SPIE e viés experimental

Hektor Monteiro

to sabf...@googlegroups.com
Caros Colegas,

Não sei se todos já deram uma lida no ultimo documento de área da CAPES para a Astronomia/Física mas alguns pontos interessantes apareceram. Um dos principais foi o claro viés introduzido para física experimental. Pensando aqui com meus botões e conversando com o pessoal do LNA, que trabalha com muita coisa experimental do ponto de vista instrumental e tecnológico, conclui que seria interessante que nossos coordenadores de área dessem um claro incentivo ao desenvolvimento dessa área. Uma das principais maneiras de fazer esse tipo de incentivo, concretamente, no âmbito das federais e programas de pós graduação, seria incluir a principal publicação dos desenvolvedores de instrumentação astronômica com um qualis condizente com seu status na comunidade mundial. A publicação em questão é a SPIE onde grande parte dos desenvolvedores publicam seus trabalhos. Fazendo um brainstorm rápido com o Bruno montamos uma proposta de carta e gostaríamos de ouvir a opinião das pessoas da comunidade em relação a isso. Penso que seria uma maneira interessante de alavancar e tornar mais atrativa essa área. Em anexo o rascunho de proposta de carta.

abraços,

Hektor

   Dr. Hektor Monteiro

  Instituto de Ciências Exatas
  Departamento de Física/Química
  Av. BPS 1303 - Pinheirinho
  Itajubá - MG - Brasil
  Caixa Postal 50
  CEP 37500-903

  email: hektor....@gmail.com
--------------------------
Carta-avaliadores-capes-2013.doc

Claudia Vilega Rodrigues

to sabf...@googlegroups.com
Eu apoio a iniciativa. Em particular, na última reunião do Fórum do Coordenadores de Cursos de PG em FA, ocorrida em janeiro de 2013, levantei exatamente esse ponto.

Claudia Vilega Rodrigues

Hektor Monteiro

to Henri Michel Pierre Plana, sabf...@googlegroups.com
Caro Henri,

É uma pena que os coordenadores tenham essa visão nesse caso em particular. Claramente não é o caso de uma publicação de baixa qualidade em relação as tradicionais revistas arbitradas. Dar um qualis mesmo que baixo para a publicação, onde pessoas do Brasil já publicam a anos seria meramente um detalhe no frigir dos ovos da área. O efeito concreto dessa visão meio turrona e antiquada do pessoal do comitê é que dificilmente vamos atrair pessoas de qualidade para essas áreas. Não é falta de qualidade de laboratórios inclusive como o próprio LNA demonstra. O LNA tem pessoas que desenvolvem instrumentos de qualidade, com tecnologia de ponta e no contexto da pós graduação tem reconhecimento zero por isso. Essas pessoas poderiam estar formando recursos humanos com alta qualificação tecnológica, num contexto multidisciplinar, etc etc. Enfim, no caso da astronomia ao menos, me parece que esse viés experimental/tecnológico vai ficar só na retórica vazia com essa atitude e vamos continuar sendo essencialmente usuários. De qualquer forma, penso que vou enviar a carta formalmente depois de debater com o pessoal. Ao menos fica o registro histórico.

abs

Hektor

PS: Para enviar mensagens ao forum basta dar um reply ou incluir o endereço: sabforum@googlegroups.com

2013/9/14 Henri Michel Pierre Plana <pl...@uesc.br>

Ola Hecktor, Bruno

Em Janeiro desse ano, no forum dos coordenadores de pos em Fisica e Astronomia no CBPF, eu levantei essa possibilidade (colocar SPIE no qualis), argumentando mais o menos da mesma maneira que vc escreveu. A resposta do Silvio (e outros coordenadores de pos, incluindo de astronomia) foi "NIET" quando falei que era um anal de congresso. No documento de area que saiu isso eh claramente escrito no final...
A notar que o prb do SPIE ser considerado como publicacao "a referee" nao eh especifica ao Brasil, conheço outros paises com tradição de instrumentacao astronomica que tem o mesmo prb..
> Gostaria tb dizer que desde 2012,  PASP ja faz parte do Qualis em F&A (nao posso verificar agora, mas tenho case certeza que eh A2).

Sinceramente

> H. Plana

Ps: nao sei colocar isso no forum

> Lab. Astrofisica Obs e Teorica
> Universidade Estadual de Santa Cruz
> Ilheus - BA

> --
> =============================================
>
> Laboratorio de Astrofisica Teorica e Observacional (LATO)
> Dept. de Ciencias Exatas e Tecnologicas (DCET)
> Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
> Rod. Ilheus-Itabuna Km16
> CEP: 45650-000 Ilheus - Bahia Brazil
> Tel: +55 73 3680 5167
> Fax: +55 73 3680 5230
> pl...@uesc.br
> =============================================

Wagner Corradi

to sabf...@googlegroups.com
Prezado Hektor e demais colegas,

    Excelente iniciativa e que tem o meu total apoio. O texto está muito bom também.

    Grande abraço, w.

Wagner Corradi
Professor Associado
Departamento de Física/UFMG
Coordenador do CENEX/ICEx
Coordenador da UAB/CAPES na UFMG
CAED/UFMG
Vice-Presidente Nacional do Programa IsF
SESU/MEC

[...]

Jacques Lepine

to sabf...@googlegroups.com
Colegas,

Apoio integralmente a proposta de Hector e Bruno. Temos que incentivar
o desenvolvimento instrumental e a valorização de artigos na SPIE é
um pequeno  passo nessa direção.

Jacques Lepine

Em 13 de setembro de 2013 19:36, Hektor Monteiro <hektor....@gmail.com> escreveu:

--
[...]

Universidade de Sao Paulo                 jac...@astro.iag.usp.br
IAG/USP - Departamento de Astronomia         phone: 55 11 30912757
Rua do Matao 1226 - Cidade Universitaria     fax:   55 11 30912801
05508-900 - Sao Paulo, SP                                BRAZIL

Horacio Dottori

to sabf...@googlegroups.com
Oi Jacques:
achei muito importante a proposta de vcs.
Tem algum outro tipo de desenvolvimento que me tocou
vivenciar como astrônomo. Eu desenvolvi um fotómetro
para o ICTA, que já rendeu 10 publicações um doutorado en 2 ou 3 mestrados
na area de micotoxinas.  Diversas colabora~ções com empresas foram potenciadas.
O aparelho está em fase de patenteamento há vários anos.

Embora o nível tecnológico está algumas ordens de magnitude abaixo
dos desenvolvimentos do LNA, são potencialmente importntes para
o Brasil, já que poupam divisas.

[ ]s
horacio

[...]

Phone:
55-51-33087250 (Office)
55-51-99863504 (Mobile)

Bruno Quint

to sabf...@googlegroups.com
Prezados colegas,

Fico feliz de saber que há uma preocupação nesse aspecto justamente porque essa é uma das dificuldades que enfrento/enfrentei na hora de publicar um artigo. Pelo o que pouco vivi dentro da comunidade astronômica, o tradicional é publicar um artigo científico citando algum instrumento ou parte dele. A ideia de dar valor às publicações do SPIE é louvável mesmo que estejamos ainda atados ao fato de ter que comparecer ao evento para ter uma publicação e estar limitado ao mesmo para ter algo.

Entretanto, fiquei com uma dúvida. Pelo o que eu li, a carta vem para "propor a inclusão da publicação  SPIE Astronomical Telescopes and Instrumentation com um QUALIS que seja mais atraente". Claramente isso é interessante. Mas também seria interessante ter o acesso às publicações desta conferência. Muitas vezes tentei acessar o conteúdo e não pude. Inclusive muitas publicações do LNA estão no SPIE e não podemos ver. Não creio que seja muito útil aumentarmos o QUALIS dos artigos do SPIE se não temos acesso para vê-los? Me pergunto se isso é algo a ser apontado para a instituição onde estudo ou se é algo a ser levado para a CAPES também.

para os profissionais, especialmente da área de astronomia instrumental.

Gustavo F. Porto de Mello

to sabf...@googlegroups.com
Dou pleno apoio à iniciativa.

abc
Gustavo Porto de Mello

[...]

"You cannot conquer death,
but you can conquer the fear of death"
(Master Shi Dejian, the Shaolin Temple)
Gustavo F. Porto de Mello, PhD
Observatorio do Valongo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ladeira do Pedro Antonio 43
Rio de Janeiro 20080-090 BRAZIL
tel: (55)(21) 2263-0685 ext. 222
FAX: (55)(21) 2203-1076
www.ov.ufrj.br

Rogério Riffel

to sabf...@googlegroups.com

Estou totalmente de acordo. O pasp onde muitas destas publicações aparecem  já tem qualis.

Rogério
via android

João Braga

to sabf...@googlegroups.com
Pessoal, acho que finalmente o CNPq e a CAPES estão vendo com mais cuidado essa questão da instrumentação. Acho isso essencial. Não podemos ter uma astronomia baseada só em observações e teoria; temos que desenvolver nossa própria instrumentação em todos os comprimentos de onda e ir para o espaço! Na era da astronomia multiwavelength e espacial, não podemos ficar parados no tempo. Entrar em grandes colaborações é muito importante, mas temos que desenvolver também nossa própria capacitação instrumental, até para podermos competir em termos de prover hardware para os grandes projetos. E temos também que desenvolver nossos próprios satélites científicos! Tenho defendido isso ao longo dos anos e não é fácil! Espero que agora passe a haver mais estímulo e também mais reconhecimento para quem se dedica a desenvolver instrumentos.

Abraços!

João Braga

Fernando Roig

to sabf...@googlegroups.com
Prezados,

Apoio a iniciativa, mas compartilho o ceticismo do Henri. Acho quase impossível que um "proceedings" seja aceito para fazer parte do qualis de FA. Mas já que a carta está pronta, não se perde nada com tentar.

Pergunta de alguém que é totalmente leigo na área instrumental: o SPIE tem um "journal" que se chama Optical Engeneering e que já está no qualis de FA. Por que os colegas da área não publicam nele, ao invés dos proceedings? Ele é qualis B5, mas um apelo para subir de categoria teria mais chances de ser atendido.

Abraço,
Fernando
FERNANDO VIRGILIO ROIG
Observatório Nacional - CoAA