Marcio Rodrigues

to RepRapBR
Bom dia pessoal,
Tenho uma Graber i3 e gostaria de colocar um hotend duplo, seráque esse modelo serveria?

Reprap Prusa i3 de metal 3D impressão dupla extrusora transporte completa kit1.75 milímetros dupla nema17 motor diretas extrusora para Mendel Prusa i3
Message has been deleted

Marcio Rodrigues

to RepRapBR

Esta e a minha impressora

Informações da Impressora 3D:

- Modelo Graber i3 GTMax3D,

- Área de impressão: Largura: 200mm X Profundidade: 200mm X Altura: 190mm,

- Extrusora especial para todo tipo de filamento,

- Hotend Allmetal GTMax3D - O melhor Hotend de fabricação nacional. Tenha o suporte e garantia da peça mais importante da impressora diretamente conosco,

- Padrão para filamento 1.75mm,

- Bico extrusor de 0.4mm,

Extrutura em MDF laminado Preto ou Branco (escolha no momento da compra),

- Qualidade de impressão: camadas de 0.1mm à 0.35mm,

- Eletrônica Ramps 1.4 / Arduino Mega 2560 / Drivers padrão Pololu A4988,

- Fonte 12V 29/30A 110/220V Chaveada,

- Motores de alto torque em todos os eixos (garanta boa velocidade e qualidade em suas impressões),

- Conexão com o computador: USB,

Ajuste fino para a altura do eixo Z,

- Suporte de filamentos removível para até 3 rolos de filamento,

- Ventilação forçada para a Eletrônica,

- Ventilação para o Hotend Allmetal,

- Mesa aquecida com molas para nivelamento,

- Guias lineares,

- Acopladores flexíveis de alumínio para o eixo Z,

- Polias em alumínio.

Software:

- Acompanha software gratuíto para controle da impressora e fatiamento da peça,

- Eletrônica com firmware Marlin (atualizado).

Pesos e dimensões:

- Peso da impressora: 9,0kg

- Tamanho da impressora: Largura 47cm X Comprimento 43cm X Altura 38cm.

Desejo acoplar este HOTEND duplo, será que funciona?

Antonio Carlos Saboia

to RepRapBR
Funcionar,deve funcionar.

Meu único senão é você trocar o conjunto da GtMax por este chinês.

Veja o quanto é curto o dissipador de calor deles.o da GtMax é beem melhor.

O conjunto arduino/ramps que você tem aí na sua Graber suporta outra extrusora sem problemas.

O melhor seria imprimir um suporte e usar dois Hot end do Luciano da gtmax3D.

Também tenho uma, montei em kit e é um conjunto fantástico.

Estou pensando em um segundo bico, mas vou mesmo é guardar um tutu e partir para um diamond hotend com três cores....

Boa sorte em sua empreitada.

Marcio Rodrigues

to RepRapBR
Amigo,
Diamonde extrusa os 3 filamentos de uma so vez, ou estou enganado?
Vou fazer o que vc disse, realmente tem sentido.
Vou entrar em contato para fazer orçamento e depois de pronto posto o resultado.
Obrigado.

Raphael Rema

to RepRapBR
Boas,

Uso duplo hotend há alguns meses. Tenho um e3d Chimera.
Há alguns fatores que deveria considerar antes (sem desanimar, por favor. Só estou apontando alguns problemas comuns que todo mundo passa).

- ajustar a altura dos hotends entre si é extremamente dificil. Estamos falando sobre diferenças de 0.1 mm que podem e vão fazer o 2o hotend bater na impressão enquanto o 1o imprime (ou vice versa).

- usar dois estrusores diretos no carro vai aumentar bastante a massa a ser movimentada. É quase certo que vc vai ter de diminuir a velocidade consideravelmente depois de adicionar esse peso todo. Ir pro bowden? Fica ao seu critério. Eu demorei 3 meses pra ajustar valores de retraçao minimamente decentes. Pelo menos na Graber o caminho do bowden nao vai ser tao longo (o meu bowden tem quase 1m).

- ooze. Pouca gente se lembra disso. Ooze é aquele filamento que escorre de um dos bicos enquanto o outro é usado. Isso acontece SEMPRE e eu diria que é o maior problema.

- O diamond parece ser uma boa solução. Mas como tem pouca gente usando, pode ser que seja um pouco dificil conseguir suporte. Tanto em software quanto mecanicamente, pode ser desafiador. E outra: o diamond ocupa BASTANTE espaço. Talvez vc perca area util na mesa.

Como contornei o problema:

Raphael Rema

to RepRapBR
Acabei postando por acidente antes de terminar, mas ok.

O que fiz foi configurar um Tool change Gcode no simplify3d. Ou seja, cada vez que muda o hotend, aquele gcode vai ser executado.

Vamos chamar de hotend A e hotend B.

Enquanto o hotend A imprime a 215, o hotend B vai ficar a 160 (pra nao escorrer filamento).

O hotend A termina o layer, o carro sai da mesa, vai pro canto e fica lá. O que acontece depois é:

O hotend A faz uma retraçao absurdamente longa (10mm) e diminui a temperatura de 215 pra 160. Enquanto o hotend B aquece de 160 pra 215 graus, faz uma estrusao bem longa (pra se recuperar da retraçao longa do layer anterior) e passa por uma escovinha de aço presa ao frame. Pra limpar o bico e tirar aquele macarraozinho que fica pendurado ali. Tipo um prime. Mas fora da mesa.

Ou seja, se a cada troca de hotend eu tenho de fazer prime e mudar/estabilizar a temperatura dos dois hotends, imagine que o meu tempo de impressao deu um salto.

É o preço que eu decidi pagar por usar 2 hotends.

Espero que ajude.

Raphael

Raphael Rema

to RepRapBR
E sim. O diamond pode misturar os 3 filamentos em proporções diferentes, gerando cores diferentes. Mas tem que dar cabeçada no Repetier host pra isso acontecer.

Vai ter de instalar 3 estrusores com bowden. Visto que seria loucura instalar 3 steppers no carro. Se for Gregs ou Wade nao se esqueça de adicionar o custo dos parafusos tratores. Nao costumam ser lá muito baratos (onde eu moro eles custam o preço do stepper).

Não se esqueça de pensar em quantas saídas a sua RAMPS tem disponíveis. O mais certo é que vc vai ter de instalar uma placa extensora.

Mitchell Klingler

to RepRapBR, djr...@gmail.com
Olá Raphael, modifiquei minha impressora para ter dois bicos e duas extrusoras, Modifiquei o Marlin Atualizei o arduino. O hotend 2 aquece normalmente aceita todos os comandos como o hotend1. mas a segunda extrusora está morta. mando os comandos pelo proterface passando para T1 e nada. Já troquei o motor da segunda extrusora e o driver e deu no mesmo. Não to descobrindo o que faltou. alguma ideia? Desde já Obrigado.