página em branco

joroca

to sabian
olá
mesmo usando os procedimentos do tutorial de instalação o sistema só
apresenta uma página em branco sem apresentar nenhum erro ou mensagem.
o pode está ocorrendo?
obrigado

josemar

Cindy Dalfovo

to sab...@googlegroups.com
Acontece o mesmo comigo.
Eu ACHO que isso se deve ao fato de eu estar usando PHP 5...?

joroca

to sabian
Mas a versão 1.1.3-4 resolve essa incompatibilidade, ou não?

Cindy Dalfovo

to sab...@googlegroups.com
Ah, é? Não sabia, descobri o sistema hoje :3 então fiquei na mesma. O problema é que eu não entendo nada de PHP, então nem sei olhar o código e procurar o problema... xD

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Preciso saber qual a configuração de vocês eu estou usando apache com
debian e php5 tudo funciona normalmente.
estou utilizando a versão baixada do SVN (Subversion) a mesma a qual
empacotei a revisão -4.

Na revisão 4 os .phtml foram removidos e substituirmos para .tpl.php o
index.phtml também foi trocado para index.php
isso foi feito simplesmente para não existir necessidade de reconfigurar
o webserver para interpretar .phtml como php.

A unica questão em relação ao PHP5 é que o globals é off por padrão e o
sistema foi feito com globals = on
pois foi construído na época de transição entre o php4 e 5.

O "problema" eu resolvi acrescendo o globals.php para emulação do globals,
entretanto o correto é refatorar o código e subistituir por super globals,
com essa emulação funciona normalmente mesmo não sendo o mais seguro.

Da revisão 3 para a 4 é necessário dropar e recriar o banco de
permissões sabian-perm.

o login de acesso inicial é root senha sabian.

Mudem o php.ini de vocês e coloquem display_errors = On para saber o que
está ocorrendo.

Eu não cheguei a testar essa versão em windows mas acredito que não
tenha incompatibilidades,
já que os caminhos são relativos. controlados por variáveis de sistema.

O código foi verificado não encontrei quaisquer problemas.

verifiquem a permissão de escrita no diretório de logs.

[]´s

Cindy Dalfovo

to sab...@googlegroups.com
Estou com PHP 5 + Apache + Postgresql no Ubuntu
O erro que foi logado é esse:
[29-Dec-2008 14:21:50] PHP Notice:  Use of undefined constant _ISO - assumed '_ISO' in /home/cindy/dev/lappstack-0.9-beta-1/apache2/htdocs/sabian/index.php on line 53
Alguma idéia? Será alguma configuração, mas qual?

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Substitua a linha 53:

Por esta:

O error level do seu php está alto eu não vi o "erro" porque o meu não está.
na verdade a constante _ISO não está definida.

Estou atualizando a copia do subversion.

Substituam seu index.php da raiz do sistema por este em anexo ou façam o procedimento acima.

Trata-se de um problema bem insignificante e bobo acabei de corrigi-lo.

[]´s
index.php

joroca

to sabian
no meu aparece isso:

Warning: require_once(C:/apache2triad/htdocs/globals.php): failed to
open stream: No such file or directory in C:\apache2triad\htdocs\sabian
\index.php on line 32 Fatal error: require_once(): Failed opening
required 'C:/apache2triad/htdocs/globals.php' (include_path='.;C:
\apache2triad\php;C:\apache2triad\php\smarty;C:\apache2triad\php
\pear') in C:\apache2triad\htdocs\sabian\index.php on line 32

estou usando:
apache2triad no winxp
php5

joroca

to sabian
coloquei todo o sistema na rais do webserver e funcionou. Mas, como
colocar ele em uma pasta separado, ex. \sabian ?

Cindy Dalfovo

to sab...@googlegroups.com
Eu fiz a mudança naquela linha, mas o problema da tela branca persiste.
Tentei colocar na raiz do webserver, como fez o joroca, mas também não funcionou.
Só vejo uma tela branca depois de dar o login =/

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Eu não amarrei o sabian a diretórios você pode usar um virtual host.
é necessário um virtualhost somente para o sabian.

Veja os includes estão assim:
require_once $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]."/globals.php";

No seu apache conf vc pode fazer:

NameVirtualHost *:80

<VirtualHost *:80>
ServerAdmin mog...@indux.com.br
DocumentRoot c:\sabian\1x
ServerName sabian.nomedamaquina
</VirtualHost>

Va ao iniciar executar:

C:\WINDOWS\system32\notepad.exe C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts

adcione a linha

127.0.0.1 sabian.nomedamaquina

ou

X.X.X.X sabian.nomedamaquina

onde X.X.X.X será o ip da sua máquina.

salve e feche e feche o navegador e abra novamente

é provavel que ao digitar sabian.nomedamaquina o seu apache vai
responder pelo sabian.

Outra solução seria procurar pelas linhas:

aonde tem string $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]

Replace disto:

$_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]

para $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"].'/diretorioasuaescolha/'.

require_once $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]."/globals.php";

Se for de convivência a todos por padrão podemos pressupor que
ele sempre será colocado em um sub-diretório sendo assim basta
criar um index.php com redirecionador.

Aceito sugestões.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Cindy Dalfovo,

Não testei no ubuntu. talves o php.ini do ubuntu seja
hardcore e não deixe passar nada.

No meu debian está assim:

;error_reporting = E_COMPILE_ERROR|E_RECOVERABLE_ERROR|E_ERROR|E_CORE_ERROR
;   - Show all errors except for notices and coding standards warnings

error_reporting  =  E_ALL & ~E_NOTICE
; Print out errors (as a part of the output).  For production web sites,

; you're strongly encouraged to turn this feature off, and use error logging
; instead (see below).  Keeping display_errors enabled on a production web site
display_errors = On

; Even when display_errors is on, errors that occur during PHP's startup
; display_startup_errors off, except for when debugging.
display_startup_errors = Off

O debian é o ubuntu são muito próximos pois o ubuntu "bebe" debian unstable.
verifique sua configuração.

da uma olhada no php.ini

deve estar em

/etc/php5/apache2/php.ini

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
joroca,

Como informei o padrão é instalar em um virtual host não em diretórios.
isso pode ser alterado conforme esplicado anteriormente e conforme a
necessidade de todos.

joroca

to sabian
ok rodrigo.
farei as mudanças agora mesmo.
obrigado.

joroca

to sabian
rodrigo,
meu cliente svn pede um usuário e senha para acesso ao repositório.
qual é o usuário e a senha?

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Algo parecido com o que eu disse pode ser encontrado aqui:

http://johnbokma.com/windows/apache-virtual-hosts-xp.html

O fato é interessante é bem parecido mesmo com o que eu
escrevi pois foi a primeira vez que vi o texto acima que serve para quem
está no windows.

A sintaxe do arquivo de hosts no windows ou unix é igual também pudera
o tcp/ip do xp foi pego do bsd então não teremos problemas adicionais
com isso.

Localização do Arquivo:

C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts

Com relação ao problema de cindy para configurar o virtual host
é exatamente a mesma coisa no ubuntu o que mandei para vocês foi
um copy and paste do meu conf no debian.

Para cada projeto eu crio um virtual host nome: um de seus apelidos
sabian.moglia.sytes.net no caso o host do projeto em questão.

Vou tentar clarificar as coisas aqui em casa eu tenho 2 máquinas vamos
considerar o seguinte ambiente onde estou com o sabian instalado:

192.168.0.2 (Debian Servidor)
192.168.0.3 Estação de Trabalho

Então no caso de cindy usando ubuntu se o seu servidor web for a mesma
máquina onde está alojado o servidor web você deve ter um arquivo
/etc/hosts certo?

Vamos olhar um pedaço do meu:

devsrv:~# cat /etc/hosts
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 devsrv.interatia.com devsrv

# The following lines are desirable for IPv6 capable hosts
::1 ip6-localhost ip6-loopback
fe00::0 ip6-localnet
ff00::0 ip6-mcastprefix
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
ff02::3 ip6-allhosts

#Então eu coloco a seguinte linha:
192.168.0.2 sabian.moglia.sytes.net

No debian tenho um apache.conf no caso estou usando apache2

/etc/apache2/apache2.conf

No final do arquivo eu coloquei a seguinte linha:

NameVirtualHost *:80

Observa que lá tem outro truque:
# Include the virtual host configurations:
Include /etc/apache2/sites-enabled/

dentro de sites-avaliable eu crio

um arquivo com o nome do host: sabian.moglia.sytes.net

o arquivo contem o seguinte:

<VirtualHost *:80>
ServerAdmin rmoglia at gmail.com
DocumentRoot /var/sites/sabian.moglia.sytes.net/sabian/1x
#Diretório direto do SVN
ServerName sabian.moglia.sytes.net
#ErrorLog /var/logs/apache/sabian.moglia.sytes.net-error.log
#CustomLog /var/logs/apache/sabian.moglia.sytes.net-custom.log combined
</VirtualHost>

No windows deve jogar tudo dentro do apache.conf.

No debian e provavelmente no ubuntu tem 2 comandos interessantes

a2ensite e a2dissite

Entao uma vez criado o arquivo faça: a2ensite sabian.moglia.sytes.net

Para saber se esta tudo certo faça:

devsrv:/etc/apache2/sites-enabled# apache2 -t
Syntax OK

Corrija algum problema caso seja necessário, se aparecer Syntax OK pode
reiniciar o apache com segurança.

Reinicie o apache:
/etc/init.d/apache2 restart

Evidente que o nome sabian.moglia.sytes.net pode ser o nome de sua
preferência como sabian.intranet

ServerName também pode ser um número ip vc pode colocar um número ip
extra na máquina só para colocar um site
em uma intranet por exemplo caso não queira ficar editando o hosts um
por um de todas as máquinas.

Claro que se tratar de uma rede de uma empresa e tiver um dns local o
melhor é adicionar
uma entrada em DNS interno.

O erro de tela em branco deve ser por conta que os erros estão
indo para o log e não estão sendo apresentados em tela.

Como é um ambiente de testes e desenvolvimento e não de produção sugiro
que habilite mostrar os erros no navegador
conforme explicado em e-mail anterior.

Bom agora vou comer um chocolate e jogar alguma coisa.

Permanece em min a idéia de trocar os scripts para que se instale em um
diretório o que acham?

Em toda forma acho interessante passar um pouco do meu conhecimento
sobre apache a vocês.

Espero que ajude.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

# Non-members may check out a read-only working copy anonymously over HTTP.
svn checkout http://sabian.googlecode.com/svn/trunk/ sabian-read-only

Os que estão aqui já estão corrigidos:

http://code.google.com/p/sabian/downloads/list

Os últimos empacotados correspondem a revisão 14.

Hoje estive trabalhando em uma rotina que baixa
o release do repositório, limpa os .svn compacta os arquivos em 3 versões
e publica os mesmos na sessão download tudo via console uma maravilha.

Automatizei todo o processo.

Só preciso agora saber como usar o upload.py do google sem senha.
se aluguem descobrir me avise.

Por ultimo segue a quem quiser uma rotina que baixa e empacota o sabian na sua máquina:

#!/bin/bash

NOME_RELEASE="1.1.3-4"

svn checkout http://sabian.googlecode.com/svn/trunk/ sabian-read-only
mv sabian-read-only sabiandist
rm -rf $(find sabiandist/ -name ".svn" )

rm sabian*noarch*

tar -jcf 'sabian_'$NOME_RELEASE'_noarch.tar.bz2' sabiandist/1x/
tar -zcf 'sabian_'$NOME_RELEASE'_noarch.tar.gz' sabiandist/1x/
zip -r 'sabian_'$NOME_RELEASE'_noarch.zip' sabiandist/1x/

#tar -jcf $NOME_RELEASE.tar.bz2 sabiandist/1x/
#tar -zcf $NOME_RELEASE.tar.gz sabiandist/1x/
#zip -r $NOME_RELEASE.zip sabiandist/1x/

rm -Rf sabiandist/

PS. claro que só funciona com bash instalado, adaptem conforme o necesssário.

O melhor truque é este rm -rf $(find sabiandist/ -name ".svn" ) remove todos os .svn
depois do download para uma cópia de produção é desnecessário.

joroca

to sabian
oi rodrigo,
estou usando o tortoiseSVN no winxp
esses procedimentos são para linux. correto?

joroca

to sabian
rodrigo

quando clico no menu CADASTRO GERAL-LANÇAR NOTAS e: lançando dados ou
não, quando clico SAIR, ele sai para o menu ACADÊMICO. isso é normal?
ele não deveria voltar para o menu CADASTRO GERAL?

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca os comandos são de subversion linha de comando independente do SO.

Tortoise SVN

1) Crie um diretório em algum lugar de sua preferência. (c:\sabian)
2) Entre dentro deste diretório
3) Clique com o botão direito e selecione a opção svn checkout
4) Em URL of Repository digite:
*/
http/*://sabian.googlecode.com/svn/trunk/

Checkout Depth deve estar selecionado fully recursive.

Revision HEAD

5) Clique no botão ok

Aguarde alguns instantes até que o download esteja completo.

Nas próximas vezes basta entrar no diretório e selecionar
a opção SVN update que vai atualizar somente os arquivos
modificados.

Lembre-se de ter uma cópia em produção e outra para download.
pois o arquivo de config sempre será baixado do SVN removendo
a senha que tenha colocado.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Por favor relatem os Possíveis BUGS pelo formulário.

http://code.google.com/p/sabian/issues/list

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca

Esse sair volta ao menu anterior o sair seria sair da tela em questão.
O sair do sistema está no canto superior direito.

Pode ser mais adequado trocar os botões de sair por voltar.

Tivemos muitos downloads mais até agora ninguém apareceu para ser
mantenedor da versão 1.1.x
então se faz necessário participação ativa e formação de uma comunidade
porque eu mesmo
não disponho de tempo integral para manter o sistema pois faço outras
coisas e não vivo do mesmo.

Estou dando um empurrão e um estimulo para que o projeto continue e a
tendência é que
eu me torne uma espécie de chairman dele.

Pretendo dar continuidade em padrões para a próxima versão bem como
possivelmente
criar um módulo de biblioteca.

[]´s

joroca

to sabian
oi Rodrigo,
dentro do virtualhost o sitema se apresenta e funciona normal mas, no
apache2triad posso coloca-lo em subdiretorio como já foi abordado
aqui. A solução que vc encontrou funcionou bem mas, ao se logar ele
apresenta um erro no centro da pag. como se o servidor não
encontrado...coisa assim. O resto td. bem.
como posso resolver isso?
obrigado desde já.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Baixe a ultima versão eu fiz um arquivo de configuração centralizado.

O procedimento de instalação mudou um pouco.

http://code.google.com/p/sabian/wiki/InstalacaoHowto

A definição de diretório base como se pode especificar o diretório agora.
É plenamente possível instala-lo em um diretório avulso fiz as
modificações para
permitir isso precisa testar.

Os botões de sair foram trocados para voltar.

os botões usam history.back(-1) então troca-lo para os links em php
acredito que resolve
a questão não sei se o tal history back funciona direito em todos os
navegadores como está
eu estou usando firefox não testei em outros.

[]´s

joroca

to sabian
já baixei e instalei,
esses erros já é nessa release 18.

joroca

to sabian
Rodrigo

resolvi o pro de voltar com o comando que vc me orientou.
ficou assim:

value="Voltar" onClick="javascript:history.back(1);
valeu.

o outro erro é esse:

logo após se logar.

Objeto não encontrado!
A URL requisitada não foi encontrada neste servidor. O link na página
referida parece estar com algum erro ou desatualizado. Por favor
informe o autor desta página sobre o erro.

Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor
entre em contato com o webmaster.

Error 404
localhost
01/04/09 15:11:08
Apache/2.2.0 (Win32) PHP/5.1.2

o menu aparece e funciona normalmente

joroca

to sabian
Rodrigo

percebi que minha última menssagem foi excluida, se acaso inflingi
alguma regra
favor desculpar-me.
esotu testando seu sistema intesivamente pois, tenho muito interesse
que o mesmo melhore cada vez mais.
não tenho muito conhecimento em php por isso incomodo bataste.
desde já quero agradecer pela oportunidade que vc e sua equipe está
nos dando.
gostaria muito de participar mais desse projeto.

obrigado

joroca(Josemar R. Carvalho Natal/RN)

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Apesar de estar com uma equipe ela é pequena a ajuda
foi solicitada apenas por uma semana para ajustar coisas pequenas.

Precisamos de programadores e pessoas que testem para dar
continuidade.

Agora este passa a ser um trabalho que depende de voluntariado.

Eu e o resto da minha equipe que são 3 pessoas estamos trabalhando
em outros projetos internos da empresa.

Acho que a cindy pode ajudar acho que ela programa em java.

Com relação a programar nada que não possa ser aprendido.
Posso te mandar apostilas e tirar suas dúvidas, com relação
a testes já é de grande ajuda.

Vou ver o que posso fazer em meu tempo disponível.

Entretanto o que me deixa triste foi que tivemos mais
de 100 downloads e só temos 4 pessoas participando
da discussão sem uma comunidade fica complicado.

Mais desde já agradeço a todos que participam da lista.

[]´s

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Sua mensagem não foi excluída em issues foi marcada como resolvida por
este motivo ela some.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Caro Joroca,

Corrigi a questão do erro 404 substitua ou modifique seu arquivo:

html/autenticacao/autentica.php

http://sabian.googlecode.com/svn/trunk/1x/html/autenticacao/autentica.php

Linha 153

<frame src=\"/html/home_sabian.php\"

por

<frame src=\"html/home_sabian.php\"

Basta remover a barra do inicio do caminho html/

Trocar o arquivo também resolve.

Baixar tudo não é necessário.

Instalei o triad para observar o comportamento dele no windows.

[]´s

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Na verdade o correto seria:

<input type="button" value="Voltar" onclick="javascript:document.location='lista_aluno.tpl.php';">

Observa que sempre temos inclui altera_ lista_ exclui_ o nome da função do script

Então se eu estou em inclui e altera volta para lista =D

javascript:history.back(1); seria um comando de preguiçoso, então se você
pude-se checar e modificar os links para que eles voltem para os locais corretos.
você pode me mandar que eu publico as modificações.

Para não ter que ficar abrindo o exibir código fonte para saber em que script
você está eu tenho um pequeno truque

vá ao config na primeira linha dele depois do start_session()

adcione o seguinte:

session_start();
//-------------INICIO---------------------
if(!strstr($_SERVER["SCRIPT_NAME"],"index"))
{
    if(!strstr($_SERVER["SCRIPT_NAME"],"barra"))
    {
        if(!strstr($_SERVER["SCRIPT_NAME"],"rodape"))
	{
            echo "<h4>".$_SERVER["SCRIPT_NAME"]."</h4>";
				}
	}
}
//-------------FIM---------------------

//Diretório Base

Isso deve exibir o script atual.
Fiz os if cascateados para que fique bem didático e fácil de entender.
O pedaço de código em questão está demarcado entre o inicio e fim.

Vou citar um exemplo:

Eu fui no menu acadêmico selecionei a opção turmas/aluno

com o código acima observei que ele foi para o script:

/sabiandist/1x/html/lista_diario.tpl.php

O botão voltar está assim certo:

<input type="button" value="Voltar" onClick="javascript:history.back(1);">

Quando o corretíssimo seria:

<input type="button" value="Voltar" onclick="javascript:document.location='../menu_academico.tpl.php';">

Entende porque entramos no diretório html quando foi redirecionado pelo menu então precisamos dos ../
para voltar um nível acima no caso da alteração acima eu fiz:

<input type="button" value="Voltar" onclick="javascript:document.location='lista_aluno.tpl.php';">

Porque já estava no diretório html e estava voltando de novo para lista.

Espero ter explicado direito.

Os fontes funcionam assim mesmo não sendo o mais indicado se quiser alterar estas características
do sistema já é um primeiro passo para participar.

[]´s
Rodrigo

resolvi o pro de voltar com o comando que vc me orientou.
ficou assim:

value="Voltar" onClick=<a class="moz-txt-link-rfc2396E" href="javascript:history.back(1);valeu.ooutroerroéesse:logoapósselogar.Objetonãoencontrado!AURLrequisitadanãofoiencontradanesteservidor.Olinknapáginareferidapareceestarcomalgumerrooudesatualizado.Porfavorinformeoautordestapáginasobreoerro.Sevocêacreditaterencontradoumproblemanoservidor,porfavorentreemcontatocomowebmaster.Error404localhost01/04/0915:11:08Apache/2.2.0(Win32)PHP/5.1.2omenuapareceefuncionanormalmente
  </pre>

joroca

to sabian
ok Rodrigo,
irei fazer as mudanças e testar.
quanto as apostilhas, manda q eu quero sim.
tenho algum conhecimento em clippere foxpro, bem antigo né, o php
tem umas coisas muito parecida. sou novato no php mas, posso aprimorar
meus conhecimentos
e participar mais efetivamente.
obrigado
até.

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Eu programei um pouco em summer 87 eu acho que era esse o nome.
Visual Fox Pro 5,6,7 estamos em casa.

Falar a verdade o Visual Fox é 1.000 melhor que o VB para programas
relacionados a banco de dados.
Pena que a Microsoft não deu o seu devido valor a uma ferramenta tão
robusta.

Tinha inclusive classes e reaproveitamento de objetos.

Programar é igual a andar de bicicleta, para esta tarefa só precisa
de HTML não tem nada em PHP em especial.

Joroca seu principal trabalho pode ser QA (Verificador de Qualidade) em
resumo tester.

Teste as funções o que não funcionar você pode me dizer.
Se puder adiantar as mudanças, como disse me passando eu publico.

PS. Aquelas questões que você passou estão todas resolvidas.

PS2. Você tem conta no google? Sabe usar SVN?

[]´s

joroca

to sabian
oi Rodrigo
tenho conta no google
quanto ao SVN sou novato mais aprendo rápido
o q vc precisa q eu saiba?

Rodrigo Moglia

to sab...@googlegroups.com
Joroca,

Por hora você pode me mandar diretamente os arquivos alterados zipados
por e-mail.
Vou verifica-los e subir para o svn.

Informe sua conta google para inclui-lo como project member.

[]´s

joroca

to sabian
olá Rodrigo
minha conta é jor...@veloxmail.com.br
até

joroca

to sabian
olá rodrigo,
estou um pouco atarefado nesse começo de ano, por isso, meio
ausente...mas vamos lá...
meu config está assim:
//Diretório Base
DEFINE("SABIAN_BASE",$_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]."/sabian/");
DEFINE("SABIAN_URL","http://".$_SERVER["SERVER_NAME"].":".$_SERVER
["SERVER_PORT"]."/sabian/");
DEFINE("SABIAN_LOGS",$_SERVER["DOCUMENT_ROOT"]."/sabian/logs");

dentro do diretório htdocs no apache2triad
será por isso que o history.back ainda não funciona direiro?
quando clico MENU ACADÊMICO-CADASTRO DE ALUNOS-NOVO-VOLTAR sem
cadastrar nada e depois VOLTAR para ir para o MENU principal, ele
volta para a FICHA DE CADASTRO DE ALUNOS.
vc tem alguma dica?
até mais