[3DPrinting] "PLA X ABS na impressão 3D: Quem ganha essa briga?"

laura loenert

to RepRapBR
Novo post no 3DPrinting, um artigo do colega Guilherme Razgriz sobre diferenças entre imprimir PLA e ABS, além de muitas dicas para iniciantes e/ou veteranos no assunto: http://3dprinting.com.br/acabamento/pla-x-abs-na-impressao-3d-quem-ganha-essa-briga/

Fernando Massa

to repr...@googlegroups.com
bom artigo. Eu também prefiro imprimir em ABS

Fernando Massa

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Bubolz

to RepRapBR
O artigo traz umas informações um tanto estranhas e que não procedem...

Por exemplo: "retração faz com que o extrusor possa puxar o filamento para fora do hot end" ... isso não acontece, pelo menos não como foi descrito. "evitando que seja aplicado aonde não deve na peça" Hein!? Dai o texto continua sem fazer nenhum sentido, induzindo a se pensar que o retract é coisa do capiroto e o melhor a fazer em qualquer caso é desabilitar o retract heheh.

laura loenert

to RepRapBR
Bubolz, gostaria de compartilhar seus conhecimentos a respeito em um artigo também? Pode ser complementar a esse, aliás acho que deve, assim teremos ainda mais pontos de vista e sugestões de como proceder no uso de materiais como ABS e PLA na impressão 3D.

Abraço,
Laura

Erivelton Muniz

to RepRapBR
Acho legal a proposta do artigo, mas creio que ele ficou um pouco cru, e usou uma metodologia que não mostra um comparativo de fato entre as matérias primas. Se queremos um comparativo, o ideal é imprimir o mesmo objeto com os dois materiais, e mostrar como cada um se comporta. Eu tenho impresso e PLA direto, pois é o único filamento que possuo no momento. Já sei que, se for imprimir uma peça mais delgada (um pino de fixação por exemplo) , ele deve ser posicionado no sentido da camada, caso contrário, ele quebra facilmente. Ter uma peça assim, impressa nos dois materiais e mostrar como eles se comportariam em relação a pressão e cisalhamento seria interessante. Com o ABS sei que isso não acontece tão facilmente, pois tenho peças da minha CNC feitas com ele que não apresentam esse problema.

laura loenert

to repr...@googlegroups.com
Erivelton,

Concordo contigo e estendo o convite para uma abordagem metodológica da questão, o que acha? Dicas de impressão em PLA x ABS são fundamentais para todo mundo na comunidade de impressão 3D, sendo os materiais mais comuns utilizados no processo. Outras questões complementares envolvidas também serão sempre muito bem vindas.

Sinta-se à vontade para contribuir, ofereço minha ajuda também na concepção do artigo, caso lhe interesse, okay?

Atenciosamente,
Laura

Laura Loenert / Jornalista Multimídia
https://www.linkedin.com/in/lauraloenert
Mtb.: 49423/SP
Cel.: +55 [11] 985-960-544
Twitter: @LauraLoou

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/67acc104-7027-4e32-9da0-7a1d466a88c3%40googlegroups.com.

Erivelton Muniz

to RepRapBR
Laura, no que for possível auxiliar, fico a disposição. Sou neófito na área, como pode ver pelo meu histórico de mensagens, mas como escrevo artigos com uma certa frequência, posso contribuir no que minhas limitações na área permitirem.

André Reuter

to RepRapBR
Quer imprimir engrenagens funcionais, peças e parafuso trator para sua extrusora? O ABS é o material ideal, pois não provoca tanto atrito e costuma durar anos, sem necessidade de troca, enquanto que as mesmas peças em PLA costumam durar de 15 a 20 dias dependendo, do volume de impressão.

Não tenho certeza se isso possa ser generalizado dessa maneira. Meu extrusor é feito com todas as peças em PLA, uso a mais de um ano e nao troquei nenhuma peça. O desgaste é o mesmo das peças de ABS que usava antes. Além disso recomendo esse site para comparação de materiais http://www.makeitfrom.com/compare/Acrylonitrile-Butadiene-Styrene-ABS/Polylactic-Acid-PLA-Polylactide/
É muito completo e oferece uma informação mais precisa.

Att. André Reuter.

laura loenert

to RepRapBR
Se não for pedir muito, poderia deixar esse comentário no post do site também?

Abraço,
Laura

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
[...]

Discordo. O PLA é mais rígido, o que quer dizer que terá menos o efeito de flexibilidade atrapalhando na tração das engrenagens. Ele também é mais adequado pra engrenagens quando não há fonte de calor próxima, como esse vídeo mostra: https://www.youtube.com/watch?v=XaQA_EccZkk

Engrenagem de PLA durando de 15 a 20 dias??? Acho que esse filamento que você está comprando é de isopor, não PLA...!!!

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa