atuam no corpo, energia e mente. Para isso sincronizamos respiração, movimento e postura e sons específicos... Aleḿ do yoga físico, também praticamos yoga mental por meio de meditação. Tudo isso leva o aluno a profundos estados de relaxamento e liberações nas emoções, no corpo e no pensamento
Uma série de exercícios simples, porém eficientes e curativos, que visa aliviar o estresse, transformar padrões negativos de comportamento, promover o equilíbrio e a saúde e aumentar nossa apreciação pela vida. Os exercícios fundamentam-se em teorias dos sistemas de energias densas e sutis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do Budismo sobre o corpo e a mente.
Os textos médicos tibetanos referem-se ao Kum Nye como uma cura para o desequilíbrio e o bloqueio de energia. Descrito em termos gerais nos textos Vinaya do Budismo (ensinamentos que guiavam a conduta de monges e monjas), também é visto como uma forma de alívio para a fadiga derivada de longos períodos de meditação.
Como propicia a integração do corpo e da mente em todos os exercícios, esse relaxamento tem uma qualidade vital e duradoura maior do que a sensação de bem-estar experimentada em exercícios físicos comuns.
O nascimento humano é o mais sagrado e raro (Jantunam nara janma durlabham). A palavra manava (ser humano) também significa aquele que é sagrado. Por que recorremos a degradar um ser humano tão sagrado? As pessoas defendem várias coisas boas e sagradas, mas quando se trata de praticar, elas recuam. Quando surge um conflito entre preceito e prática, você deve ter a coragem de enfrentar a situação e fazer todos os esforços para seguir o caminho sagrado. Você, em sua vida cotidiana, encontrará várias pessoas com más características e comportamento incorreto. Não se junte à sua companhia. Ofereça-lhes uma saudação (namaskar) e afaste-se. Você pode perguntar por que devemos oferecer saudações às pessoas doentias. Saudamos pessoas boas, de modo a não perder sua companhia. Nós também saudamos as pessoas más pedindo que se afastem de nós. Devemos juntar-se à companhia de pessoas boas, cultivar boas qualidades e levar uma vida boa, santificando assim essa preciosa vida. (Discurso Divino, 4 de novembro de 2002)
Sathya Sai Baba