Greve

3 views
Skip to first unread message

Douglas Crispim

unread,
Aug 17, 2010, 5:01:05 PM8/17/10
to santage...@googlegroups.com
Olá. Gostaria de dizer que estou aderindo à greve, fato que é de conhecimento de todos os envolvidos. Cheguei a pensar em não aderir, mas confesso que não me sinto confortável, pois me lembro muito bem depois de formado no meu R1 ganhando este mesmo valor, sem auxílio moradia, necessitar perder tantas noites e fins de semana com finalidade de apenas me sustentar e ajudar minha família. Em São Paulo ganho uma bolsa ainda menor que na Bahia ( 280 reais a menos), e obviamente é insuficiente. O valor pago pelo governo deveria ser suficiente para que nos dedicássemos mais à residência e tivéssemos também uma vida digna. Trabalho desde a faculdade para me manter e não vou fazer de conta que não está havendo greve. No site da ANMR existe o decreto do CFM permitindo e garantindo os direitos. Vale lembrar que todos órgãos médicos inclusive o CFM apoiam a greve, que será em benefício dos residentes. De acordo com o documento oficial "cabe a cada um aderir ou não". Pagarei meus dias se for necessário, não irei viajar. Estou tranquilo com minha decisão, e no final os benefícios são para todos: os que apoiam e os que não apoiam a greve.
Abraço!

 

Lara Sepulveda de Andrade

unread,
Aug 20, 2010, 12:37:01 PM8/20/10
to santage...@googlegroups.com

 
Douglas já q esse é um, direito seu e de todos os residentes, gostaria q vc comparecesse  na segunda feira para comunicar sua decisão para Dr Suely para q a mesma organize o esquema de plantão com a preceptoria do hospital nos dias em q não tivermos residentes para intercorrencias.Conversei com a Lenora e ela disse  q na greve q ocorreu qd a ela era residente foi feito um esquema para q apenas um residente aparecesse por vez no ambulatorio e o mesmo não ficasse desfalcado e sugeriu q seria bom vc conversar com a diretoria e evitar retaliações no fim da sua residencia.Fora q o melhor é q vc avise e não simplesmente desapareça do hospital.Ciente dos seus direitos e dos meus, e esperando q vc compareça na segunda para combinarmos com dr Suely as escalas uma vez q os residentes não irão comparecer.Bjos Lara


Date: Tue, 17 Aug 2010 14:01:05 -0700
From: dougc...@yahoo.com.br
Subject: Greve
To: santage...@googlegroups.com

Douglas Crispim

unread,
Aug 20, 2010, 2:01:29 PM8/20/10
to santage...@googlegroups.com
A greve já estava anunciada anteriormente, nacionalmente, inclusive com apoio do CFM que apoia e tem uma central para averiguar "retaliações" aos residentes que estão apenas exercendo seu direito junto com praticamente TODA a classe. Conforme estava escrito nos documentos da greve, cabe a cada um decidir sua adesão ou não, e esta se inicia no início da greve. Concordo que o hospital deverá se reorganizar para a ausência dos residentes. Nenhuma greve passa em branco para a rotina nem de um serviço nem para os residentes ou estagiários. Acho ruim com os estagiários, mas entenderia se a greve fosse deles. Dra Lilian já sabia de minha decisão anteriormente, e na segunda-feira tentei convocar a todos para discutirmos, já que eu iria aderir e deixei claro. Ninguém permaneceu na sala. Não posso ter certeza, mas espero que Dra Sueli entenda que estou agindo conforme meus princípios, e até agora nenhum de meus amigos médicos ou não, nem minha família reprovou minha atitude. Vou ter que repor os dias fora, talvez perca opcional, ou férias, não sei... Mas não poderei ser punido em notas ou condutas porque nunca faltei com minhas obrigações e não sou um residente ruim. Desde a época da universidade me sustento e ajudo minha família, imagino como seria com uma bolsa mais digna, mas não preciso chorar aqui, só preciso continuar de greve.
Estou enviando um email para Dra Sueli.

--- Em sex, 20/8/10, Lara Sepulveda de Andrade <larase...@hotmail.com> escreveu:

fernanda fonseca nunes peres

unread,
Aug 20, 2010, 8:13:06 PM8/20/10
to Grupo Geriatria Grupo Geriatria
Lara, estou totalmente de acordo!
A finalidade de causar algum impacto não vai ocorrer se outras pessoas fizerem o trabalho de quem está de greve...
Além da sobrecarga dos colegas e prejuízo, seja ele qual for, dos pacientes...
Bjos
Fer
 

From: larase...@hotmail.com
To: santage...@googlegroups.com
Subject: RE: Greve
Date: Fri, 20 Aug 2010 19:37:01 +0300

Clorinda Muraro

unread,
Aug 21, 2010, 6:45:39 PM8/21/10
to santa geriatria

 



 
  Greve não é bagunça, não é largar tudo virar as costas e deixar o trabalho por fazer, sem a diretoria nem estar sabendo do que está acontecendo.
Mesmo em greve, deve haver um esquema para que o serviço funcione, afinal vcs são médicos, não são adolescentes participando de movimento estudantil... 
  A Dra Sueli provavelmente não está sabendo que vc está em greve Douglas, então eu me pergunto de que serve um movimento de protesto se a diretoria (grupo que deve ser "atingido") nem está sabendo... Consequentemente o hospital  NÃO está se reorganizando para a ausência dos residentes, o serviço continua o mesmo, e está sendo realizado pelos estagiários. E infelizmente os estagiários não vão aumentar seu salário...
  Definitivamente Não sou contra a greve, até pq eu sempre estudei em escola pública (minha origem tb é simples assim como a sua, que vc tanto gosta de falar), e cresci convivendo com isso, inclusive presenciei bons resultados. Porém por incrível que pareça deve ser feita com organização. Por isso, pode ser sim, que TODA a classe esteja participando, mas estão fazendo organizadamente. A Santa Casa parou quinta-feira, O HC parou quinta tb, a Paulista vai parar segunda feira. Mas fora os dias de paralização os residentes continuam trabalhando nem que seja em esquema reduzido. Tudo bem que o CFM apoia e estabeleceu que começasse na terça-feira, mas é ÓBVIO que isso não quer dizer que TODOS os residentes devem parar de trabalhar. Não seja radical. O que a Lara está propondo faz muito sentido, e é como estão funcionando os outros GRANDES serviços com residência em São Paulo, ainda mais sendo que foi a Lenora que orientou, que no meu ponto de vista é a pessoa mais sensata do Domps...Todo o serviço em que há residentes, não funciona igual sem residentes, todos nós sabemos disso. Por isso se todos os residentes resolvessem parar, os únicos realmente prejudicados seriam os PACIENTES.
  Até os R1,que serão muito mais beneficiados com a greve, afinal eles ainda tem no mínimo mais 3 anos de residência, estão funcionando nesse esquema, para não prejudicar os pacientes (nós sabemos que um médico que evolui 2 pctes o faz muito melhor do que um que vê 6 pctes...), e para não prejudicar os estagiários.
  É muito fácil falar que vc apoiaria a greve se fosse dos estagiários, ainda mais vc que sempre mostrou muito incomodo com o nosso day-off...mas foi uma opção minha fazer estágio, e eu estou tranquila com minha consciência. Então, vc tem que saber tb que foi uma opção sua fazer residência...
  Segunda-feira vc realmente estava comentando que iria aderir a greve, mas desculpa Douglas, vc tentou convocar reunião coisa nenhuma ...foi só um zunzunzun de corredor. Inclusive fui em que te falei pra avisar a Dra Lilian para que se preparasse pro ambulatório da quarta.
  E é claro que ninguém pode te punir por aderir a uma greve, mas... em que mundo vc vive??????
 
  Eu resolvi responder ao e-mail, pq no meu ponto de vista a coisa está perdendo o propósito...a finalidade da greve é criar um diálogo entre a instituição e os bolsistas para tentar um boa solução, e não precisa ser radicalizando.
  Bom, expus meu ponto de vista que estava intalado, e vcs me conhecem...qdo desentala...
 
  Vamos agir como adultos, e médicos.
 
  Clorinda.
 




Date: Fri, 20 Aug 2010 11:01:29 -0700
From: dougc...@yahoo.com.br
Subject: RE: Greve
To: santage...@googlegroups.com
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages