Fé que salva

16 views
Skip to first unread message

Edson Ronaldo Tressmann

unread,
Sep 2, 2021, 8:23:27 PM9/2/21
to sermões ielb

Texto: Tiago2.14 

Tema: A fé que salva! 

 

Por Edson Ronaldo TREssmann 

 

Como saber se uma pessoa é ou não é eletricista? Caminhoneiro? Dona de casa? Professor(a)? 

O apostolo Tiago escreveu: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg 2.14). 

Tiago está em diálogo com seus leitores. Ele não está pregando a salvação pelas obras. Afinal, se alguém for salvo por obras e não pela fé, haverá muitos cristãos no inferno, e muitos ateus (cheios de obras) no céu. 

O apostolo enfatiza que as obras são a manifestação da fé que se professa pela boca. E essa prática da fé a qual os cristãos, leitores da carta, o apostolo estava anunciando, eram pessoas que estavam enfrentando perseguição. 

Fora da sua pátria, os judeus e judaizantes, eram desprezados. Mas, o fato é que os ex-gentios, novos cristãos enfrentavam oposição tanto em terras judaicas como fora delas. Os novos cristãos eram desprezados e ridicularizados pelos judeus e perseguidos pelo Império Romano. 

Nesse contexto, o apostolo escreve: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg 2.14). Ou seja, diante de uma comunidade sofrida e oprimida, quem era beneficiado pela fé sem o exercício da misericórdia? 

Em que a sua fé traz beneficio para os outros? 

A fé cristã não aceita e nem incentiva o racismo, preconceito e a exploração. 

Tiago, por duas vezes cita a expressão: “lei da liberdade” (Tg 1.25; 2.12). O que é a lei da liberdade? Amor ao próximo. Como devo amar meu próximo? Assim como ele é (Rico, pobre, branco, amarelo, preto, ...). 

Eu sou livre para amar. A fé não tolera a disseminação do ódio, do rancor, da raiva. É preciso acabar com a fé demoníaca. Não que demônios não existam. A fé demoníaca é aquela que apenas está sentada nos bancos da igreja. É a fé intelectual, do conhecimento e nada, além disso, (Tg 2.19). 

A fé não tolera o favorecimento de uma pessoa em detrimento da outra devido aos padrões humanos. Favoritismo em detrimento de outro é pecado. 

Certa vez uma mulher foi numa loja. A atendente a desrespeitou. No entanto, quando a atendente foi alertada que aquela mulher era esposa de uma pessoa importante na cidade, a mesma se desculpou. 

Não se deve tratar alguém melhor por isso ou aquilo. O ponto é que seja qual for a pessoa, é um ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus e como tal deve ser tratado e considerado. Tiago escreveu: trate o pobre assim como você trata o rico. 

Somente a fé salva! (Rm 1.16-17; Ef 2.8). Mas, a fé não é apenas algo restrito a confissão de um credo, ou seja, da boca para fora. A fé é prática! Quem tem fé morta, apenas intelectual e sem ação em beneficio para o próximo são os demônios (Tg 2.19; Mt 8.29; At 16.17). 

Querido irmão e irmã em Jesus! 

Somente a fé salva! (Rm 1.16-17; Ef 2.8). No entanto, a fé além da salvação pessoal, tem por objetivo o auxilio ao próximo. 

Ouça Efésios 2.8-10: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.8-10). 

Observe a estrutura do texto: 

A obra de Deus por nós: “...pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé... (Ef 2.8) 

A obra de Deus em nós: foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus,... (Ef 2.10) 

A obra de Deus por nosso intermédio: “...ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós... (Ef 2.10). 

Obras não produzem fé; mas a fé produz obras, e as obras confirmam a fé. 

E o fim último de tudo isso, nos colocar na fé, dentro do reino. Nos santificar e nos conduzir a prática tem como objetivo salvar o próximo. 

A fé é solícita diante dos necessitados (Tg 2.15-17). 

Um prefeito não evangélico, de uma cidade do interior de São Paulo fez a seguinte afirmação: “Quando vejo um mendigo na rua, tenho a certeza que ele não é evangélico”. Para esse prefeito, não evangélico, a fé é atuante entre os seus (1Tm 5.9) e também deve ser entre os não nossos. 

Somente a fé salva! (Rm 1.16-17; Ef 2.8). Mas, saber a verdade e não passar disso é demoníaco (Tg 2.19). A fé afeta a mente, o coração, as mãos, os pés, o bolso, o tempo, a vida... 

Somente a fé salva! (Rm 1.16-17; Ef 2.8). Mas, Jesus mesmo alerta a respeito da fé demoníaca dizendo: “Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu” (Mt 7.21). Por isso, muitos perguntarão ao Senhor Jesus quando vier para julgar os vivos e os mortos: “Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?” (Mt 25.44). 

A fé que salva é uma fé que leva a ação. Tiago cita dois exemplos. Abraão, que por crer foi levado a ação, mesmo quando Deus lhe pediu seu único filho em sacrifício. Porque Abraão faria isso? O autor a carta aos hebreus esclarece que foi sua fé na ressurreição (Hb 11.19). Outro exemplo citado por Tiago é Raabe que pela fé acolheu os espias que eram inimigos do seu povo. 

Essas atitudes provenientes da fé levaram Abraão e Raabe fazerem atos impensáveis. Além disso, suas atitudes mostraram onde estava seu coração e esperança. 

Tiago com isso nos chama a agirmos com amor ao próximo, mesmo em dias tão polarizados. 

Diante de Deus estamos justificados pela fé, e diante das pessoas justificamos nossa fé pelas obras. Pelos frutos sabemos quem é quem (1Jo 3.14; 2.3-4; 2Pe 1.10; Mt 6.14) e onde está o seu coração. 

É preciso recordar que sempre que um cristão é sepultado, é lembrado na liturgia: “Elas (pessoas) descansarão do seu duro trabalho porque levarão consigo o resultado dos seus serviços” (Culto Luterano, Liturgias, p. 123). Ou melhor, “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do seu corpo” (2Co 5.10). 

As boas obras são testemunho externo do Espírito Santo. Enquanto muitos destacam o falar em línguas e os dons de cura, como sendo demonstração de uma pessoa cheia do Espírito Santo, aprendemos da Palavra de Deus que estar cheio do Espírito é praticar boas obras. 

Somente a fé salva! (Rm 1.16-17; Ef 2.8). Mas, a fé age pelo amor (Gl 5.6), e é zeloso em fazer o bem (Tt 2.14). 

Como saber se uma pessoa é ou não é eletricista? Caminhoneiro? Dona de casa? Professor(a)? Cristão?O apostolo Tiago escreveu: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg 2.14). Amém! 

ERT 

Edson Ronaldo TREssmann 


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages