DRM tradicional ou Social???

68 views
Skip to first unread message

Marcel Santos Santos

unread,
Dec 3, 2012, 5:35:27 PM12/3/12
to revoluca...@googlegroups.com
Prezados, boa noite, este ano acompanhamos a "evolução" do mercado de livros digitais.
Estamos pressionados por alguns, poucos, autores para que seus livros estejam, logo, nas livrarias em formato digital.
Conheço algumas distribuidoras, como Xeriph, DLD e a nova Acaiaca Digital, fiz contato com todas e o modelo de negócio não difere da distribuição do livro físico, pedem entre 50 e 55% de desconto.
Mas meu receio não é este, a sim a constante reclamação dos leitores em relação ao DRM utilizados atualmente por essas distribuidoras.

Fico imaginando uma pessoa sem o conhecimento básico de informática comprando um e-book, acredito que até ele conseguir ler seria o tempo do livro em papel chegar em seu endereço.
Além do mais não vejo muita diferença nos preços.

Com base nisso levanto aqui alguns questionamentos:
1 - Vale a pena uma editora distribuir seus livros através de uma dessas distribuidoras, sabendo que o acesso a este conteúdo não será simples?
2 - O que vocês acham de utilizar o DRM social, será que realmente é possível que não haja a pirataria.
3 - No atual cenário a vinda Amazon com seu Kindle a preço acessível, fará com que as editoras procurem diretamente a Amazon e fechar acordos diretos?

Eu como produtor editorial fico chateado com o atual negócio editorial, sendo que mais de 70% do preço do livro vai para os correios e as livrarias nem cito aqui as distribuidoras.       

Marcel Santos
(73) 9129-0019

Israel Cefrin

unread,
Dec 4, 2012, 6:30:07 AM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
De todas as perguntas a única que tenho certeza de responder é que é impossível evitar a pirataria(2).
Se um produtor de conteúdo não quer ter seu material pirateado basta não publicá-lo. Qualquer outra tentativa é cara e apenas atrapalha um pouco (no caso de epubs atrapalha por 1min e 33segs - contando o tempo de  pesquisa no google para achar os plugins do callibre).

Quanto ao DRM e sua "inusabilidade", é a questão de tecnologia vs. conforto. Uma tecnologia até pode ser superior a outra, mas será realmente adotada se oferecer mais conforto de consumo. O DRM ferra com a questão de acesso ao conteúdo e, nós sabemos, que ninguém usa aquilo que não acessa.

A pergunta 3 eu tb me questiono muito sobre isso. :)


--
Fique por dentro das últimas notícias, acompanhe o site http://www.revolucaoebook.com.br
ou siga-nos no twitter: http://twitter.com/revebook
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Revolução
e-book" nos Grupos do Google.
 
Para postar, escreva para revoluca...@googlegroups.com
Para cancelar sua inscrição, escreva para revolucao-e-bo...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/revolucao-e-book?hl=pt-BR_BR%5D?hl=pt-BR



--
Israel Cefrin

Marcel Santos Santos

unread,
Dec 4, 2012, 10:30:26 AM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
Israel, por essa razão penso utilizar em nossa loja o DRM social.
A questão é que quando se distribui, pelo que sei, nenhuma livraria nacional utiliza o DRM social.
Marcel
Marcel Santos
(73) 9129-0019

Fernando

unread,
Dec 4, 2012, 11:27:17 AM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
Só ouvi falar desse DRM Social agora.. E achei a idéia bem interessante, pelo que entendi a sua cópia fica registrada e publicada a você, assim qualquer pessoa sabe a origem da cópia produzida por um leigo. É uma forma de intimidação, mas eficaz. 

Tenho por mim, que todos que trabalham na publicação de livros, tem que ver que a mídia digital tem só uma pequena parcela de similaridade com a mídia impressa, 90% de todo o negócio, desde o formato até a forma de negociação, faz disso um negócio completamente diferente. Por isso o mais importante é reaprender e reinventar o seu negócio, ao invés de tentar adaptar o universo antigo ao novo, seria quase como se fosse trocar o meio editorial pelo agronegócio. Foi assim com a música, está sendo assim com o cinema, e não tem porque ser diferente com os livros. 



Fernando G. Norte
BHte - MG
cel: +55 31 9119 8814
-------------------------
MSN e Gtalk # fno...@gmail.com

Adri Ianzen

unread,
Dec 4, 2012, 1:22:51 PM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
Olá Marcel, olá a todos.

Bom, acredito que, se o leitor não entende muito de informática, se ele efetuar uma compra de um e-book e seguir no mínimo as instruções da livraria da qual está comprando, ele fará sua leitura no dispositivo escolhido e se dará por contente e nem saberá que existe o tal do DRM cuidando dele.

Um usuário que pretende usar o mesmo livro em dispositivos diferentes, dificilmente será um que não tem muito conhecimento, então esse em último caso, correrá atras de meios para driblar o dito DRM, o que se encontra a vontade na internet.

Acredito que, além disso tudo, devemos acreditar na honestidade de nossos clientes e acreditar que nossos leitores não sairão distribuindo nossas obras por aí, pirateando-as. Mas se isso acontecer, é sinal de que o livro é bom e é uma brecha para aproveitar e lançar uma edição de "luxo" com algum tipo de benefício aos compradores...

A pirataria é inevitável. Tem sites e grupos de discussões especializados em fazer isso... o que nos resta é acompanhar o mercado, observá-lo e agir no momento certo para garantir os frutos!

Abraço.
Adriane
***********************************************
Adriane Ianzen Machado - Intelectus Ágil
Desenvolvimento de e-books e materiais didáticos
adr...@iagil.com.br
Twitter: http://twitter.com/adrianeianzen
Blog: http://adrianeianzen.wordpress.com/
***********************************************

Israel Cefrin

unread,
Dec 4, 2012, 1:48:03 PM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
Em 4 de dezembro de 2012 16:22, Adri Ianzen <adrian...@gmail.com> escreveu:
Bom, acredito que, se o leitor não entende muito de informática, se ele efetuar uma compra de um e-book e seguir no mínimo as instruções da livraria da qual está comprando, ele fará sua leitura no dispositivo escolhido e se dará por contente e nem saberá que existe o tal do DRM cuidando dele.
 
O problema do DRM é que pretendia-se com ele resolver o problema das editoras e não dos usuários/leitores. Assim criou-se um complicador. Um complicador que coloca uma camada intermediária de "segurança". A O´Reilly que é a O´Reilly não usa DRM, na minha conta com eles estão todos os livros que comprei em vários formatos (até daisy). Se "conteúdo é o rei" o DRM é como aquele fosso em volta do castelo sem água ou jacaré, atrapalha a invasão e... só.

O DRM é limitado por plataforma também, linux somente com o wine, por exemplo, ainda é problemático (meus filhos menores de 8 anos usam linux, o menor  nem sabe o que é linux, mas usa). Se eu comprar um livro com DRM terei de trocar a plataforma de uso deles a qual estão acostumados e confortáveis. Isso sem oferecer algo realmente melhor (sim, estou falando mal do windows). 

DRM é como pensar  numa auto-estrada onde só podem andar carros com pneus da pirelli. Todos concordamos que isso é um absurdo, mas é o que ocorre. No início do milênio/século/década o Internet Explorer forçava uma situação similar a desenvolvedores de sites e usuários ao pretender forçar o uso de tags proprietárias em seus sites. Muitos devem ter visto sites como: Melhor visualizado em IE6 em 800x600. O DRM é quase um retorno a isso.

Um abraço
--
Israel Cefrin

Elis Nunes

unread,
Dec 4, 2012, 3:54:36 PM12/4/12
to revoluca...@googlegroups.com
Olá!

Eu estive pensando aqui... DRM já sabemos, por diversas discussões ocorridas aqui, que é algo chato e que deveria ser abolido. Ponto final. Mas assim, o que a gente poderia usar para proteger os direitos das editoras, dos autores, qualquer coisa que ajudasse a dificultar a cópia ilegal? E não somente do livro, mas sei lá... caso alguém use aí o ePub 3 e criou uma fonte registrada e não quer que ela seja espalhada, o que a gente deveria fazer? O livro digital é ótimo, eu estou achando o máximo essa história toda de não ter que carregar peso e/ou volume extra pra lá e pra cá, mas é necessário proteger. E o DRM, pelo que vi por aí, não é algo que proteja 100% qualquer coisa de qualquer forma.

Mesmo com o DRM social. Ele também não é lá eficaz, afinal, se o cara pirateou o que vc fará com ele? Assim, tem lei já sobre isso? Vi que estavam apontando coisas lá fora, mas aqui no Brasil não tenho certeza...

Mas eu sinceramente não tenho ideia por onde começar, mesmo que eu já esteja trabalhando com o digital, as pessoas me perguntam por onde elas devem seguir quando o DRM não satisfaz ninguém... e meu silêncio é mortal. E chato também. Muitas vezes até me tratam como uma "não-profissional". Logicamente pessoas assim sabem muito menos do que eu, mas por acharem que só pq trabalho com o digital, sei 100% de tudo e não é bem assim... =/

Sem contar que muitas vezes as soluções que damos não são tão aceitas. O que fazer nesse momento?

Um abraço à todos.

ELIS NUNES
Diagramadora freelancer
Agora fazendo eBooks também!
(11) 2258-5519
(11) 99357-8837 (tim)
(11) 96531-6067 (oi)



--

Fernando

unread,
Dec 5, 2012, 12:45:48 PM12/5/12
to revoluca...@googlegroups.com

Em 4 de dezembro de 2012 18:54, Elis Nunes <elis...@gmail.com> escreveu:
Mas assim, o que a gente poderia usar para proteger os direitos das editoras, dos autores, qualquer coisa que ajudasse a dificultar a cópia ilegal?
Pratique o desapego. Desapegue dessa idéia de "proteger os direitos" no que tange a distribuição do seu "produto". 

Não se deve "dificultar a cópia ilegal", jamais conseguirão fazer isso, sem lesar os consumidores ou minimante tratar a todos como bandidos, como muitos vem fazendo. 

Crie uma comunicação transparente com os possíveis leitores, utilize das redes sociais, confie na qualidade do 'produto' (ou um bom marketing) e não se importe se mais de 50% pirateia seus livros, eles estarão sendo disseminados com mais rapidez, alcance e facilidade do que pelo meio tradicional e ainda assim terão o seu devido lucro, pois se há facilidade de acesso e aquisição eles irão vender mais no meio digital do que se esperaria no meio tradicional e a pirataria ainda pode funcionar como marketing para o seu livro.

Se tem medo da pirataria, continue vendendo o livro de papel... se bem que tem xerox, scanners, ocr.. aff tente outro mercado.

Att,

Israel Cefrin

unread,
Dec 7, 2012, 11:04:23 PM12/7/12
to revoluca...@googlegroups.com


Em terça-feira, 4 de dezembro de 2012, Adri Ianzen escreveu:
Olá Marcel, olá a todos.

Bom, acredito que, se o leitor não entende muito de informática, se ele efetuar uma compra de um e-book e seguir no mínimo as instruções da livraria da qual está comprando, ele fará sua leitura no dispositivo escolhido e se dará por contente e nem saberá que existe o tal do DRM cuidando dele.

Eu acabei lembrando desse relato que mostra a dificuldade que leitores podem passar mesmo seguindo à risca instruções e como o DRM pode prejudicar a experiência de consumo:



Um abraço 

Israel Cefrin


--
Israel Cefrin

Marcel Santos Santos

unread,
Dec 13, 2012, 6:07:37 PM12/13/12
to revoluca...@googlegroups.com
Muito bom este depoimento.


Valeu Israel

Marcel

Em 13 de dezembro de 2012 20:01, Marcel Santos Santos <marceu...@gmail.com> escreveu:
Então, vamos acompanhar o mercado e ver o que acontece.
Quem sabe o futuro seja na nuvem...

Marcel



--
Israel Cefrin

--
Fique por dentro das últimas notícias, acompanhe o site http://www.revolucaoebook.com.br
ou siga-nos no twitter: http://twitter.com/revebook
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Revolução
e-book" nos Grupos do Google.
 
Para postar, escreva para revoluca...@googlegroups.com
Para cancelar sua inscrição, escreva para revolucao-e-bo...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/revolucao-e-book?hl=pt-BR_BR%5D?hl=pt-BR



--
Marcel Santos
(73) 9129-0019



--
Marcel Santos
(73) 9129-0019

Marcel Santos Santos

unread,
Dec 13, 2012, 6:01:10 PM12/13/12
to revoluca...@googlegroups.com
Então, vamos acompanhar o mercado e ver o que acontece.
Quem sabe o futuro seja na nuvem...

Marcel

Em 8 de dezembro de 2012 01:04, Israel Cefrin <israel...@gmail.com> escreveu:


--
Israel Cefrin

--
Fique por dentro das últimas notícias, acompanhe o site http://www.revolucaoebook.com.br
ou siga-nos no twitter: http://twitter.com/revebook
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Revolução
e-book" nos Grupos do Google.
 
Para postar, escreva para revoluca...@googlegroups.com
Para cancelar sua inscrição, escreva para revolucao-e-bo...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/revolucao-e-book?hl=pt-BR_BR%5D?hl=pt-BR
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages