LCD reconhece cartão inserido mas não lê arquivo gravado nele.

rafa silveira

to RepRapBR
Bom dia Pessoal, alguém ai já passou por esse problema e sabe solucionar?

Estou tentando usar pela 1ª vez a impressora com cartão SD. Coloco o cartão no LCD e reconhece que foi inserido. (foto cartão inserido.jpg anexo).
Navegando pelo LCD, na segunda tela aparece NO SDCARD. (no sdcard.jpeg)
Clicando em NO SDCARD, não aparece nenhum arquivo gravado (sem conteúdo.jpeg).

No marlin, o que eu encontrei de SD card e já está definido, são as linhas.

//LCD and SD support
//#define ULTRA_LCD  //general LCD support, also 16x2
//#define DOGLCD  // Support for SPI LCD 128x64 (Controller ST7565R graphic Display Family)
#define SDSUPPORT // Enable SD Card Support in Hardware Console

Alguém sabe onde está o problema?
No SDCard.jpeg
Cartão Inserido.JPG
Sem conteúdo.jpeg

Caselato

to repr...@googlegroups.com
Caro Rafa,

Sim já tive este problema mas era em meu gravador sd card e não na impressora.

Tive que reiniciar a maquina e gravar novamente,

No seu caso verifique se isso pode ajudar.

Um Abr
Caselato/DF

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

jordean firmino

to repr...@googlegroups.com

Já aconteceu cmg tbm, usei um adptador usb de cartão sd  para gravar os arquivos e nunca mais tive o problema.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Rafael,

No Configuration_adv.h tem uma opção sobre o cartão SD que diz respeito à lógica do sensor que detecta se o cartão está inserido ou não. No meu caso, meu display LCD igual a o seu, a lógica original não funcionava, detectava que inseriu mas depois dizia "no card". Quando inverti essa configuração ele passou a detectar normalmente. Não custa tentar.

  // Some RAMPS and other boards don't detect when an SD card is inserted. You can work
  // around this by connecting a push button or single throw switch to the pin defined
  // as SD_DETECT_PIN in your board's pins definitions.
  // This setting should be disabled unless you are using a push button, pulling the pin to ground.
  // Note: This is always disabled for ULTIPANEL (except ELB_FULL_GRAPHIC_CONTROLLER).
  #define SD_DETECT_INVERTED

O parâmetro não tem argumentos, ou ele está ligado (definido) ou desligado (não definido -- linha comentada). Creio que o original era definido e eu comentei a linha.

Outra coisa, o texto ali fala sobre um workaround para certas placas onde não detecta de jeito nenhum: instalar uma chavinha entre o pino de detecção e o ground e acioná-la manualmente quando inserir o cartão. Não precisei chegar a fazer isso.

Andre

--
[...]

Andre Ruiz  <andre...@gmail.com>
Curitiba, PR, Brasil
Tel +55 (41) 98407-3847

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
Como fez pra corrigir? Estou com esse mesmo problema já fiz isso de inverter e não deu certo.

virkram

to RepRapBR
no meu quando aconteceu isso era o cartão que estava ruim ,testa ele no pc com outro adaptador e vê se lê e grava.

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
Ele está funcionando eu gravo os Gcodes e depois quando tento abrir aparece que ele está lá mas não abre o arquivo.

virkram

to RepRapBR
tenta abrir o gcode no host pelo pc e se ele não abrir o cartão está corrompido ,tenta formatar o cartão e testa de novo se grava e não lê o cartão está com defeito .

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
O cartão está funcionando quando gravo o g code nele está , enfim voltamos a estaca zero rsrs

Allage

to RepRapBR
Já tentou ligar a máquina com o sdcard já inserido?
A minha está com esse problema há algum tempo e não consegui solucionar.
Quando ligo a máquina com o cartão já inserido lê, quando tiro ele com a máquina ligada, não lê.
Tentei as configurações relatadas no marlin, mas sem sucesso.

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
Acho que já fiz isso mas de qualquer forma vou tentar novamente.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Já verificou todas as configs de SD card na firmware? Existe uma que (não sei porque) vem descomentada mas deveria estar comentada para a maior parte dos usuários, e causa esse problema. O próprio texto diz que isso deveria estar desabilitado, mas vem habilitado.

[...]

Comente a opção e tente novamente. Eu sempre tenho que comentar isso em todas as firmwares que instalo caso contrário o SD card não detecta quando insere.

Andre

[...]

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
O meu detecta quando eu insiro mas quando vou abrir aparecer que não existe cartao, quando removo ele aparece que foi removido tbm mas quando entra no menu apresenta a msg que está sem cartão.

Isso vc fala no adv.h né? Já está...

Será que pode ser alguma outra coisa nas configurações dele?

// @section lcd

// Include a page of printer information in the LCD Main Menu
//#define LCD_INFO_MENU

// On the Info Screen, display XY with one decimal place when possible
//#define LCD_DECIMAL_SMALL_XY

#if ENABLED(SDSUPPORT)

[...]

  #define SD_FINISHED_STEPPERRELEASE true  //if sd support and the file is finished: disable steppers?
  #define SD_FINISHED_RELEASECOMMAND "M84 X Y Z E" // You might want to keep the z enabled so your bed stays in place.

  #define SDCARD_RATHERRECENTFIRST  //reverse file order of sd card menu display. Its sorted practically after the file system block order.
  // if a file is deleted, it frees a block. hence, the order is not purely chronological. To still have auto0.g accessible, there is again the option to do that.
  // using:
  //#define MENU_ADDAUTOSTART

  // Show a progress bar on HD44780 LCDs for SD printing
  //#define LCD_PROGRESS_BAR

  #if ENABLED(LCD_PROGRESS_BAR)
    // Amount of time (ms) to show the bar
    #define PROGRESS_BAR_BAR_TIME 2000
    // Amount of time (ms) to show the status message
    #define PROGRESS_BAR_MSG_TIME 3000
    // Amount of time (ms) to retain the status message (0=forever)
    #define PROGRESS_MSG_EXPIRE   0
    // Enable this to show messages for MSG_TIME then hide them
    //#define PROGRESS_MSG_ONCE
    // Add a menu item to test the progress bar:
    //#define LCD_PROGRESS_BAR_TEST
  #endif

  // This allows hosts to request long names for files and folders with M33
  //#define LONG_FILENAME_HOST_SUPPORT

  // This option allows you to abort SD printing when any endstop is triggered.
  // This feature must be enabled with "M540 S1" or from the LCD menu.
  // To have any effect, endstops must be enabled during SD printing.
  //#define ABORT_ON_ENDSTOP_HIT_FEATURE_ENABLED

#endif // SDSUPPORT

/**
 * Additional options for Graphical Displays
 *
 * Use the optimizations here to improve printing performance,
 * which can be adversely affected by graphical display drawing,
 * especially when doing several short moves, and when printing
 * on DELTA and SCARA machines.
 *
 * Some of these options may result in the display lagging behind
 * controller events, as there is a trade-off between reliable
 * printing performance versus fast display updates.
 */
#if ENABLED(DOGLCD)
  // Enable to save many cycles by drawing a hollow frame on the Info Screen
  #define XYZ_HOLLOW_FRAME

  // Enable to save many cycles by drawing a hollow frame on Menu Screens
  #define MENU_HOLLOW_FRAME

  // A bigger font is available for edit items. Costs 3120 bytes of PROGMEM.
  // Western only. Not available for Cyrillic, Kana, Turkish, Greek, or Chinese.
  //#define USE_BIG_EDIT_FONT

  // A smaller font may be used on the Info Screen. Costs 2300 bytes of PROGMEM.
  // Western only. Not available for Cyrillic, Kana, Turkish, Greek, or Chinese.
  //#define USE_SMALL_INFOFONT

  // Enable this option and reduce the value to optimize screen updates.
  // The normal delay is 10µs. Use the lowest value that still gives a reliable display.
  //#define DOGM_SPI_DELAY_US 5
#endif // DOGLCD

// @section safety

// The hardware watchdog should reset the microcontroller disabling all outputs,
// in case the firmware gets stuck and doesn't do temperature regulation.
#define USE_WATCHDOG

#if ENABLED(USE_WATCHDOG)
  // If you have a watchdog reboot in an ArduinoMega2560 then the device will hang forever, as a watchdog reset will leave the watchdog on.
  // The "WATCHDOG_RESET_MANUAL" goes around this by not using the hardware reset.
  //  However, THIS FEATURE IS UNSAFE!, as it will only work if interrupts are disabled. And the code could hang in an interrupt routine with interrupts disabled.
  //#define WATCHDOG_RESET_MANUAL
#endif
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para reprapbr+u...@googlegroups.com.

Andre Ruiz

to repr...@googlegroups.com

Exato. Verifique exatamente a linha que falei. Está descomentada na sua config.

Andre

Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/e27deab5-a7a3-467d-bce6-c3ae4a197147%40googlegroups.com.

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
Não funcionou...

Vou comprar outro cartão pra testar...

Allage

to RepRapBR
Estava prestes a fazer o que o André Ruiz falou, quando decidi olhar o hardware...
Meu problema estava na chave que fica no slot de cartão.
Quando colocava o cartão ela não fechava contato, então só lia quando ligava a máquina.
Ajustei para fechar contato quando coloca o cartão e voltou a funcionar.

Vinicius Vasconcelos

to RepRapBR
Consegui resolver o problema...

Não sei o motivo mas funcionou, inverti os cabos e funcionou.

Agora só montar tudo denovo...

denis....@gmail.com

to RepRapBR
Pessoal tive esse mesmo problema com a impressora, sempre que esse problema acontecer troque todo o cabo flat L e os plugs teste invertendo as posições que ira funcionar.

No meu caso estava funcionando e parou de fazer a leitura
Só lembrando que a volta do cabo fica sempre pra cima em ambos os lados.

Juverley

to RepRapBR
Eu tive o mesmo problema, resolvi formatando o meu cartão no formato FAT32 (estava em NTFS) e gravando novamente o arquivo.

fle...@gmail.com

to RepRapBR

Opa, sua resposta me 4 anos depois me salvou, já estava ficando puto com esse mesmo problema aqui.
Obrigado!!