Estão abertas as inscrições para o
I Fórum de Mídia Livre, que ocorrerá no Rio de Janeiro, dias 14 e 15 de
junho, e reunirá participantes de todo o País. O evento é parte de uma
ampla mobilização de jornalistas, acadêmicos, estudantes e ativistas e
demais interessados pela democratização da comunicação, em defesa da
diversidade informativa, do trabalho de colaboração nos novos meios e
sua expansão, bem como da garantia de amplo direito à comunicação.
A
mobilização começou em uma reunião em São Paulo envolvendo 42
jornalistas, estudantes, professores ou pessoas atuantes na área das
comunicações, de diferentes regiões do Brasil, e teve prosseguimento em
reunião em Porto Alegre, com a presença de 49 pessoas, e na ABI, no Rio
de Janeiro, com 32 presentes. A partir destes encontros já foram
realizadas reuniões em Belém, Fortaleza, Recife e Aracaju. Clique aqui para saber quais são os ativistas e entidades que participam desta iniciativa, conforme os relatos dos pré-encontros.
Entre
as principais questões levantadas, os presentes discutiram o avanço do
movimento de comunicação da mídia livre em todo o País, de maneira que
seja obtida a garantia junto ao poder público de espaços para os
veículos da mídia livre nas TVs e nas rádios públicas, a regulação da
distribuição das verbas publicitárias públicas em nosso País e o avanço
das microestruturas globais mediáticas, assimétricas, improvisadas,
parcialmente caóticas e autônomas, como as redes digitais, as
migrações, os coletivos e as ocupações urbanas, bem como de agregadores
da diversidade da mídia e dos que a fazem.
Estão confirmados para
a mesa de abertura Emir Sader (UERJ); Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Rede
Universidade Nômade); Paulo Salvador (veículos impressos); Lucia Stump
(presidenta da UNE, pelo movimento social); Bernardo Kucinsky
(Jornalismo alternativo e independente); Joaquim Palhares (veículos de
internet); e um representante do Intervozes (movimento social das
comunicações). Clique aqui para conhecer os demais confirmados.
O
setor de comunicação, segundo o manifesto em construção disponível no
site do Fórum de Mídia Livre, "não reflete os avanços que ao longo dos
últimos trinta anos a sociedade brasileira garantiu em outras áreas.
Isso impede que o país cresça democraticamente e se torne socialmente
mais justo". E continua: "A democracia brasileira precisa de maior
diversidade informativa e de amplo direito à comunicação. Para que isso
se torne realidade, é necessário modificar a lógica que impera no setor
e que privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos (...)".
A mídia e os comunicadores em debate
No
Rio de Janeiro está sendo levantada e discutida com intensidade a
questão de uma economia psíquica da comunicação que dê conta dos
agenciamentos internos, psíquicos (pensamentos, perceptos e afetos),
dos jornalistas e dos comunicadores, de maneira a que ajam como
comunicadores-cidadãos, portanto de maneira inovadora, de fato livre
-sem repetir valores que contestam a nível macro-político- e assim
produzam ambientes agregadores (diferentes-juntos) na diversidade da
mídia tradicional, da mídia contra-hegemônica e da cultura digital.
Outra
questão importante é a da mídia contra-hegemônica e a potencialização
da difusão mundial das formas de sentir, pensar e agir dos segmentos
economicamente excluídos, das comunidades culturalmente marginalizadas
ou dos grupos politicamente segregados. O Fórum também se propõe a
debater novas perspectivas de comunicação, mais plurais e democráticas.
Assim, temas como Creative Commons, Web 2.0 e novas mídias também
ganharão destaque nos debates e atividades do evento.
Segundo o
documento esboçado na reunião de São Paulo, o objetivo da
democratização das verbas públicas visa que "as verbas de publicidade e
propaganda sejam distribuídas levando em consideração toda a ampla gama
de veículos de informação e a diversidade de sua natureza; que os
critérios de distribuição sejam mais amplos, públicos e justos, para
além da lógica do mercado; e que ao mesmo tempo o poder público garanta
espaços para os veículos da mídia livre nas TVs e nas rádios públicas,
nas suas sinopses e meios semelhantes". O documento está disponível no
site do evento (http://forumdemidialivre.blogspot.com/).
De
forma sincrônica ao evento no Rio de Janeiro, o movimento social de
comunicação já está se mobilizando em sete cidades: Porto Alegre, São
Paulo, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju e no próprio Rio de Janeiro.
Todos os relatos já estão disponíveis no site. O próprio evento é um
importante passo na discussão e deliberação sobre os rumos do movimento
social de comunicação.
Programação
- O I Fórum de Mídia Livre acontecerá dias 14 e 15 de junho de 2008
(sábado e domingo), das 9h às 17h (com pausas entre os debates e grupos
de trabalho). Será realizado no campus da UFRJ da Praia Vermelha, no
Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e salas
anexas. Endereço: Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha. O Auditório
Pedro Calmon fica no segundo andar do FCC.
Estão confirmados para
a mesa de abertura Emir Sader (UERJ); Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Rede
Universidade Nômade); Paulo Salvador (veículos impressos); Lucia Stump
(presidenta da UNE, pelo movimento social); Bernardo Kucinsky
(Jornalismo alternativo e independente); Joaquim Palhares (veículos de
internet); e um representante do Intervozes (movimento social das
comunicações). Clique aqui para conhecer os demais confirmados.
Inscrições
- A participação no I Fórum de Mídia Livre é aberta e a inscrição é
obrigatória. Os participantes podem também se informar sobre os
pré-encontros em suas respectivas cidades. O custo individual da
inscrição é de R$15 (quinze reais) para o público em geral e R$5 (cinco
reais) para estudantes, pagos no dia do evento, junto à secretaria
executiva do evento. A secretaria executiva emitirá um certificado de
participação para os que compareceram nos dois dias de evento.
A
inscrição no I Fórum de Mídia Livre não garante, o transporte, estadia
e alimentação dos inscritos, que no entanto estão sendo negociados.
Oficinas
- O Fórum de Mídia Livre convida todos e todas, participantes,
entidades e ativistas, a inscreverem suas propostas de oficinas que
tenham por objetivo contribuir com o aprofundamento dos debates,
exposição de novos pontos de vista e produção colaborativa. Todas serão
avaliadas e terão a sua realização confirmada pela Comissão
Organizadora do Fórum, que receberá propostas por email até o dia 06 de
junho (sexta-feira). Clique aqui para inscrever sua oficina!
Inscreva-se já e participe dos debates: http://forumdemidialivre.blogspot.com/