Informativo Rock!
É isso aí galera. Estamos chegando à edição 2011 do Rock Rio Guamá e as escalações das principais atrações não param!
A partir de hoje vocês recebem nosso informativo semanal com as principais mudanças, alterações, historietas e tudo o que vem rolar na beira do Rio Guamá durante os dias 17 e 27 de outubro. E não vamos enrolar com essa abertura aqui, porque o que interessa é cantar pra subir.
Vamo que vamo!
Saiu o resultado da seletiva do Rock Rio Guamá 2011!
Por Marielle Creão
Bonsalvage, Paralelo 11, Destruídores de Tóquio, Pimentas Inflamáveis, Nego bode, Sincera, Brigue Palhaço e Red Nightmare são as grandes bandas selecionadas desta edição. Elas soltam o grito no campus básico da UFPA nas noites de 26 e 27 de outubro.
A prioridade deste ano foi para as bandas que ainda estão começando. Assim a seletiva se colocou como uma porta aberta aos grupos mais recentes no novo cenário do rock paraense.
As selecionadas concorreram com mais de 30 bandas inscritas, e vão dividir o palco nas duas noites do festival com os artistas convidados pela produção do RRG. São eles: Strobo, Mundé Qultural, Bruno B.O, Maquine, Cristal Reggae e Delinquentes.
Além do palco principal, entram em cena também representantes dos principais coletivos de DJs, como Homero da Cuíca da Black Soul Samba, e o pioneiro Alex Pioneiro, um dos nomes mais importantes do rock paraense. Os DJs tocam na Capela da UFPa, que também recebe o grupo J-Zero 3, banda que mistura guitarras e samples eletrônicos.
Um grande circuito cultural
Por Mel Pinheiro
Ele nasceu para fomentar a produção cultural universitária e de quebra contribuir para a realização do Rock Rio Guamá. O Circuito Universitário de Integração pela Arte, CUIA, tem como objetivo mapear e desenvolver tudo que é produzido pelos estudantes universitários, indo além da academia. Ligado ao Plano Nacional de Extensão e Integração Universitária, o programa aglutina os consumidores e produtores de arte, dialogando com toda a comunidade.
O CUIA pode ser entendido como um cenário independente e sustentável, que se auto gerencia, de forma que sua produção seja movimentada através dos projetos que estão inseridos no próprio circuito, como: festivais, oficinas, mostras, valorização da diversidade cultural e do espaço de realização e o próprio Rock Rio Guamá, hoje seu maior expoente.
Aliado aos diretórios centrais e acadêmicos, o Cuia realiza suas ações em parceria com todo o movimento estudanti. Para materializar os espaços das produções, foi necessário lançar mão de artes que conversem entre si, como fotos, textos, vídeos e outras mídias para criar cada um dos espaços, dando vazão ao que conhecemos como artes integradas.
Assim, o circuito coloca em prática, sua razão de existir: ser de todas as tribos e com espaços capazes de atrair pessoas de todas as idades.
Atrelando parceiros e agregando valores, o Cuia tem fomentando a produção artística da UFPa, através de laços estreitos e do compartilhamento de experiências, vivencias e competências, onde a artes seguem em circuito continuado.
Seminário de Cultura do DCE da UFPa pontua as artes integradas
Atividades Culturais sempre existiram na universidade. Para o movimento estudantil, é de fundamental importância resgatar estes espaços. Neste sentido, o seminário de cultura foi feito para que, em conjunto aos estudantes, coletivos de cultura, o Diretório Central dos Estudantes os Centros Acadêmicos, o departamento de apoio a cultura e a comunidade, pudessem elaborar atividades na universidade para incentivar o apoio a cultura, arte, lazer e entretenimento. Para além do âmbito cultural, expandir este o olhar critico sobre a realidade que está em volta em nossa sociedade.
Por este motivo, o seminário de cultura veio para atender a demanda de centros acadêmicos e coletivos no que vale a discussão e intervenção sobre cultura na UFPA.
O Circuito Universitário de Integração pela Arte foi uma das deliberações do seminário, que trouxe ainda a perspectiva de fomentar uma intervenção voltada a atender as diversas necessidades culturais e políticas, correspondendo assim aos anseios da comunidade estudantil, que sentia falta de uma alternativa a mais para corresponder aos diversos gostos e estilos próprios dos universitários.
Então este seminário serviu para potencializar a articulação entre coletivos culturais (externos a UFPA), M.E, Cas,Dce e a UFPA .Facilitando assim, a realização de tais atividades a exemplo do Evento de grande porte, o Rock Rio Guamá é realizado por todos esses atores.