Ajuda Pele de salmão.

Ricardo Sam

to RepRapBR
Srs. Boa noite.
Montei minha impressora com base no arduino e depois de muito apanhar, consegui finalmente imprimir.
Agora enfrento outro problema essas imperfeições nas laterais. vi que existe um filtro para ligar entre os motores. agora não descobri nada que possa ser feito a nível de software ou regulagem.
postarei uma foto para que, quem possa me dar uma orientação tenha uma ideia do problema.
Desde ja agradeço a todos que possam ajudar.
Att Ricardo Jacob.

20190826_192722.jpg

20190826_192722.jpg

Cido

to RepRapBR
Tive este mesmo problema quando montei a minha. No meu caso eram as correias. No eixo X a correia estava muito mais esticada que no eixo Y.
Depois que estiquei as correias por igual as impressões melhoram muito.
Att, Cido

Allan Piterson

to repr...@googlegroups.com
Cara experimenta configurar o seu vref dos motores em 70% do limite máximo q o motor permite. No meu caso eu fiz isso e nunca tive esse tipo de problema, e n uso nenhum filtro.

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Ricardo Jacob

to repr...@googlegroups.com
Boa tarde Allan. então amigo. estou usando os mesmos motores no eixo x, y e z infelizmente nao tenho o datasheet deles pois foram retirados de impressoras matriciais. configurei a 0,45 v em tese  ate abaixo dessa faixa de 70%.

Ricardo Jacob

to repr...@googlegroups.com
Cido Boa tarde. vou arrumar um jeito aqui pra fazer um tensionador para colocar nas correias a do eixo x  esta esticadinhaa do eixo y nem tanto. vou testar e posto o resultado.
obrigado pela ajuda,

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Veja se a polia esta bem presa no motor. Diminua a velocidade pra testar, pode ser isso também

--
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d

to repr...@googlegroups.com
Realmente sem saber as características do motor fica mais difícil, mas vc tente baixar um pouco mais p ver se tem algum efeito positivo. Outra coisa é sanar problemas de folga nos eixos, verifica aí se na sua máquina possuí algum.

Ricardo Jacob

to repr...@googlegroups.com
então bruno estou usando o cura. quando utilizava o slic3r não era tão gritante essas marcas, elas ate existiam não vou negar mas eram mais suaves. mas a maquina que tinha o slic3r configurado foi pro beleleu e eu não tinha bkp. demorei muito tempo pra chegar nessa confg que achei ideal. quando isso aconteceu peguei a confg do cura padrão mesmo e baixei a velocidade para o minimo acreditando ser isso, vou testar o tensionamento da correia do Y pra ver.com isso aproveito a sua sugestão, pelo menos pelo que eu entendi nos comentários é que o problema esta mais relacionado a parte mecânica da impressora.
abs.

Ricardo Jacob

to repr...@googlegroups.com
pois é allan. a gnt monta um projeto, fica na empolgação quando vai botar na ponta do lapis sai caro, ai tenta economizar um pouco e passa por isso. rs.
ai perde dias tentando resolver.

Allan Piterson

to repr...@googlegroups.com
Rs sei como é irmão, no meu caso eu demorei três anos p montar a minha pq eu fui comprando aos poucos pq se fosse tudo de uma vez ia me quebrar  rs mas essa demora tbm é por conta do nosso correios rs

Ricardo Jacob

to repr...@googlegroups.com
Pessoal, boa noite.
estou voltando aqui para relatar o que fiz e que andei lendo a respeito deste problema.
o colega Cido, sugeriu que eu verificasse as correias, para evitar qq duvida mudei os suportes que fixam a correia do eixo Y na mesa, e fiz dois esticadores, para o X e Y.
testei imprimindo 2 objetos diferentes, e o resultado foi o mesmo.
seguindo a sugestão do Allan d baixar o Vref limitei a  0,40  o que tb não adiantou.
então antes de voltar aqui procurei pesquisar um pouco mais, ate para resolver tanto o meu problema quanto de outras pessoas que por ventura venham a achar este fórum.
nessa pesquisa li relatos sobre os drivers DRV 8825 que são os mesmo que eu uso, pessoas relatando os ruídos que este drive faz assim como o A4988.
nesse caso o que li, foi a sugestão de troca para o TMC2130 /TMC2208 . cada driver desse esta na media R$ 60,00. e sendo bem sincero não estou nem um pouco afim de "testar"  esse investimento. **
outra fonte q encontrei foi esta.
que foi dada com solução a config de 64 M.passos no driver da extrusora. que por padrão usa 256 M.passos ( isso pq é uma placa da Prusa)
agora vem a minha pergunta, o drv 8825 pode ser config com ate 32M.passos, será que reduzindo daria para ter uma qualidade melhor ?
outra questão minha ramps 1.4 esta toda config para os 32, posso mudar somente a config dos passos da extrusora com relatado nesse forum.

**
já li a respeito desses ruídos que interferem no motor e ja vi inclusive uma placa que atenua esses ruídos .chamada tl-smoother
A grande questão da troca das peças como motores, drivres e ate mesmo esta placa  é fazer um investimento é não ter resultado,

Ricardo Sam

to RepRapBR
Então pessoal, trago novidades, 1) achei este artigo https://www.simplify3d.com/support/print-quality-troubleshooting/lines-on-the-side-of-print/. muito interessante vale a pena compartilhar.
existem, varias fotos reais de problemas relacionados a impressão.
2) a placa tl-smoother que falei anteriormente nada mais é que 8 diodos 1n5404 ( pode ser trocado pelo 1n5408) estou colocando o link pra ajudar.
não tem misterio nenhum, comprei hj esses diodos ja fiz o esquema soldando os mesmo e instalei na impressora, posso afirmar que ela trabalha mais "leve" mais precisa, não resolveu o meu problema na impressão. mas fica a dica.
seguindo o descrito no 1 artigo, o problema pode estar relacionado as barras rosqueadas que são as que eu uso. então preferi fazer o investimento nos fusos com castanhas.
assim que tiver mais novidades posto aqui.

LUAN HENRIQUE

to repr...@googlegroups.com
Bom dia eubtive este problema mas resolvi elede uma maneira bem simples como estao instaladas a sua barras rosqueadas