Textos sobre o "arranjo beneditino" do altar

143 views
Skip to first unread message

Dr. Rafael Vitola Brodbeck

unread,
Jun 19, 2010, 9:24:04 PM6/19/10
to salvemalitur...@googlegroups.com
Arranjo Beneditino    
Escrito por João Batista   
Sáb, 10 de Outubro de 2009 20:22

Uma das grandes preocupações para com a Liturgia do Santo Sacríficio é fazer com que a celebração seja toda voltada para o Mistério que se é celebrado, ou seja o Sacríficio de Jesus Cristo ao Pai em favor de nós. O arranjo beneditino tem sua origem nos antigos arranjos do Rito Romano em sua forma extraodirnária, onde seis candelabros eram expostos em cima do Altar, o nome beneditino acaba por ser uma referência ao Papa Bento XVI que tem tornado este arranjo muito popular em toda a Igreja.

Com o surgimento da forma em que o Padre se encontra de frente para a Assembléia, verifica-se que as vezes muitos fiéis pensam que a Missa possa estar sendo celebrada para a Assembléia, enquanto a correta compreensão é que a Santa Missa é celebrada pelo Sacerdote com a Assembléia, tendo a centralidade inteiramente em Cristo Jesus, pois é Ele mesmo que oferece o Santo Sacrifício a Deus por nós.

 

Por isso o arranjo beneditino se torna muito útil para a compreensão do Mistério celebrado, tem em si a simbologia do Mistério e é uma forma em que sugere uma verdadeira e correta catequese litúrgica.

 

O arranjo consiste em colocar sobre o Altar 6 candelabros com velas acessas e no centro do Altar expõe se o crucifixo do Senhor. Nas Missas celebradas pelo Bispo em sua Diocese utiliza-se 7 candelabros, o sétimo fica alinhado com o Crucifixo ao centro.

 

Veja na foto abaixo, onde Dom Manuel, da Diocese de São Miguel Paulista, utilizando o arranjo beneditino no Altar, que te se tornado muito popular no Brasil.

 

 

Para quem colabora com as preparações para as celebrações da Santa Missa em Paróquias, Dioceses e Capelas, sugerimos que busquem promover o arranjo beneditino, a fim de enriquecer enormente as Celebrações e o sentido litúrgico das mesmas.

 
--------
 

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Coram Deo, versus populum e arranjo beneditino.

Postado por Luís Guilherme Fernandes Pereira às 13:38
Durante a maior parte dos últimos dois milênios, na Igreja Latina, a Santa Missa foi celebrada estando o sacerdote voltado para o oriente, seja o oriente real ou litúrgico. É a chamada celebração ad orientem.

O oriente é, para nós da Igreja Latina, a direção em que se localiza Jerusalém, a cidade que é modelo do paraíso (chamado de Nova Jerusalém) e onde Nosso Salvador foi morto no madeiro da cruz. Também no oriente nasce o Sol e Jesus Cristo é o verdadeiro Sol pois é a luz do mundo. As igrejas, no passado, eram construídas voltadas para o oriente. As basílicas romanas, contudo, eram voltadas para o ocidente. Nelas, e em algumas outras, o sacerdote voltava-se para a congregação (versus populum) para celebrar. Na foto abaixo, vemos o Papa Pio XII celebrando a missa tradicional voltado para a congregação.

O oriente passou a ser antes o oriente litúrgico que o oriente real. Estando o sacrário, em geral, no fundo dos presbitérios, o sacerdote celebrava voltado para ele, volvendo-se para a congregação nas admonições e para a homilia, independentemente da arquitetura da igreja. Desde então, a maior parte das igrejas foi construída tendo o altar grudado a um retábulo, ambos no fundo da nave ou no fim do presbitério.

Depois do Concílio Vaticano II, essa forma de construção passou a ser proibida. Os novos altares deveriam estar no centro do presbitério e não mais grudados à parede. Não se sabe muito bem a razão, isso foi mal entendido. Belíssimos retábulos foram destruídos, tornados pó. Missas e mais missas passaram a ser celebradas com o padre voltado para a congregação, muitas vezes ficando de costas para o sacrário, onde se encontra Nosso Senhor sob as espécies consagradas.

Raríssimo altar pós-conciliar preparado para celebração ad orientem.

É importante ressaltar que houve uma mudança na norma de construção das novas igrejas, e jamais uma ordem para mudar o que já estava construído e, muito menos, uma indicação que os sacerdotes deveriam celebrar "voltados para o povo". Um pseudo-progressismo quer fazer entender que é mais adequado ao povo que o padre a eles esteja voltado. Ora, me parece muito mais igualitário que todos estejam voltados para o mesmo lado, que é o que geralmente ocorre na celebração ad orientem (ao oriente), também chamada coram Deo (na frente de Deus) ou versus Deum (voltado para Deus), em contraposição ao versus populum (voltado para o povo).

Papa celebrando coram Deo na Capela Sistina.

Infelizmente essa mudança se disseminou, e não há coisa mais difícil de se achar que missas segundo o missal de Paulo VI com orientação coram Deo. Essa tradição plena de significado (a união dos orantes voltados para o seu Deus, entre os outros já citados) se perdeu, remanescendo apenas nas celebrações da missa segundo o missal tridentino, o que concorre para grande confusão. Tanto a forma ordinária quanto a extraordinária do rito romano aceitam ambas as
configurações -- versus Deum ou versus populum. O Papa Bento XVI celebra coram Deo quando na Capela Sistina, a última missa de São Pio de Pietrelcina foi celebrada versus populum.


O Papa, para tentar retomar o sentido do oriente litúrgico, sem causar grandes reboliços, aventou uma forma nova de preparar o altar, chamada, em sua homenagem, de "arranjo beneditino", que consiste em colocar, na frente do altar, quando da celebração versus populum, seis candelabros com velas (sete, quando é o ordinário local) e uma cruz no centro, voltada para o celebrante. O celebrante, então, volta-se para o Crucificado enquanto oficia a Missa, sendo assim versus Deum. Ao mesmo tempo o povo o vê por trás da cruz, sendo assim também versus populum.


Esse arranjo é possível em todas as paróquias, e é recomendável que o adotem.

 
----
 

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Arranjo Beneditino" em Porto Alegre-RS

Postado por Francisco às 00:00
As imagens abaixo são da celebração do Santo Sacrifício da Missa em um encontro para casais que aconteceu em Porto Alegre-RS, em Junho de 2009. O celebrante é Pe. André Lico, da Comunidade Missionário Providência Santíssima e ex-pároco da Nossa Senhora da Glória (Porto Alegre-RS) e atualmente em Goiás, tendo vindo ao RS para pregar este encontro, promovido pelas Comunidades Paz e Mel, Providência Santíssima e Nos Passos do Mestre.

Como podemos observar, o altar foi cuidadosamente ornamentado no chamado "arranjo beneditino", isto é, como tem sido feito em Roma, nas Missas celebradas pelo Santo Padre Bento XVI na forma "Versus Populum" (com o celebrante voltado para o povo).

- com o crucifixo no centro do altar, como ponto de referência tanto para o celebrante quanto para os fiéis.

- com o crucifixo voltado para o celebrante, quem é quem oferece o Santo Sacrifício da Missa ao Pai Eterno.

- com os castiçais esteticamente dispostos no altar em ambos os lados do cruficixo, dando destaque para o que está no centro.

No seu livro "Introdução ao Espírito da Liturgia" (graças a Deus, hoje vendido em livrarias católicas brasileiras!), o Cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, defende tal ornamentação nas Missas celebradas em Versus Populom, dizendo ainda:

"Mover a cruz do altar para a lateral para dar ao povo uma visão do padre sem interferência é algo que eu classifico como um dos grandes absurdos das últimas décadas. A cruz atrapalha a missa? O padre é mais importante que o Senhor? Esse erro deve ser corrigido o quanto antes, e pode ser feito sem necessidade de reformas. O Senhor é o ponto de referência."

Na Santa Missa mostrada pelas imagens havia ainda, ao lado do altar, um ***outro*** crucifixo de tamanho maior voltado para os fiéis (embora as imagens não o captem), para que também pudessem contemplar também dessa forma visível Nosso Senhor Crucificado durante o Santo Sacrifício.







OgAAALoBuIHjQb2NiymI8-83LwQ4StK_fCEJUKN-yiPPzS6YOIbjYVHwTYog8GSxkHpruSw_kBoXZWaK4bPtyUPbQ1IAm1T1UAjVLLBZqXCHWoNhavApMMbvCqc7.jpg
modelobenpoa1.jpg
modelobenpoa2.jpg
modelobenpoa3.jpg
modelobenpoa4.jpg
modelobenpoa5.jpg
modelobenpoa6.jpg
modelobenpoa7.jpg
OgAAAPTYAn7lD_dWBhzyup3B7QSHLilFxfjHW9PhdVH_qUiuEhKrw9epme4OxGjITD7XftOgGHzDDBArxDmuTb0jXGYAm1T1UOy62Dka_9b6TYTLb3Dda33uCwMe.jpg
372027141_8473524c8f_o.jpg
c.jpeg
Presbitério+-+centro.JPG
OgAAAOKU4k5hvrBgrKAixvQRegxvUOl4LSC6lFmeSx9CVwtrBUpKzYQkchQIRD4wc0dddbSZnEwpH1NR1iBEbp25kVAAm1T1UIX5Owyx9on1hwh1lorNJxZ-zgMp.jpg
benedetto21563.jpg
2008-10_benedictine-arrangement.jpg
OgAAAE-G9oh48lnc72yfRBN6BVBHycP119yV8h_-N5YJb-38v2cM7p8UE3uQiipv3SiEVo588Rfb-_zIx4gEaoEe_64Am1T1UPrk9BvB01t0HOn47MOTGJ453ViX.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages