Orcid de autor falecido

Giane Caputo

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Bom dia!

Estamos com um artigo para ser publicado, o qual um dos autores faleceu e não possui ORCID.

Como proceder neste caso?

Obrigada,
Giane

Gabriela Carvalho

to sciel...@googlegroups.com

--
Dicas para uma lista mais agradável: https://groups.google.com/forum/#!msg/scielo-xml/-YrEM7thNiU/23VuComZDwAJ
---

Gabriela Carvalho
SciELO - Scientific Electronic Library Online
FAPESP - CAPES - CNPq - BIREME - FAP UNIFESP
www.scielo.org | www.scielo.br
Avenida Onze de Junho, 269
04041-050 - São Paulo-SP - Brasil
______________________________
[*Atenção: *A versão 1.6 do SciELO PS, foi descontinuada em 29 de março de
2018. Por gentileza, passem a utilizar a versão 1.7 ou 1.8 do SPS
<http://docs.scielo.org/projects/scielo-publishing-schema/pt_BR/latest/>. / As
versões anteriores do XPM serão descontinuadas em *30 de abril de 2018*.
Por gentileza, passem a utilizar a versão *4.0.095 - *release 29/03/2018]

Giane Caputo

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Boa tarde Gabriela!

Vi o link e não encontrei resposta adequada à minha pergunta.

Uma vez um autor já tendo falecido, como proceder com o seu ORCID?

Obrigada,
Giane

Renata Postali de Almeida

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Boa tarde Giane.

O autor falecido é o autor submissor ou correspondente?

Fico à disposição.
Atenciosamente,

Renata Postalli
Bibliotecária

---------------
[Atenção: A versão 1.6 do SciELO PS, foi descontinuada em 29 de março de 2018. Por gentileza, passem a utilizar a versão 1.7 ou 1.8 do SPS. / As versões anteriores do XPM foram descontinuadas em 30 de abril de 2018. Por gentileza, passem a utilizar a versão 4.0.095 - release 29/03/2018]

[...]

Tel.: 55-11-5083-3639

Giane Caputo

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Boa tarde Renata!

Ele é coautor.

Obrigada,
Giane

Renata Postali de Almeida

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Olá, boa tarde Giane,

Então o email que a Gabriela lhe enviou possui informação que sanaria sua dúvida: "...por hora será exigido apenas do autor submissor do manuscrito". Se o autor falecido não se enquadra no caso, siga com o envio do artigo sem a informação do ORCID deste autor.

Fico à disposição.
Atenciosamente,

Renata Postalli
Bibliotecária

---------------
[...]

Giane Caputo

to SciELO XML - SciELO Publishing Schema
Então...

Vi duas respostas que, que ao meu ver, se contradiziam. Por isso, não me atenderam...

1) Primeiro pede o ORCID obrigatório de todos os autores a partir de 2019...
1)   Nesta edição já devemos enviar com o ORCID marcado?
Conforme comunicado se o pacote for entregue em 2019 e tiver artigos recebidos em 2018, sim. Lembrando apenas que o primeiro comunicado enviado em 08/12/2017 dizia o seguinte:
"b. adoção do ORCID como identificador dos autores, que passará a ser obrigatório a partir de janeiro de 2019. O ORCID contribuirá para o aperfeiçoamento da identificação única dos autores e, portanto, dos processos de interoperação e bibliométricos que envolvem autores; durante o ano de 2018 os periódicos devem iniciar a coleta do ORCID ID de todos os autores."

2) Depois vi esta outra resposta...
O ideal é que todos os autores publiquem os artigos com o ORCID. Mas por hora será exigido apenas do autor submissor do manuscrito.

Fiquei na dúvida, mas agora me esclareceu.
Obrigada,
Giane