Aonde eu consigo um projeto de uma impressora, só para ter uma noção de início?

Marcos Garcia

to repr...@googlegroups.com
Formado em Mecatrônica, preciso antes de iniciar os projetos, preciso testar e nada melhor que com uma impressora 3D....

Até agora foi o melhor grupo que achei, só que no entanto ainda tenho algumas dúvidas sobre a impressora... Só preciso de um projeto que seja livre na internet... Se alguem puder estar ajudando seria muito bem vindo até agora.... Desde já Agradeço....

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
procure graber i3
--
Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
Versão Forum: https://groups.google.com/d/forum/reprapbr

Junior Tada

to repr...@googlegroups.com

Francisco Angelini

Demetrius Coutinho

to repr...@googlegroups.com
também recomendaria a graber i3. mas com os suportes do eixo X de plastico.

Igor Jocionis www.movtech.com.br

to repr...@googlegroups.com

Magno Nardin

to repr...@googlegroups.com
Amigo,

Eu estou construindo esta aqui: http://reprap.org/wiki/Printrbot
Pela descrição vc pode ver porquê. A mais simples e barata impressora 3d do mundo :-)

Agora, se eu tivesse conhecimento prévio de mecatrônica como vc, eu iria um pouco mais longe (que é o próximo passo natural para mim - eu acho) e construiria logo de cara uma delta, que, como dizem, é o estado da arte em impressoras 3d. Alias, já estou juntando as peças para a delta com base nesse projeto aqui: http://blomker.com/Kossel_Mini_Assembly_Guide_V1.0.pdf

Não está convencido :-) Dá uma olhada no canal do YouTube do Alex Borro para ver como ela é rápida e elegante: http://youtu.be/xS4TcRILe00

Vale a pena e será um aprendizado sem igual, EMHO.

Magno K. Nardin
Maringá / PR

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
O funcionamento de uma delta é bonito, mas eu não montaria outra.. gosto da minha Kossel, ela está aqui do meu lado funcionado muito bem.. mas é uma moça de delicada.. se eu troco ela de lugar na mesa, tenho q recalibrar.. e isso é uma operação bem chatinha.. Por isso eu NÃO recomendo para um iniciante.

Eu estou trabalhando num projeto novo de impressora 3D e não será Delta, exatamente por esse motivo.. eu acho q elas ainda são muito imaturas para serem comerciais.. Experiencia de quem já montou várias.

Abraços.

Alex.

"Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É aquele que se adapta melhor as mudanças"  ( Charles Darwin )

Alex Borro

jpaulo...@gmail.com

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Oi.
Da uma olhada nesse gupo;
https://plus.google.com/u/0/communities/108524206628971601859

Atualmente eh a melhor impressora, parte mecanica dela eh a melhor sem duvida o fator limitante eh a eletronica.
Como vc manja mecanica vai sacar logo  o diferencial dela com as outras, ela usa uma polia no eixo que eh guiado pelo motor e outra polia no eixo oposto dela, isso permite que ela pare nos cantos em alta velocidade com uma exatidao alta, usa bucha auto alinhavel...
Fiz ela toda em MDF 5.5mm, nenhuma peca impressa, estou trabalhando o portico dela pra ve se fica mais leve (meta eh 220mm/s - 250mm/s), a Eusthatios eh chata para alinhar, chata mesmo rs, tenho a vesao dela original, uma toda de metal e agora essa de madeira/acrilico.
A Graber eh muito facil para concluir, boa impressora mas tenho a impressao que vc consegue lidar com algo interesante.
Fim de semana quando eu voltar para casa coloco umas fotos da versao MDF e os arquivos de corte mas eh estagio inicial, nao tem 10 horas de uso ainda e vou mudar bastante coisa ja na semana que vem.

https://plus.google.com/u/0/s/eusthatios%20speed  9000mm/s

https://plus.google.com/u/0/s/eusthatios%20speed  200mm/s

O legal desse modelo eh que voce pode modificar muito ainda, tem muita coisa pra se fazer nela.

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Acho engraçada essa afirmação: "Atualmente é a melhor impressora", he he..

[...]
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/reprapbr/08531427-176e-4334-a678-b1a8c59b27f2%40googlegroups.com.

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
+1

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Você pode comparar mecanicamente com a sua futura impressora. Podemos comparar com as que foram passadas aqui que fica fácil mostrar rs

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Marcos, existem n tipos de máquinas, basear seu comentário em um critério, que pode ser uma preferência pessoal, é um tanto duvidoso. Mecanicamente essa máquina pode ser muito boa, mas e se eu quiser uma máquina ultra leve portátil, ou se eu quiser uma máquina que me custe $50, vc continua com sua afirmação de que é a melhor impressora?

Entende? Se você reformulasse seu comentário, deixando ele menos genérico, tipo "essa máquina possui um conjunto mecânico excelente, um dos melhores que já vi", aí ficaria mais condizente...

Gostaria de ouvir uma explanação sua sobre: "...o fator limitante eh a eletronica."

Eu discordo.

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Muringa, como dizia o Capitão Nascimento, "é um fanfarrão mesmo, he he"

Marcos Duque, vc acha mesmo que "atualmente a melhor impressora" usa rolamento linear cara?? Sério mesmo?? He he..

Só pra vc ter uma idéia do que estou falando, veja esse teste de movimentação:

Área de 320x320mm a 450mm/s: https://www.youtube.com/watch?v=HQUVm7nF9Zg

Longe de ser "atualmente a melhor impressora", mas com excelentes resultados..

Claro que essa velocidade é apenas para travels, já que o extrusor não acompanha..

E óbvio que não tem rolamento linear, o negócio aqui é profissional, he he, só trilhos e patins.

Abraços.

Alex.

[...]

já postado anteriormente mas é o mais econômico que já vi http://www.thingiverse.com/thing:452770

Francisco Angelini

to repr...@googlegroups.com
Ai sim ALEX, mando bem bagarai,

Francisco Angelini

to repr...@googlegroups.com
alex se ta usando que tamanho de patins  ? 15 ?

ficou muito legal, se pode enviar os stl das partes plásticas ?

angelini

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Francisco, estou usando patins 12 no plano XY e 15 na mesa.
Infelizmente esse projeto de hardware não será aberto.. as modificações que estou fazendo no Marlin para esse projeto serão de uso livre.

Abraços.

Alex.

Francisco Angelini

to repr...@googlegroups.com

Tranquilo alex o marlin ja ajuda pacas :) como o que pretendo movimentar na mesa tem algumas gramas acho q da pra usar tudo em 12.

A parte plastica do meus pulos kkk

Obrigado. E fico realmente show tua macanica.

Diego Braucks

to repr...@googlegroups.com
Parabéns Alex, daqui uns meses posto resultados da minha maquina que estou projetando, mas muito legal mesmo essa sua e como ideias não são codigo fechado hahahahhaa tirei algumas so de olhar pra sua maquina kkkk

Alex Borro

Diego Braucks

to repr...@googlegroups.com
oushhh se der eu vou mas não prometo hahahaha muitas coisas aqui, to desenvolvendo uma estufa para desumidificar placas e/ou filamentos de impressoras então ta muito corrido mas se der eu vou hehe

Reinaldo A. Fagundes

to repr...@googlegroups.com
Oo patins de esfera recirculante de 12mm ?? isso aguenta fácil 500 kg sem torção lateral

Marco Aurélio S. Aguiar

to repr...@googlegroups.com
Olá Marcos,

Sou formado em Controle e Automação (muito parecido com Mecatrônica) e imagino quais são seus conhecimentos. Acredito que não vai ser uma tarefa impossivel construir uma impressora 3d.

Eu te sugiro a mesma impressora que estou construindo a Core-XY. Nela a cabeça mexe no eixos XY, o que aumenta a precisão e estabilidade das impressoras comparado a outros designs.
Apesar de ter uma forma não comum de mexer os eixos x e y, isso permite que ela tenha maiores acelerações/velocidades.

Tenho um projeto pronto aqui: https://github.com/jand1122/RepRap-XY
e a discussão do projeto está aqui http://forums.reprap.org/read.php?397,297740

Abraço

Diego Braucks

to repr...@googlegroups.com
vou dar mais uma opinião não fiquem bravos comigo por favor.
-começar com uma corexy? não aconselho pois tem muitos segredos, ja leram os problemas da corexy aconselho a ler bem isso antes.
-minha opinião seria começar com uma gaber i3 fácil de montar, depois vc se aventura em outras printers.

Marco Aurélio S. Aguiar

to repr...@googlegroups.com
Diego,

Até intendo as tuas preocupações, mas investir R$ 2000,00 em uma impressora que você já sabe que possui algumas falha estruturais (no meu ponto de vista), para mais tarde investir mais (pelo menos) R$ 1000,00 para fazer as modificações necessárias para ela ficar do jeito que tu quer não faz muito sentido.
Ainda mais para alguém já possui conhecimento prévio de mecânica e eletrônica.

Se fosse por optar por algo mais simples aconselharia essa printer tipo Ultimaker (XY-Head Z-Bed).

Agora se a pressa é ver o plastico derretido e não está interessado no processo de criação (da impressora), ai vale comprar um kit pronto.

Abraço!

Marco Aurélio Schmitz de Aguiar
Mestrando de Eng. de Controle e Automação
Universidade Federal de Santa Catarina
Tel.: +55 (48) 9951-5000

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "RepRapBR" dos Grupos do Google.

Diego Braucks

to repr...@googlegroups.com
É entendo uma cúbica seria mais aconselhável para o caso do amigo.

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Ta certo, Muringa, coloquei errado.
A eletronica eh sobre o fato dos baseados em arduino (velocidade e tal)

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Isso que vc esta montado Alex eh facil...sei que vc nao manja de maquina visto inclusive quando vc disse que sistema cartesiano nao faz curva (NURBS) mas tbm tenho certeza visto o seu esforco que se vc resolver fazer algo seu, diferenciado sem duvida saira algo legal
O Tim Ranstall montou algo diferente,

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
E outra, vc diz que nao tem rolamento linear no seu...nao tem nocao com o que esta mexendo...o cara coloca uma guia de rolamento, mata a formiga com tiro de bazooka e acaha que eh profissional rs

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Continuo sem entender...

Gasta um tempinho pra explicar pow, quem sabe a gente não produz uma discussão relevante pro grupo? Seja qual for o resultado da discussão alguém vai aprender algo, porque eu sinceramente não vejo o arduino como limitante de uma cartesiana, numa delta até concordo. Se você se explicar melhor de repente eu to com uma ideia errada esse tempo todo...

Aguardando comentários... Se mais alguém quiser se manifestar a respeito do assunto é muito bem vindo...

Marcos Duque Cesar

to repr...@googlegroups.com
Nao preciso me explicar, Muringa. Basta vc participar do grupo da eusthatios do google e ver os comentarios do povo que usa...claro tem um monte de gente que pensa diferente...essa discussao foi levantada a pouco tempo quando fizeram a RAMPS 1.5...
Exemplo da Eusthatios, ela atinge velocidade alta como pode ser visto no primeiro video passado, no segundo video o cara comenta que o gargalo eh a RAMBO dele e nao a parte mecanica.
Engracado eh ver usarem guia de rolamento numa impressora 3D...onde eh tudo leve rs que barulheira eh essa, tem de usar protecao auricular com ela rs...um monte de parafuso parecido com tanque de guerra (pra evitar vibracao no cabecote?).
Ate conversaria, principalmente sobre mecanica...mas o cara que muito topete...com equipamento profissional rs. profissional sabe olhar catalogo e escolher o melhor conjunto, nao tem preguica de fazer calculo e faz mais com menos.

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Marcos,

Não entendi muito bem seu comentário, você estava se referindo à quem (ou o que) quando cita guia de rolamento protetor auricular e tanque de guerra?

Você está certo, você não precisa se explicar, de fato basta vir aqui e soltar um monte de pérolas e achar que é sabichão porque leu de alguém que falou que viu e isso e aquilo é melhor. Se isso serve pra você chapa, vai lá segue em frente, ta certinho!!!

Agora vou lá ler o tal do grupo, ver o tal do vídeo, pra entender do que você tava falando, porque você mesmo não soube explicar rsrs

Henrique Muringa

to repr...@googlegroups.com
Bom acredito que eu encontrei a referência da qual o Marcos estava baseando seus comentários.

Se não for esse tópico, fica aqui o convite para postar o tópico certo...

Agora falando diretamente ao nosso amigo Marcos, durante todo esse tempo eu quis instigar você a comentar, a contribuir, mas em todos os seus comentários recebi desdém e desinteresse. Como você mesmo disse, ninguém é obrigado a fazer o que não quer, se você não quiser postar e responder, está dentro do seu direito. Agora partindo da premissa que você deixou um comentário aqui, estou assumindo que você aceitou participar do debate, quando alguém pede repetidas vezes para que você participe, comente e esclareça seu ponto de vista, acredito que caiba sim um você deveria se dar ao trabalho de responder, por educação, afinal, foi seu comentário que gerou esse debate, nada mais justo que dar voz ao idealizador daquela ideia.

Enfim, só queria acrescentar que a 200 mm/s dificilmente a eletrônica vai ser seu único problema, não se esqueça que não é somente de mecânica boa e eletrônica eficiente que se faz uma impressão 3D, mas que ali no meio tem um filamento sendo derretido, em minha humilde opinião, a extrusão vai ser muito problemática. Mesmo que sua mecânica seja a mais robusta do mundo (e não entrando no mérito do custo envolvido) temos que considerar a inércia do conjunto mudando de direção a 200 mm/s, por mais leve que seja o peso do bloco onde está o hotend. Gosto muito das máquinas do tipo XY-Z como Ultimaker, Tantillus, Eustathios, quero muito ter uma mas não encontrei uma que caiba nos meus requisitos, acho que vou ter que desenvolver uma hehe...

Essa era minha ideia, discutir com você e com os demais participantes, de forma saudável, quais os reais entraves para se imprimir em altas velocidades, sem cair nas armadilhas de "ah porque a eletrônica está limitando"...

Sem ressentimentos em pessoal..

=]

Alex Borro

to repr...@googlegroups.com
Muringa, a eletronica ali não é limitante..
O Marlin numa ATMEGA 2560 consegue pulsar os drivers a 40Khz, o que garante cerca de 500mm/s nas configurações habituais (steps/mm de 80).
No caso de segmentos muito pequenos, como ocorre em círculos, é muito comum vc ter buffer underrun, ai vc precisa aumentar o buffer de 16 para uns 32, ou o máximo que a RAM do seu controlador suportar.
E tem outra, usar 200mm/s em uma pequena impressão é ridículo; vc não dá tempo para o resfriamento da camada.
Nesse video que vc postou dá pra calcular a velocidade.. é um decágono com uns 10mm de lado, o q resulta em 100mm por volta.. Cronometrei 30 voltas em 27 segundos, ou seja, média de 111mm/s.
Precisa ver quais acelerações ele usou tb.. novamente, segmentos pequenos não são referencia para velocidade.
Ele reclamou da temperatura do extrusor tb.. No video que ele postou eu não vi problemas.. ele provavelmente calibrou o PID a 240C, por isso houve um pequeno overshoot ali e estabilizou logo.. Já nos 270C, o parâmetro Proporcional estava baixo, por isso foi necessário a compensação do Integrador; totalmente esperado nessa situação. Mesmo assim o Integrador corrigiu o erro em menos de um minuto.. ele deveria subir um pouco mais esse parametro para uma correção mais rápida.

Sobre o vídeo que postei, os movimentos estão a 450mm/s, basta vc cronometrar o tempo que ele demora para fazer os segmentos (lado de 320mm, diagonal de 450mm)...

Infelizmente muita gente não faz idéia de como o firmware funciona e nem pegou pra estudar.. Ai fica soltando essas pérolas na internet.

Ah, acho q esse meu post exemplifica o q vc quis dizer com "esclareça seu ponto de vista", né.. he he. Pq falar, xingar, esbravejar, etc, não prova nada, he he..

Abraços..

Alex.