioria dos pilotos que usam a Serra da Moeda em todo seu potencial passaram pela base da minha instrução. Se aproveitaram muito eu não sei, rsss, mas que estes fazem os melhores voos, ai sim, estes fazem, rssss. E isto está relacionado a evolução gradativa.
Bons voos, seguros, sempre
Glayson de Castro - 31-9977-7816