texto para reflexão
Embora a fonte da paz e da bem-aventurança esteja dentro, as pessoas a procuram no exterior, como quem persegue uma miragem. Devido à atividade inquieta, a preocupação sem fim e desejos ilimitados, a paz de espírito é perdida e a pessoa torna-se vítima de descontentamento e miséria. No início, a paz deve ser cultivada dentro de nós mesmos e, então, essa paz deve ser estendida à família. Da casa ela deve ser espalhada para nossa comunidade. Assim, a paz deve começar com o indivíduo e se espalhar para toda a sociedade. Na pratica do Yôga são feitos esforços para propagar os valores de Verdade, Retidão, Amor, Paz e Não-Violência. Isso é apenas propagação, mas não prática (ou demonstração). Mera pregação é inútil. De todas as virtudes, o amor é o primeiro. Se o amor é fomentado, todas as outras qualidades fluem dele. Nossa degradação é o resultado do esquecimento de Deus. Quando nos lembrarmos de Deus, nossa vida será completa....
Para alcançar o Divino interior, você deve se qualificar para passar pelas quatro portas do autocontrole (Shama), auto-indagação (Vicharana), contentamento (Trupti) e companhia dos piedosos e virtuosos (Satsanga). Shama pede fé inabalável no Senhor e controle de seus sentidos e da mente. Quando você consegue controlar os sentidos cognitivos (Jnanendriyas), torna-se muito fácil controlar os órgãos de ação (Karmendriyas). Shama torna uma pessoa mestre da mente e indriyas (órgãos do sentido e da ação). Tal pessoa transcende a natureza animal e pode avançar do humano para o Divino. Aves, feras e outras criaturas estão preocupadas com o gozo de coisas externas. Somente o homem é dotado da capacidade de discernir entre o transitório e o permanente e buscar o que é eterno, controlando os sentidos e abandonando o apego ao corpo perecível e aos objetos efêmeros do mundo fenomenal.
discurso divino...
Sathya Sai Baba
ॐ
Namastê
नमस्ते
Sádhana Yôga ॐ Shiva Hara Studio
साधना योग ॐ हारा शिव स्टूडियो
Skype: sadhana.yoga
Tudo o que se move neste universo, tudo o que é visto ou ouvido, tudo o que está dentro ou fora é permeado pela respiração."
Maha Narayana Upanishad (parte das escrituras hindus)