Savage Worlds - Mini cenário - Deadlands Brasil

André Meirelles

to RetroPunk GD

Olá pessoal!

Jogo Deadlands e Savage desde que foi lançado via financiamento coletivo e queria saber se alguém teve a ideia de jogar Deadlands usando o brasil de cenário. Alguém tem interesse em organizar um mini-cenário (Sem fins lucrativos, deixando bem claro) de deadlands no Brasil?

Por exemplo:

-Em vez de mascates teriam Caixeiros viajantes,

-Além da cultura indígena que tem seus "manitous", existe a cultura afro que é extremamente rica.

-O Rio Grande do Sul nas ultimas décadas do seculo XIX foram cheios de guerras como é narrado do romance "O tempo e o Vento" e o Brasil é repleto de mitos, assombrações cidades interessantes.

-Minas Gerais poderia fornecer "Rocha-Fantasma" em vez de ouro.  Depois do ciclo do Ouro, Minas passou pelo "Ciclo da Rocha" com novas ferrovias e riqueza.

-Teriam algozes influenciando nos bastidores?

-O Brasil teria os seus 4 cavaleiros do apocalipse? Fome, morte, peste e guerra? Que personalidades da nossa história se enquadrariam nessas características?

- Que lugares no Brasil poderiam ser consideradas "Terras Mortas"?

O que acham? Será que rola? Alguém gostaria de participar?

André

Pan Veritrax

to retrop...@googlegroups.com
Olá.

Já pensei nisso. Mas como sou meio chato pra distorções históricas muito fortes esbarrei em um problema bem simples: Deadlands é sobre Velho Oeste e o "Velho Oeste" é um fenômeno muito típico da história dos estadunidenses.

O Brasil do mesmo período era MUITO diferente. Era mais vitoriano mesmo. E mesmo se focarmos no sul do país a vibe é MUITO diferente.

Aliás... é uma vibe MUITO bacana. Jogar em um cenário gaúcho dessa época é uma idéia interessante. Mas não vejo muito do clima "Velho Oeste" ai não...

Dai, segundo esse raciocínio, teriamos duas opçoes. A primeira é criar um "Brasil Velho Oeste" simplesmente abrasileirando todo o cenário de Deadlands. A segunda é criando um cenário original verdadeiramente brasileiro tomando alguns elementos de Deadlands. Acho essa segunda idéia MUITO boa. O Brasil é riquíssimo para cenários de RPG e sinto falta disso ser mais explorado. Mas esse seria um cenário com muito pouca relação com Deadlands com um clima bem diferente.

O que mais se aproximaria ao clima de Deadlands talvez seja o antigo Desafio dos Bandeirantes. Criar um cenário como ele mas com um pé um pouco mais firme na história do Brasil poderia render algo bacana...

Bem... ao menos essa é minha opinião. Como eu disse sou meio chato em só maquiar a história ou distorcer demais as coisas. E como já estou desenhando um cenário de horror e um sci-fi pro SW meio que deixei essas idéias de lado...

Mas sou sempre companheiro da idéia de cenários focados no Brasil. Seja sob qual perspectiva for.

Att...

Pan

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RetroPunk GD" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para retropunk-gd...@googlegroups.com.

Emerson Gois

to retrop...@googlegroups.com
Uma adaptação de Deadlands pro território brasileiro se enquadraria em duas alternativas:

A) Transportar e adaptar o metaplot de Deadlands pra dentro do Brasil, incluindo, para manter-se fiel ao original: Rail Wars, Guerra de Secessão, Terremoto da Califórnia, Nações Indígenas e presença mórmon em Utah. Depois disso, destacar um evento significativo da nossa história da época e criar uma História alternativa a partir dele.

B) Se utilizar apenas das consequências sobrenaturais que tomaram conta da realidade e ambientar tudo dentro da nossa história e da nossa realidade. Essa alternativa necessitaria de uma grande pesquisa e conhecimento do Brasil Colonial.

Há outros pontos interessantes:
  • Não seria possível falar que, durante os conflitos que antecederam a Independência do Brasil, os mortos se levantaram e começaram a atacar ambos os lados do conflito - Porque não houve um conflito armado.
  • E o Oeste Selvagem? O que mais se aproximaria de um Oeste Selvagem no Brasil seria o sertão nordestino dos anos 20 e 30 com Lampião e seus bandoleiros.
  • Salvo engano, os índios brasileiros não eram tão aguerridos como os índios norte-americanos.
Enfim, seria um esforço muito grande que resultaria em um clone frankenstein no caso "A", ou um cenário totalmente diferente de Deadlands para "B".

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "RetroPunk GD" dos Grupos do Google.

Aislan Adi Gonçalves de Borba

to retrop...@googlegroups.com
Eu acho que o "Oeste Selvagem" é exatamente o Centro-Oeste e o Norte mesmo, como última região a ser colonizada, onde o confronto tecnologia + indigenas + estrangeiros falando espanhol ficou mais acentuado
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Leonnardo Henrique

to retrop...@googlegroups.com
Olha, sou nordestino e até escrevo e tenho muita coisa em mente de até um dia publicar, tranformar o sertão nordestino em cenário RPG.
Por aqui aconteceu bastante coisa, desde do tal "descobrimento" até os dias de hoje se tem uma história muito interessante e que as vezes por falta de pesquisa e estudo não se consegue tirar o maximo possivel. No mais vou mandar algumas ideas que no qual já cheguei a pensar, escrever etc...:

- Conflitos vindo desde colonização holandesa, onde a mesma caiu ainda no século XVI mas se tem muita coisa deles em pé, construções (Recife então foi a metrópole deles);
- Conflitos politicos-religiosos, antes do cangaço que o Brasil conhece, muitos outros "cabras da peste" desmantelavam, eram herois para uns e bandidos para outros, abordar o Nordeste do início da República Velha, é o que se há de mais Velho Oeste que conheço no Brasil;
- Cangaço: sem sombra de dúvida a ambientaçã mais arretada que se há em relação ao western americano. Tiros, bandido, mocinhos, mocinhas, tudo isso em esteriotipos de caganceiros, policiais, coroneis, prefeitos, lideres religiosos. Tem muitos coisa interessante mesmo.

Essas são algumas ideias que posso compartilhar com o pessoal em relação de uma adaptação do Brasil nos moldes Deadlands.

Obs.: Deu até vontade de voltar a botar as ideias para frente, rs... Valeu galera.

Att.

Leonnardo Costa
Web Design e Design
Instrutor de Web Design
(84) 9937-8733(Tim - Whatsapp) ou 8786-1193(Oi)
Skype:lhsc182

Natal-RN

André Meirelles

to RetroPunk GD
Não sei se seria preciso transformar o Brasil num faroeste propriamente. Acho que a essência do Deadlands é o mal surgindo através dos algozes. Acho que eles transcendem as fronteiras dos EUA. Se pensar em nível mundial, os outros países também poderiam ter sido afetados, cada qual a sua maneira. Na Europa talvez tivesse uma pegada mais de Rippers, um terror mais vitoriano ou quem sabe algo mais Castelo Falkeisten.  Então o Brasil não teria exatamente um faroeste aos moldes americanos, mas teria lugares de terras mortas, criaturas misticas e sobrenaturais surgindo e rochas fantasmas trazendo progresso e/ou malefícios.

Junior Borges

to retrop...@googlegroups.com
Rapaz, eu tinha dado essa dica no grupo do facebook, usando o nordeste como pano de fundo. Canudos poderia muito bem ser utilizada de forma semelhante a cidade dos anjos perdidos, por exemplo.

Adherbal Borges Junior
Bacharel em História
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES