Thurma.
Como orientado, participamos de 03 palestras sobre o Radio Amador e preparação para prova de Radio Amador Classe "C".
A prova é sobre Ética e Regulamentação da Atividade. São questões de Múltipla Escolha. Para outros níveis, Classe "A" e "B" são cobrados outros conhecimentos.
Segundo o presidente da Labre MG, é provável que a prova seja no dia 20/Setembro/2014.
A Labre irá emitir um comunicado aos que participaram das palestras avisando sobre a prova.
Para fazer a prova NÃO é obrigatório participar das palestras, logo, o interessado deve procurar a Labre MG para informar que pretende fazer a prova Radio Amador Classe "C".
Fomos novamente informados que a Anatel , juntamente com a Polícia Federal, irão intensificar a partir de 2015 a fiscalização da utilização de rádios sem que os usuários sejam "aptos" conforme regulamentação da Anatel.
Esta fiscalização pode gerar apreensão do equipamento (Radio) e processo junto a RF e PF.
Quanto a homologação dos rádios (marcas e modelos), nos foi informado que a fiscalização se dá mais no fato do usuário possuir a licença de Radio Amador e não o equipamento licenciado pela Anatel.
Fiquem expertos e façam sua prova e sejam Radio Amador.
Bons voos a todos, sempre.
Glayson de Castro - 31-9977-7816
Serra da Moeda Escola de Voo Livre
Mums;
1 - Quem usa radio sem ser radio amador esta contra uma lei da Anatel e Policia Federal. Quem usa radio sem nota fiscal, esta contra a Receita Federal.
2 - Foi sugerida pela Anatel, e acompanhado pela Labre, que as pessoas que utilizam radio, se homologuem como Radio Amador, isto faz com que a Anatel tenha conhecimento que você existe.
3 - A Labre (associação dos radio amadores) não sugeriu e nem obriga a ninguém a se filiar a entidade.
4 - A Labre, está intermediando a orientação aos possuidores de radio, mas que não são radio amador, para que façam a prova e saiam da "clandestinidade"
5 - A Labre forneceu uma palestra para aprendermos mais sobre Radio Amador. Esta palestra não é obrigatória para quem for fazer a prova da Anatel.
6 - A taxa da prova não foi dita ainda.
7 - A taxa de associado a Labre é de R$ 180,00 anuais, filia-se quem quiser. É uma associação, grupo de pessoas de interesse conjunto.
8 - A fiscalização de rádios homologados pela Anatel, que também e feita pela Anatel, segundo a Labre não será o foco, o foco será se o usuário é Radio Amador ou não, se esta filiado a Labre ou não também não importa. A Anatel quer é saber quem usa o Radio.
9 - PS.: Vi hoje uma matéria falando sobre "Drones", e os procedimentos para regulamentação dos equipamentos e licenças também estão passando pelo mesmo processo evolutivo, tendo em vista que os usuários de "Drones" seguem hoje uma regulamentação de "Aeromodelismo", e estas regras estão mudando também nos EUA, e aqui no Brasil sendo regulamentada pela Anatel e envolvendo também a Anac. Para se ter uma ideia no Brasil tem apenas 5 modelos de drones homologados e nos Eua uns 80.
Espero ter ajudado a esclarecer mais.
grande abraço
Glayson de Castro