Bandha é o nome dado a um conjunto de técnicas usadas no Hatha Yoga com dois objetivos diferentes: um no plano sutil (energético) e outro no plano denso (físico). Em sânscrito a palavra bandha significa “fecho”, “fixação” ou “contração”.
1) jalandhara – contração da garganta
2) uddiyana – contração do abdômen
3) mula – contração do assoalho pélvico
4) jihva – contração da língua.
Além desses quatro, existem algumas combinações entre eles que recebem nomes diferentes, como bandha traya. A “contração tríplice”, que consiste em fazer simultaneamente jalandhara, uddiyana e mula bandhas. E maha bandha(a “grande contração”, que é a combinação das quatro acima mencionados). Isso se faz durante a prática de certos pranayamas e em algumas meditações.
A dá tanta importância à prática destas contrações pois, em primeiro lugar, elas possibilitam uma prática segura do ponto de vista físico. E na dimensão energética, os bandhas são usados para evitar a dispersão da força vital e conduzí-la pelo canal central da energia vital, possibilitando assim o despertar da energia sutil.
Enormes benefícios obtêm-se da prática sistemática dos bandhas, tanto em nível fisiológico quanto em nível psíquico. É possível perceber melhoras no sistema endócrino, no funcionamento dos órgãos internos, no sistema nervoso, bem como no funcionamento da própria mente, que fica mais focada e torna-se assim mais apta para a concentração.
o diafragma e os paravertebrais profundos (músculos mais intimamente conectados à coluna) atuando diretamente na postura. Do mesmo modo, muitos outros músculos que auxiliam ou mesmo determinam importantes funções são exercitados nessas técnicas como os grupos musculares orofaringeanos (músculos da boca e da garganta) e do assoalho pélvico (músculos que delimitam inferiormente o quadril).
A sucção do abdome obtida no uddiyana bandha leva a um aumento da pressão intra-abdominal e, somando-se isso à contração do assoalho pélvico obtida pelo mula bandha. Potencializa a sensação de uma força ascendente, que pode ser percebida como algo se irradiando para cima ao longo da coluna lombar. Em nossa linguagem fisiológica clássica, podemos mencionar esses eventos como sensações interoceptivas e proprioceptivas (do próprio corpo) decorrentes de variações de pressão. Estímulos circulatórios e sensibilização associados à concentração na região abdomino-pélvica.
Yôga compreende o ser humano como um SER integral no qual o CORPO, fazem parte de um todo funcional, harmônico e completo onde estão intimamente ligados e conectados entre si formando a unidade do EU.
CORPO, MENTE, EMOÇOES devem estar em equilíbrio para se obter uma saúde plena, uma vez que um único individuo está em harmonia consigo mesmo é possível esse raio de luz atingir toda a FAMÍLIA e por fim a SOCIEDADE e O MEIO AMBIENTE em que vive.
Seja a mudança que você quer ver no mundo!
Saúde é a maior riqueza que podemos possuir!
Que a PAZ esteja com todos!
Meditação Tântrica
É uma pratica que leva ao domínio da respiração através dos movimentos e estímulos sensoriais dos chakras através de sons específicos notas musicais e numerologia codificadas nos centros de força do corpo energético sutil... é uma meditação em movimento em alguns momentos e estática em outros. Ela é suave e puxada ao mesmo tempo. Suave porque os movimentos são lentos e puxados porque os fazemos com a respiração, ao prendemos a respiração induzindo uma produção de energia em nosso corpo que se direciona ao bem estar e a plena atenção no local especifico de cada orgão, e uma expiração com sons orgânicos induzidos, produzindo a limpeza de órgãos e glândulas a nível celular;venha aprender técnicas de Desintoxicação, revitalização, restauração e purificação através exclusivamente de posturas, mantras,ritmo e sons de cura, exercícios respiratórios, e repouso...
...QUE TODOS OS SERES SEJAM FELIZES...
A mente é o canal pelo qual, recebemos e emitimos impressões e sinais, internos e externos. Por esta razão procuremos manter nosso pensamento focado sempre em coisas agradáveis.
Através da sintonia mental, do teor vibratório das nossas energias, é que atraímos situações positivas ou negativas. Portanto, desenvolvamos em torno de nós mesmos, apenas imagens felizes e alegres, que nos deixarão em paz com a vida e com os outros. Não podemos controlar tudo o que está à nossa volta, mas podemos educar a nossa maneira de ver e sentir as coisas, através do pensamento positivo. Sabemos, porém, que esse hábito não é tarefa fácil, e nem tenhamos a pretensão de sermos perfeitos, mas é nos melhorando um pouquinho a cada dia que construiremos uma vida melhor e mais feliz. Que nesta terça-feira possamos entender melhor que vida é uma concessão divina, para o exercício diário da gratidão ao Criador e de amor ao nosso próximo, pois, somente o amor dá sentido à vida.