Mesa Aquecida - Lado correto???

Marcos Rinaldi

to RepRapBR
Bom dia,

Estou tendo problemas pra aquecer corretamente minha mesa aquecida. É uma MK2B. Não consigo fazer ela chegar nos 100 graus. Já fiz de tudo.. até aumentei a voltagem da fonte de 12V pra 14V. Ela melhorou um tempo... passou a chegar a 102 graus... mas de novo ela caiu e não chega mais em 100 nem com vela acessa...

Quando eu recebi ela, vi que os fios estavam soldados no mesmo lado do led. Então, ao montá-la, o led ficaria para baixo. Eu inverti os fios e consequentemente a mesa, ou seja, o lado que ficaria para cima, agora está pra baixo. Eu não acredito que isso seja motivo mas alguém sabe dizer se ela tem um "lado certo"?

Desculpem a pergunta mas não queria soldar tudo de novo e inverter a mesa pra descobrir que vou ter que refazer tudo pra deixar o led pra cima... vai que alguém sabe a resposta...

Daniel Oliveira

to RepRapBR
Qual eletrônica você usa?
Envie uma foto da mesa/fios, para ilustrar.
Ao aquecer a mesa, você já verificou a temperatura que o mosfet da mesa fica? Ele é o que está "diferente" dos outros dois, é o que está paralelo aos conectores (se RAMPS, dos conectores azuis p/ hotend, fan e mesa).
Chegou a verificar a temperatura da mesa com termopar, ou somente com o termistor mesmo? Conferiu se a tabela dele está correta no firmware?

Abraços

Marcos Rinaldi

to RepRapBR
Tô usando a Ramps 1.4... eu já mudei o mosfet... coloquei o irf1404... eu não medi a temperatura dele mas eu coloquei um cooler em cima da ramps, então, em tese, tem que estar numa temperatura boa...
A temperatura da mesa eu já medi com termopar e ela sempre ficou abaixo do que o termistor tava medindo... já mudei a tabela do termistor no firmware mas não deu certo... já pus nesses dois:

// 1 is 100k thermistor - best choice for EPCOS 100k (4.7k pullup)

// 11 is 100k beta 3950 1% thermistor (4.7k pullup)

No próprio link já dá pra perceber que os fios estão do lado do led...

Tô anexando uma foto dela na impressora... eu pus os fios do lado que agora está embaixo
IMG_3619.JPG

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com
Eu sempre uso o lado do led pra baixo. Deixo a parte de cima da mesa *completamente* lisa, porque senão, ao colocar o vidro, acabo criando uma camada de ar que isola a temperatura.

Não se preocupe tanto com o problema da temperatura: acontece com muita gente, porque uma fonte de 12V dificilmente consegue entregar suficiente potência, ou os fios não são tão grossos e aquecem diminuindo a eficiência, etc. Por isso acho que a melhor solução pra mesa é usar um SSR, pois com ela você pode facilmente chegar a 120°C que é o valor de temperatura realmente necessário para o ABS entrar em transição vítrea, ficar no estado pastoso e grudar no vidro:

--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa
Campinas, SP - Brazil.

Alexandre Souza

to repr...@googlegroups.com
Patola, eu ja vi varias vezes essa sua fotinho, e estou com uma curiosidade: Voce(s?) estao ligando essa mesa de 12VDC em 127VAC?
Pergunto porque a resistencia da mesa para uso com 10 vezes a tensao, deveria ser maior...Voce JA FEZ isso com a sua mesa?

Desculpe a pergunta meio "batendo de frente". Todas as minhas impressoras eu ja fiz a mesa pra 127V, nunca usei mesa de 12V, nao faço ideia qual seja a resistencia (ohmica) do conjunto que voces usam pra 12 volts.

Cláudio Sampaio

[...]

Bata de frente o quanto quiser! :-) Já fiz para outros e 3 das minhas mesas estão nesse esquema. Lógico, tem que limitar o PWM no firmware (em uma delas coloquei a limitação da mesa em 96, outra 128). Todas usando MK2 e MK3 normais. O melhor é se a mesa tiver pontos de contato pra 24V mas funciona também com 12V.

[]s,

Marcos Rinaldi

to RepRapBR
Solução bem interessante essa... já vi que tem um passo-a-passo no blog reprapbr... mas fiquei um pouco com medo de choque..rs...

Brian Gonçalves

to RepRapBR

Brian Gonçalves

to RepRapBR
na verdade é melhor ligar em 24V porque a resistencia é maior e diminuir o pwm

Cláudio Sampaio

to repr...@googlegroups.com

Desculpe a pergunta meio "batendo de frente". Todas as minhas impressoras eu ja fiz a mesa pra 127V, nunca usei mesa de 12V, nao faço ideia qual seja a resistencia (ohmica) do conjunto que voces usam pra 12 volts.

A propósito, eu esqueci de responder a essa sua pergunta: a resistência nas mesas de 12V costuma variar de 0.8 Ω (por exemplo, a de alumínio da sethi) a 1,2 Ω. As de 24V vêm mais comumente com a resistência por volta de 3,5 Ω.

Rodrigo De Jesus Garcia Terra

to RepRapBR
A minha mesa MK2 uso com as trilhas voltada para cima (encostando no vidro), mas o vidro é ligeiramente mais estreito que a mesa, então os contatos (e o led) não ficam embaixo do vidro.

Marcos Rinaldi

to RepRapBR
Usando essa lógica do Claudio Sampaio eu não posso colocar uma fonte de 12 V só pra alimentar a mesa? Será que teria algum restultado? A ligação poderia ser parecida com essa do SSR?

Marcio Petersen

to RepRapBR
Opa Patola, não sei se ainda esta ativo na comunidade, pois esse tópico é de 2015 rsrs. Mas se tiver sei q é a pessoa certa para sanar minhas duvidas, pois o tópico q achei e iria seguir quando decidi comprar o SSR, tem uma menção de agradecimento a você. (https://limawill.wordpress.com/2015/11/06/mesa-aquecida-ligada-em-110v220v/
Cara estava tentando seguir esse tópico e estou com as seguintes duvidas, estou usando a mesa aquecida mk2b-12v/24v, fiz a ligação dela em 24v e o resto ok, mas estou com a seguinte duvida, a questão é que estou ligando em 220v diferente do tópico. e no lá as mudanças feitas no firmware são a ativação de 3 linhas.
 #define PIDTEMPBED
#define BED_LIMIT_SWITCHING
#define MAX_BED_POWER XX
 Só que ao tentar compilar na IDE arduino da erro, pois diz que (#define PIDTEMPBED) e o (#define BED_LIMIT_SWITCHING) nao podem estar ativos juntos, sabe me dizer qual erro causa isso e oq fazer, pois não sei se foi um erro do autor do tópico ou meu mas vi outras pessoas com o msm erro, outra coisa q estou com duvida é em relação a linha (#define MAX_BED_POWER XX) ela é responsável pelo PWM? se for então posso fazer os testes colocando um valor nela menor e sem ligar o pidtempbed ou bed limit switching que funcionaria ok certo? pelo fato de funcionar no modo bang bang mas com limitação do PWM?

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Márcio,

Fiz algo semelhante, ou seja, não usei um SSR, usei um mosfet, numa plaquinha, que eu mesmo desenhei e montei, para fazer o chaveamento, o que no final é a mesma coisa.
Assim os mosfets da placa controladora não exercem a função de carga, somente de controle.
Não mexi em nada no código do firmware, e está funcionando assim a muito tempo.

Não entendi, o que vc disse  que ligou a mesa em 24V, e que vc está ligando em 220V.
A sua mesa funciona em 220V?

Livre de vírus. www.avast.com.

[...]

Marcio Petersen

to RepRapBR
Eduardo,
eu tenho uma mk2b, ela tem furação para ligação em 12v e 24v DC, como irei ligar no 220v coloquei ela pra ligação em 24v pois tem uma resistência mais alta.
No seu caso você utilizou uma mesa especifica para 127v/220v ou uma como a minha DC 12v/24v? E outra duvida vc ja usava o PID da mesa aquecida antes? Pois no meu caso nunca ativei o PID da mesa somente do HotEnd.

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Márcio,

Tenho mesa, que funciona direto em 127V, mas a que estou usando na minha impressora, em uso, é uma mesa 12V.
Tanto o hotend, como a mesa são controlados por PID.
Retirei o controle da carga da placa controladora, porque os mosfets aqueciam muito. Não modifiquei nada, nos ajustes da mesa, para fazer o chaveamento externo à placa controladora.
Desta forma, se eu quiser colocar uma mesa 127V ou 220V, não iria fazer qualquer modificação no firmware, e é o que vou fazer com a minha mesa 127V, em outra impressora, que estou montando.

[...]

Eduardo HCS

to repr...@googlegroups.com
Márcio,

Só mais uma observação.
Se vc uma da mesa diferente, ou ligar a sua, em uma tensão diferente da nominal (da que vc usa), poderá haver a necessidade de um ajuste no PID da mesa, no firmware.

Livre de vírus. www.avast.com.

Marcio Petersen

to RepRapBR
Opa Eduardo!
Cara, fiz um primeiro teste hj, ativei o pid e baixei o (#define MAX_BED_POWER 255) para 22, ai fui fazer o auto-tune. a mesa chegou a 90° em menos de um minuto, estabilizou por menos de de um minuto e voltou a subir ate eu desligar a impressora.