Blog do Professor Hugo - O Homem que Otimizou o Jogo

0 views
Skip to first unread message

Prof. Hugo E. Meza Pinto

unread,
Apr 12, 2013, 9:42:24 AM4/12/13
to sceco-...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@yahoogroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@yahoogrupos.com.br, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, sceco...@googlegroups.com, Grupex, 1SA12012, 1SA_22012, 4sa2_*2012



Blog do Professor Hugo


O Homem que Otimizou o Jogo

Posted: 11 Apr 2013 04:19 PM PDT



Qual é sua profissão? 

pergunta Billy Beane (interpretado por Brad Pitt) para Bill James, representado por Jonah Hill.

Economista é a resposta.

Esse trecho é do filme O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball 2011). Trata sobre as tentativas de um manager de time profissional de Beisebol (Pitt) em otimizar o pouco orçamento disponível para contratar jogadores com resultados competitivos.

O jovem economista desenvolve uma metodologia baseada em estatísticas e dados dos jogadores para a análise de cenários e assim consegue ajudar ao manager a otimizar os resultados esperados.

O filme mostra a importância da análise de fatores ou variáveis em qualquer situação para mudar uma estrutura convencional. Mostra também como pensar diferente é, muitas vezes, vital para ser eficaz.

Uma das grandezas da profissão do economista é poder ter um faro analítico para avaliar determinadas realidades. Após essa análise é possível determinar a melhor alocação dos recursos, talentos e potencialidades.

O filme é uma boa opção para entender um pouco mais o profissional de economia. 
Recomendo.
You are subscribed to email updates from Blog do Professor Hugo
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages