Aprender Scala sem conhecer Java.

Diego Nascimento

to scala-br
Olá pessoa, sou novo no grupo, desenvolvo em python e javascript e gostaria de aprender scala, tenho uma dúvida, embora já tenha estudado java a mais de 10 anos atrás, eu nunca trabalhei com essa linguagem e tenho interesse em aprender scala e o framework play, mas não tenho intenção nenhuma de estudar java (não agora pelo menos), gostaria de saber se é possível se trabalhar, desenvolver aplicativos bons apenas com scala, ou se ainda é uma linguagem para javistas, scala já tem um ecossistema grande o suficiente para eu me sentir confortável e bem servido trabalhando só com ela?

Édson Patrício

to scala-br
Meus 2 centavos.

Não precisa saber linguagem Java. Ter algum conhecimento na plataforma Java (nada excepcional) ajuda.

O ecossistema é vasto e bastante profissional.

Uma recomendação para sua jornada: foque no paradigma Funcional. Mesmo que você no futuro de "desencante" com Scala, isso pode melhorar sua forma de programar em qualquer outra linguagem. Até mesmo em uma que não seja Funcional.

Quando falo de foco no paradigma Funcional, quero dizer de forma pragmática, sem influências religiosas. Código ruim não fica bom por não ter var nele.

Sucesso.

Diego Nascimento

to scala-br
Fiz um curso de ocaml, esse:

Pensei em trabalhar em cima de F#, mas fica preso ao windows, embora haja mono, ainda dá erros em algumas bibliotecas e muito trabalho para corrigir, então pensei no scala por isso e vejo que tem um bom mercado borgulhante no exterior que é minha meta daqui a uns anos, e também fica a dúvida, por exemplo, empresas que emprega programadores em escala esperam por um javista que saiba scala, ou não tem isso?

Felipe Hummel

to scala-br
Olá, Diego, pelo que temos visto no mercado, uma certa experiência com Java certamente ajuda, mas com certeza não é obrigatória. Dá pra programar em Scala sabendo zero de Java.

Se quiser tirar mais dúvidas, dá pra entrar no canal #beginner do slack do Scaladores (grupo de scala brasileiro): http://scaladores.herokuapp.com/
Dá pra tirar dúvidas de Scala por lá tranquilamente. Além disso tem o canal #jobs também onde o pessoal posta vagas de emprego, geralmente no Brasil, que envolvem Scala.

Abraço

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "scala-br" dos Grupos do Google.

Diego Nascimento

to scal...@googlegroups.com
Olá Felipe,

Já entrei no slack dos scaladores, muito obrigado.

Abraço,

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "scala-br" dos Grupos do Google.