Solicitação

Ronis Zaina

to risk-terra...@googlegroups.com
Senhores (a) do grupo,

Sou policial militar e analista de crime e me dedico a estudar os crimes de roubo a banco na modalidade "novo cangaço" que há quase duas décadas ocorrem no Brasil.
Esse tipo de crime são praticados por quadrilhas compostas por vários indivíduos encapuzados e fortemente armados com fuzis, metralhadoras e pistolas que invadem as agências bancárias rendem os clientes e servidores e os coloca na entrada da agência bancária para servir de escudo humano, enquanto obrigam o gerente da agência bancária abrir o cofre, pegam o dinheiro e fogem levando reféns para impedir a perseguição policial.
Recentemente desenvolvi um estudo utilizando o RTM para diagnosticar os fatores de risco que mais influenciam esse tipo de crime.
“Uma análise da complexidade de identificar os fatores de risco a roubos a instituições financeiras (bancos) na modalidade Novo Cangaço, empregando a Modelagem de Risco de Terreno”

Nos vídeos abaixo serve para mostrar como são realizados esses assaltos.

Contudo, nesses últimos anos as quadrilhas estão realizando esses assaltos no período noturno, principalmente nas madrugadas, é o caso que ocorreu no município de Criciúma no Estado de Santa Catarina, conforme mostra o vídeo a seguir.

Somente nos 4 primeiros meses deste ano já computei 21 casos de roubo a banco na modalidade "novo cangaço" no Brasil.

Com base no texto e nos vídeos acima, pergunto aos integrantes desse seleto grupo se esse tipo de crime já foi ou é realizado em outros países, caso sim, poderiam me subsidiar com informações detalhadas para que possamos trocar informações a respeito do modus operandi dessas quadrilhas.

Acrescento ainda que posso compartilhar as informações e estudos que tenho caso alguém tenha interesse.

Um grande abraço a todos e fico no aguardo de contribuições.

Ronis
TC PMMT
Brasil