Sistema de dano Savage Worlds

haereticus

to retrop...@googlegroups.com
Pessoal alguém pode explicar como funciona o sistema de dano do Savage Worlds ?

Não entendi a parte de ampliação do dano após abalar o oponente, tipo se cada escala é -1 de 3 com 3 pancadas o personagem já morreria ?

Outro detalhe o que seria essa tal ampliação e como calcular ela no dano ?

Pan Veritrax

to retrop...@googlegroups.com
Se o personagem já está abalado um sucesso numa rolagem de dano contra ele causa um nível de ferimento. Com um nível de ferimento todas as rolagens do personagem sofrem redutor de -1. Se a rolagem de dano contra ele tiver ampliações cada uma delas causa um nível de ferimento extra. Então uma rolagem de dano com duas ampliações causa três níveis de ferimento e todas as rolagens do personagem a partir dai sofrem redutor de -3. Uma rolagem com três ampliações colocaria ele no estado Incapacitado. Neste caso ele não está morto ainda mas esta morrendo. Dai entram as outras checagens e regras para este caso. Não lembro elas de cabeça.

Colocando as coisas de uma outra forma cada personagem pode sofrer cinco níveis de dano e as consequências de cada um deles é o que é mostrado na planilha : |Abalado|-1|-2|-3|Incapacitado|. Um sucesso numa rolagem de dano contra ele aumenta o nível de dano sofrido e cada ampliação nesta rolagem aumenta mais um nível...

É simples... é muito parecido com Storyteller ou Mutantes & Malfeitores...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;RetroPunk GD" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para retropunk-gd...@googlegroups.com.

Felipe - PEP - Leandro

to RetroPunk GD
Acho que ja postei isso em outro post agorinha mesmo.... mas la vai

Um ataque com ampliação (q resultou num numero igual a defesa do alvo +4) recebe um bonus de +1d6 no dano.
O atacante vai rolar seu dano e comparar com a resistencia do alvo. Vc pega esse valor ai e divide por 4 e obtem o numero de ferimentos causados.... caso o numero seja inferior a 1, vc apenas abalou o cara.

Ex: Imagina 2 personagens lutando.

Atacante tem 1d12 de lutar e seu soco causa 1d8 de dano por força
Defensor tem 5 de aparar e 5 de resistência

Imaginemos que  Atacante rola seu golpe e tira 10. Como o Defensor tem Aparar 5 ocorre uma ampliação (10 -5 = 5, a cada 4 de diferenca rola ampliação).
Com essa ampliação o Atacante causará 1d8 de dano +1d6 proveniente da ampliação.
Ele rola 13 de dano no somatorio dos dados e compara com a resistencia do Defensor (5)
Fazendo nossa conta simples de ( 13 - 5 = 8 ) / 4 , obtemos o resultado final de 2  ferimentos causados no individuo.

Pode parecer complexo, mas nao é.

Pan Veritrax

to retrop...@googlegroups.com
Na verdade é quase isso... mas você considerou que o resultado do teste tanto do ataque quanto do dano deve ser maior do que o aparar e a resistência para considerar o sucesso. E na verdade cada resultado deve ser maior ou _igual_...

No exemplo citado se o atacante tirar 5 na rolagem de ataque ele já tem um sucesso. Para a avaliação de dano é a mesma coisa. Como a resistência é 5 um resultado de 5 na rolagem de dano já conta um ferimento. Se o personagem que sofreu o dano não estiver abalado ele fica abalado (o primeiro nível de ferimento) caso contrário ele sofre o -1 (o segundo nível de ferimento). No caso do exemplo a rolagem deu 13 então o dano foi de dois níveis. Para causar três níveis de dano em uma resistência 5 seria preciso uma rolagem de 16.

Então pra usar essa abordagem do calculo é preciso somar 1 ao resultado das duas subtrações para considerar o maior ou "igual". Ficaria algo como ((Ataque - Aparar) + 1) / 4 e ((Dano - Resistência) + 1) / 4.

Eu prefiro o método mais direto mesmo. Comparar com o número alvo pra ver se a rolagem foi um sucesso e contar 4 a partir do número alvo pra ver onde está cada ampliação.

A ideia nos testes de ataque e dano é a mesma de todos os outros testes como os de perícia por exemplo. Só que neste caso ao invés do número alvo ser 4 fixo ele é o aparar para o ataque e a resistência para o dano. Mas a mecânica é a mesma.

Tem uns gringos que até fazem umas tabelinhas ou "réguas" pra isso mas acho totalmente desnecessário...

Felipe - PEP - Leandro

to RetroPunk GD
Se eu tenho 5 de resistencia e tomo 5 de dano, eu nao sofro nada... correto?

Pan Veritrax

to Pan Veritrax, retrop...@googlegroups.com
ooooooookkkk... to morrendo de sono e viajei LONGE agora... desconsiderem tudo que eu disse sobre os cálculos porque não tem nada de errado com eles e só falei besteira... desculpem.

Felipe - PEP - Leandro

to RetroPunk GD, Pan Veritrax
rsrsrs relaxa...

agora para nosso amigo Haereticus...

Realmente acho mais facil usar o "modo normal" de calcular... q nada mais é do q aplicar a formula intuitivamente rsrsrs... é q usar formulas matematicas em explicacoes sempre parece deixar as coisas mais dificeis rs

Pan Veritrax

to Felipe - PEP - Leandro, RetroPunk GD, Pan Veritrax
Ok... hoje estou acordado... =D

Mas não entendi a pergunta do 5 de resistência e dano... se você tem 5 de resistência e toma 5 de dano você sofre um nível de ferimento. É isso que você quis dizer né?...

Felipe - PEP - Leandro

to Pan Veritrax, RetroPunk GD
bom, pelo q eu entendi, seu dano tem que ser maior que a resistencia do alvo pra haver dano... sempre trato empates como da "defesa"

Contact RetroPunk

to retrop...@googlegroups.com
Não...

Veja, se vc tem 5 de resistência e leva 5 de dano, vc fica abalado.

Se vc tem 5 de resistência e leva 9 de dano, vc esta abalado e tem um ferimento.

Se vc tem 5 de resistência e está abalado e leva 5 de dano, vc sofre um ferimento.

Se vc tem 5 de resistência, 1 ferimento e não está abalado e leva 5 de dano, vc fica balado...

e assim vai... por aí.
Guilherme Moraes
RetroPunk Game Design
http://www.retropunk.net

"Porque ser indie é punk!"

Felipe - PEP - Leandro

to RetroPunk GD
Então um empate na comparação de dano x resistencia é favoravel ao atacante... entendi...

Guilherme Moraes

to retrop...@googlegroups.com
Até onde me lembro, sim, mas posso estar errado, regras nunca foram meu forte. :)
http://www.retropunk.net/

"Porque ser Indie é ser Punk!"

Guilherme Moraes

to retrop...@googlegroups.com
Isso, vc compara o dano com a resistência. Um sucesso abala a vítima, para cada ampliação (4 pontos a mais do que a resistência, por exemplo, 9, 13 e 17 se a res for 5) causa um ferimento.

Felipe - PEP - Leandro

to RetroPunk GD
entao a resistencia do cara vira a dificuldade base da rolagem de dano.... saquei

Guilherme Moraes

to retrop...@googlegroups.com
Isso.

Pan Veritrax

to retrop...@googlegroups.com
É sempre a mesma mecânica como nos testes de perícia só variando o número alvo. No final da página 93 do livro básico tem um exemplo muito bom de aplicação do dano.