Coordenacao de area de Fisica e Astronomia na Capes

Claudia Vilega Rodrigues

to sabf...@googlegroups.com

Existem candidatos entre os astrônomos à coordenação de área na Capes?

Raymundo

to sabf...@googlegroups.com
Eu ficaria surpreso em descobrir que a CAPES faça eleiçáo de coordenadores de área a partir de candidaturas. Por outro lado, uma vez que o coordenador de área do CA-FA do CNPq atualmente é o Kepler, um astrônomo, acredito ser pouco provável que a CAPES queira que o seu coordenador de Física & Astronomia seja desta mesma área.
Raymundo
.

Fernando Roig

to sabf...@googlegroups.com
Prezado Raymundo e demais colegas:

Já há vários anos que a Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes designa os coordenadores de cada área com base em candidaturas sugeridas pelos programas de pós-graduação. Para a próxima eleição foram introduzidas algumas novidades no processo de escolha, mas a ideia básica continua sendo a mesma: montar uma lista tríplice com os candidatos mais sugeridos para submeter ao Presidente da Capes.

De qualquer forma, está claro que o atual coordenador, o Sylvio Canuto, vai ser reconduzido. Pelo menos a maioria dos programas da física e astronomia já manifestaram o seu apoio à recondução através do Fórum de Coordenadores. É além disso, ele topa ser reconduzido.

Entretanto, eu acho que seria muito importante do ponto de vista estratégico que os programas de astronomia sugiram um ou mais nomes de colegas nossos, principalmente para marcar presença. O fato de um astrônomo ser o atual coordenador do CA-FA do CNPq não tem nada a ver nem deve ser assumido como um empecilho. Eu tenho certeza que a DAV não está nem aí para o que o CA-FA faz ou deixa de fazer.

Abraços,
Fernando
-------------------------------------
FERNANDO VIRGILIO ROIG
Observatório Nacional - CoAA
Rua Gal. José Cristino 77, Sala 302
CEP 20921-400, Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tel. +55 (21) 3504-9205
Fax  +55 (21) 2589-8972
e-mail fr...@on.br | fvr...@gmail.com
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Fórum da SAB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sabforum+u...@googlegroups.com.